14/09/2025  23h48
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
12/02/2005 - 19h35
Fim do carnaval, início da procura por empregos
 
 

Quem nunca escutou que "o Brasil só começa depois do carnaval"? Muitos até dividem o ano em antes e depois da mais famosa festa popular do país. Fantasias à parte, a verdade é que muitos processos de contratação e promoção nas empresas só ocorrem a partir de fevereiro, e despertam a atenção das pessoas que estão de olho no tão sonhado emprego, ou na ascensão profissional. Ainda mais, com as previsões de que 2005 será marcado por um aquecimento na economia do país e, conseqüentemente, ter um aumento na oferta de postos de trabalho: segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a massa de trabalhadores deve crescer em torno de 10%.

De acordo com Adriana de Jesus, Diretora da Multitalento - consultoria empresarial - situada em Campinas, o mercado de trabalho realmente se aquece após o carnaval, pois, normalmente, o primeiro mês do ano é uma época de balanço nas empresas, quando são fechados os resultados do ciclo anterior, muitos executivos estão em férias e o planejamento estratégico da empresa está sendo confirmado. "Por isso, se você está sonhando com uma promoção, buscando uma outra empresa para trabalhar ou apenas uma posição no mercado, anime-se, pois o momento mais indicado está começando", afirma.

Porém, ressalta a especialista: de nada adianta a economia melhorar e os postos de trabalho serem abertos, se as pessoas não estiverem preparadas para "agarrar" as oportunidades.

"Os profissionais devem estar sempre se reciclando e, principalmente, pensando nos atributos necessários para desempenhar o cargo que ele procura. Só assim, podem se preparar realmente para uma disputa no mercado de trabalho".

Ainda para a consultora, especialista em descobrir e potencializar talentos nas corporações, uma boa rede de contatos também pode auxiliar muito na volta ao mercado de trabalho. "Relacionamento é um dos aspectos fundamentais no mercado de trabalho. Pessoas que conhecem e mantém contato com profissionais de sua área de trabalho, sempre estão mais propensas a não ficarem desempregadas".

Dicas para quem quer ingressar no mercado de trabalho ou trocar de empresa:

Atualize e deixe impecável o seu currículo: empresas de recolocação e grandes corporações recebem milhares de currículos por ano, ou seja, um currículo mal feito pode fechar, em apenas 15 segundos, a porta para aquela tão sonhada entrevista.

Acione ou crie a sua rede de contatos: ligue para os seus amigos e deixe claro o que você está buscando. Cadastre-se nos sites das agências de recolocação, deixe o seu CV nas associações de classe e, se puder, entre nas redes de relacionamento tipo Orkut ou Linkedit.

Selecione um grupo de empresas que gostaria de trabalhar: consiga o telefone do RH e se apresente, diga que tem interesse em trabalhar com eles e pergunte se pode enviar um CV ou (melhor ainda) se pode agendar uma reunião. Esse conselho também é válido para as agências de recolocação.

Participe dos eventos que estão ocorrendo de atualização profissional: muitos são de graça. Isso o ajudará a não ficar completamente alheio à situação atual do mercado.

Tenha muita persistência: hoje, a procura por emprego, em si, já é um trabalho com jornada de 12 horas diárias e com remuneração para ser paga apenas no futuro.

Para quem quer ser promovido

Inicie o processo com uma conversa franca com o seu chefe e/ou RH, deixando claro o seu desejo. Busque saber o que precisa ser feito, ou quais áreas técnicas e comportamentais você precisa desenvolver para ser promovido. Uma vez mapeadas essas necessidades, inicie o seu dever de casa. Aqui também vale a ajuda de um profissional externo, que poderá acelerar o seu desenvolvimento por meio de um processo de coaching ou da avaliação objetiva do seu potencial e da sua vocação profissional.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.