19/08/2025  22h37
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
13/12/2012 - 10h00
O uso consciente do 13º Salário
Julien Ariane de Souza Laudelino
 

Com a proximidade das festas e férias, chega também a temporada da gratificação de Natal, ou seja, 13º salário. Para algumas pessoas, o primeiro pensamento que aparece com esta remuneração extra é gastar! Vem na mente aquela frase: “Trabalhei o ano todo, ele é meu e tenho direito de fazer com ele o que eu quiser”.

Como é um mês de férias, aumenta a ânsia pelo consumo, e a facilidade ao crédito tira o consumidor da meta de começar o ano subseqüente com saldo positivo. Enquanto o dinheiro extra está na conta ou no bolso é uma sensação de poder, de querer comprar tudo, mas depois podem aparecer as complicações desta atitude.

Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento do 13º deste ano deve injetar R$ 131 bilhões na economia, 10,5% acima do total do ano passado (R$ 118 bilhões). O grande conselho é planejar como aplicar essa remuneração extra. Seguem algumas dicas para utilizar esta remuneração extra, de forma consciente:

1. Relacione todas as despesas fixas e variáveis para descobrir o comprometimento dos seus ganhos.

2. Se você está endividado, use esse dinheiro para quitar as dívidas, ou pelo menos as mais caras, que são aquelas que cobram juros maiores (como cartão de crédito e cheque especial).

3. Lembre-se das famosas contas que terá no começo do ano como IPTU, IPVA e material escolar das crianças. Seja prudente e separe um dinheiro para pagar essas contas que ainda vão chegar.

4. Receber uma remuneração extra pode ser uma tentação para fazer aquela compra que não estava nos planos e que, por isso, poderia esperar mais tempo. Fuja das compras por impulso.

5. Pesquise muito antes de comprar os presentes de amigos secretos e de Natal, e compare preços em várias lojas.

6. Se conseguir pagar todas as dívidas, parabéns! agora compre algo que você queria ou estava necessitando. Afinal, a remuneração extra também está aí para realizar um desejo que não conseguimos adquirir durante o ano.

7. E ainda se as contas estão em dia, aproveite para fazer uma reserva. Colocar uma parte desta remuneração extra na poupança ou aplicá-la em outro investimento, pode ser um bom impulso para começar a guardar dinheiro no ano novo.

Lembre-se sempre que, utilizando essa remuneração extra de forma consciente, dá para sair do vermelho e ainda aproveitar as férias e festas de fim de ano e iniciar o ano de 2013 sem dívidas!


Nota do Editor: Prof.ª Julien Ariane de Souza Laudelino é coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade Anhanguera de Jaraguá do Sul.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.