15/09/2025  00h05
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
15/02/2005 - 17h28
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 

 

• Prefeitura pede extinção da Comtur

Assembléia com acionistas no próximo dia 24 irá discutir dissolução da empresa

A Prefeitura Municipal, acionista majoritário da Comtur - Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba -, está convocando todos os acionistas da empresa para uma assembléia geral extraordinária no próximo dia 24 (quinta-feira). O objetivo é discutir a dissolução da Companhia, alvo de irregularidades e dívidas, já apontadas numa CPI realizada pela Câmara em 2002.

Segundo o prefeito Eduardo César, a extinção da Comtur é necessária e urgente para colocar fim às inúmeras irregularidades e enormes dívidas da empresa. "A Comtur, já há muito tempo, não vem atendendo os objetivos para os quais foi criada, ou seja, fomentar o turismo na nossa cidade", explica Eduardo César, que participou ativamente, enquanto vereador, da CPI que apontou os graves problemas vividos pela empresa.

"Quando o administrador público se depara com ações que geram dúvidas e possibilidades de corrupção dentro da máquina administrativa, a única atitude aceitável é propor o seu estancamento. E é isso que queremos no caso da Comtur", reforça o prefeito.

Dívidas de mais de 2 milhões

Ainda em defesa de sua extinção, o prefeito lembra que além dos mais de 2 milhões de reais em dívidas com tributos federais, a Companhia de Turismo de Ubatuba nunca recolheu o ISS - Imposto sobre Serviço - e o alvará não é pago desde 1999. O valor desses débitos já ultrapassa a casa dos 400 mil reais, isso sem incluir os valores devidos com ISS de 2001 a 2004.

"A população de Ubatuba está cansada de saber que essa empresa é devedora, que o turismo da cidade não avança e que nenhum benefício é concedido ao usuário dos estacionamentos da praia", comenta o prefeito se referindo a comentários de que a dissolução da empresa deveria passar por uma ampla discussão com a comunidade. "Quando se está em jogo o bem, os benefícios, as prioridades de investimento, a qualidade de vida, sou o primeiro a pedir pela presença da população nas discussões. Porém, nesse caso, estamos falando de algo que só tem prejudicado a nossa cidade e a nossa imagem perante ao turista. Isso sem contar nos vários milhões de prejuízo aos cofres públicos. É um mal que temos que estancar", afirma.

Brinde de campanha

Segundo o prefeito, a própria população reconhece que a Comtur tem sido "sempre ofertada como brinde de campanha e se trata de um filme velho que todos já se cansaram de assistir". "É por isso mesmo que esse filme tem que ser extinto do nosso repertório, para que uma nova era no turismo de Ubatuba possa nascer, sem vícios, sem corrupções, sem máfia", finaliza Eduardo César.

Histórico da Comtur

A Companhia de Turismo de Ubatuba foi criada em 1991 pelo então prefeito José Nélio de Carvalho, porém apenas em 95 ela passou a existir como empresa, a partir da integralização do capital dos sócios. Nesses 10 anos de existência vários presidentes se revezaram no seu comando. A Prefeitura Municipal é a acionista majoritária, com 51% das ações e os 49% restantes estão nas mãos de empresários, comerciantes e agentes políticos da cidade. Sua principal fonte de receita tem sido, nesses 10 anos, a cobrança dos estacionamentos das praias e dos ônibus e vans de turismo que chegam ao município. Nesses anos todos, não houve nenhum projeto de impacto com a assinatura da empresa, o que motivou a criação da Secretaria de Turismo, em 2003, pela administração anterior.


• Mercado de Peixe tem novo administrador

Edgard Marques assume posto e garante transparência no trabalho

O novo administrador do Mercado Municipal de Peixe, Edgard Marques, realizou sua primeira reunião, na última sexta-feira, com os produtores de pescado da cidade. Por mais de uma hora, cerca de 30 produtores ouviram atentamente as propostas que Marques pretende implantar em sua gestão. Marques fez questão de deixar claro que pretende trabalhar em conjunto não apenas com o setor produtivo, mas também com os comerciantes, além de abrir um canal de comunicação com os consumidores.

"Temos que ter transparência em todos os passos. O administrador não pode apenas ocupar um cargo, tem que colocar as idéias em prática", avalia Marques. Uma das idéias é transformar o Mercado em atrativo turístico. Para isso está viabilizando parcerias com a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária e também com a Fundart.

Edgard Marques pretende ainda promover reuniões quinzenais com os setores que atuam no Mercado, para estudar as adequações que serão deverão ser feitas. Aumentando o fluxo de turistas, Marques acredita que o comércio será beneficiado. "Queremos colocar sinalização que informe a origem do pescado que é comercializado, maneiras de conservação e a história do próprio mercado e dos pescadores que fizeram essa história", conta Marques, que também tem projetos para a Internet.

Para colocar todos projetos em prática Marques diz que conta com o apoio do setor empresarial da cidade. "Estivemos reunidos e expus minhas idéias. Eles gostaram e vamos tentar, juntos, chegar ao objetivo". O novo administrador contará com uma equipe de dez auxiliares entre serviços gerais, fiscais e agentes administrativos para auxiliá-lo nos trabalhos. No início do ano, Marques participou do "Congresso para Novos Gestores", em São Paulo, e espera em breve, colocar em prática algumas das estratégias que foram apresentadas.


• Fundart retoma projetos e movimenta a agenda cultural em fevereiro

A programação é aberta à comunidade e traz uma variedade que se propõe a agradar os gostos mais diferenciados

Em fevereiro, a Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) está retomando o projeto Cine Clube, que traz para a população ubatubense os clássicos do cinema nacional e internacional. Shows e apresentações musicais também acontecem nesse mês, com músicas de diversos estilos, que vão desde o clássico até o rock, passando pelo chorinho, MPB e reggae.

No próximo sábado, dia 19, acontece também a cerimônia de posse do presidente da Fundart, Martiniano Viana e dos coordenadores dos grupos setoriais. Várias atrações estão marcadas para esse dia. A festa acontecerá na praça, em frente ao Casarão do Porto, com apresentações musicais, performances, poesia e animação de bonecos.

A programação é aberta à comunidade e traz uma variedade que se propõe a agradar os gostos mais diferenciados. O coordenador de eventos da Fundart, Jorge Lee, diz que em 2005, a idéia é envolver cada vez mais a população nos projetos e eventos da cidade. "A participação da comunidade é muito importante, precisamos movimentar a vida cultural e social do cidadão ubatubense".

Programação

Quarta-feira - 16-02 - 21h00
Musical
Balaio de Gato - O Trio
Reggae, Rock e Mpb

Sexta-feira - 18-02 - 20h00
Cine Clube
"Deus é brasileiro"
Ano de Produção: 2003
Direção: Carlos Diegues
Com: Antonio Fagundes, Paloma Duarte, Walmar Moura e grande elenco

Sábado - 19-02 - 20h00
Posse da Presidência e dos Coordenadores dos Grupos Setoriais

Quarta-feira - 23-02 - 20h00
Noite do Chorinho
Música Instrumental "Olho D’água"

Sábado - 26-02 - 20h30
Serestas e Seresteiros

Domingo - 27-02 - 16h00
Cine Clube
"Lisbela e o prisioneiro"
Ano de Produção: 2004
Direção: Guel Arrais
Com: Débora Falabela, Selton Melo e grande elenco


• Ubatuba manda equipe ao Caça Talentos do surf

Evento acontece no Guarujá e garantirá apoio aos melhores atletas

Ubatuba estará enviando uma equipe de 10 atletas para participar do Festival Caça Talentos Natural Art, que acontece na praia do Tombo, no Guarujá, nos dias 26 e 27 de março. A idéia dos organizadores é avaliar os atletas de todo Estado de São Paulo, sem a obrigatoriedade de uma vitória, pois os atletas serão avaliados em função de técnica e talento exibidos, linha de surf, ataque, leitura de onda, timing de bateria etc.

Dessa forma, os jovens talentos podem mostrar todo potencial técnico, livre de pressões. Ao final serão escolhidos seis atletas que farão parte da equipe Natural Art de Competição, nas categorias Júnior, Mirim e Iniciante que participarão dos circuitos municipais e também dos circuitos estadual e brasileiro amador caso consigam vaga. Ubatuba enviará uma equipe composta por dez atletas sendo dois na Iniciante, cinco na Mirim e três na Júnior.

O Coordenador de Surf da Escolinha Municipal, Alberto Jacob, lembra que o evento já deu chance a um grande talento do surf de Ubatuba. "O Hizunomê Bettero conseguiu seu primeiro patrocínio nesse evento e ficou dois anos com esse apoio. Hoje ele é um dos grandes nomes do profissional", frisa Jacob. O critério para a escolha da equipe que vai ao Guarujá é o ranking municipal 2004.

O Festival Caça Talentos Natural Art é aberto a surfistas que estejam sem patrocinador principal. Os atletas selecionados farão parte da Equipe Natural Art de Surf Amador, e terão toda a estrutura para participarem, em suas categorias, de todos as etapas de seus respectivos circuitos municipais, tais como pagamento da inscrição, despesas de viagem, alimentação e hospedagem quando as competições não forem na cidade de origem do atleta e também apoio técnico nas etapas do paulista e brasileiro. Não haverá o pagamento de salário durante a vigência do contrato. Os atletas de Ubatuba contam com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.