20/08/2025  01h45
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
21/11/2012 - 18h04
Como a luz reproduz as cores do nosso dia a dia
Gilberto Grosso
 

Muitas pessoas já passaram pela decepção de vestir uma blusa de cor amena no provador de uma loja e quando chegaram em casa, para espanto, a blusa tinha uma nova cor: berrante ou anêmica, mas muito diferente daquela aprovada. Ou então, ao se maquiar em sua residência e acertar nos detalhes de um blush suave, levar um susto ao ver no espelho do carro, já na rua, os excessos da maquiagem aplicada, sem entender onde errou. Ou, mais ainda, escolher uma cor de tinta na loja e, ao pintar a parede de casa, se deparar com uma cor diferente, suspeitando que, ao embalar, o lojista trocou sua tinta previamente aprovada.

Todas essas ocorrências têm uma explicação: estão relacionadas ao IRC - Índice de Reprodução de Cores, que é a qualidade de uma fonte de luz - natural (como o Sol) ou artificial (como as lâmpadas) - de reproduzir com maior ou menor fidelidade a cor original de um objeto ou ser vivo. E esse IRC varia de lâmpada para lâmpada, já que sua eficiência na reprodução do espectro visível de cores está ligada à tecnologia e às características técnicas de cada lâmpada.

Assim, numa casa ou loja, a lâmpada instalada pode ter baixa qualidade de reprodução de cores, alterando a cor natural do objeto para tons menos ou mais acentuados. Essa diferença de cor será percebida somente quando o objeto estiver iluminado por uma luz adequada para reproduzir as cores como elas são de fato.

Nessa escala chamada IRC, quanto mais próximo de 100 (índice de referência baseado no Sol), mais fielmente as cores serão percebidas. Portanto, existem lâmpadas com IRC 100 e muitas abaixo disso, o que explica as ocorrências citadas no início deste artigo.

É importante observar que o IRC não está associado à temperatura de cor - Kelvin - das lâmpadas, o que comumente identificamos como luz branca, neutra ou amarela, ou ainda luz fria e quente. Todas essas lâmpadas com temperaturas de cor diferentes podem ter a mesma qualidade de IRC.

Para o olho humano, todas as lâmpadas com IRC superior a 80 reproduzem bem o espectro de cores, e abaixo disso, já podemos notar diferenças na tonalidade. Um exemplo clássico de lâmpada com péssimo IRC está na iluminação de algumas ruas das nossas cidades: aquela que deixa tudo amarelado forte e que se trata de uma lâmpada de descarga de vapor de sódio.

Normalmente usada para uma “iluminação de passagem” em ruas e túneis, onde a reprodução de cor não é importante, essa lâmpada tem IRC 25, embora seu uso tenha proliferado por ter alta eficiência energética. No outro extremo da eficiência da reprodução de cor está a primogênita lâmpada incandescente - e grande consumidora de energia elétrica - com IRC 100, e as halógenas, mais conhecidas como dicroica, palito e PAR.

Assim, na hora de se maquiar, comprar uma roupa nova ou aprovar uma tinta, confirme se a lâmpada do ambiente tem IRC adequado para reproduzir fielmente as cores. Em caso de dúvida, faça como os mais experientes pintores de parede e examine a cor à luz do Sol: com certeza acertará 100% na escolha.


Nota do Editor: Gilberto Grosso é Lighting Professional, possui ampla experiência na área de iluminação e é atualmente Diretor Comercial da Avant (www.avantsp.com.br), referência nacional em soluções para iluminação.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.