13/09/2025  12h03
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
17/02/2005 - 20h37
Ampliados recordes no Hang Loose Pro Contest 2005
João Carvalho
 
Três finalistas do ano passado perdem em suas estréias na Cacimba do Padre.
 
Nilton Santos 
  O niteroiense Guilherme Herdy, que quebrou o recorde de maior pontuação do Hang Loose Pro Contest 2005 com um show nos tubos da Cacimba do Padre.

Dos quatro finalistas do Hang Loose Pro Contest no ano passado, o único que ainda pode repetir o feito é o alagoano da Equipe Hang Loose Marcondes Rocha, pois o defensor do título Warwick Wright (AFR), o vice-campeão Marcelo Nunes (RN) e o terceiro colocado Daniel Hardman (RJ) foram eliminados logo em suas estréias na competição. As condições do mar melhoraram e os brasileiros foram o destaque na quinta-feira de muitos tubos na Cacimba do Padre. O niteroiense Guilherme Herdy ampliou o recorde de maior pontuação para 17,60 pontos de 20 possíveis e o paulista Adriano "Mineirinho" de Souza recebeu a maior nota - 9,93 - num tubo espetacular nos minutos finais da oitava das vinte baterias programadas para o segundo dia de disputas em Fernando de Noronha (PE). A segunda fase será encerrada na manhã desta sexta-feira, com o bicampeão mundial do WQS, Neco Padaratz (SC), escalado para estrear na última bateria junto com o atual campeão brasileiro Renato Galvão (SP). As disputas devem continuar no sábado e as fases decisivas em confrontos homem-a-homem estão previstas apenas para o domingo, quando termina o prazo da vigésima edição do Hang Loose Pro Contest.

Esta é a primeira competição do niteroiense Guilherme Herdy depois que perdeu sua vaga na elite do surfe mundial e ele começou a temporada com o pé direito. "Estou superfeliz de ter encontrado as ondas ali no canto. O mar está muito difícil, a ondulação um pouco torta e fiquei sozinho ali perto das pedras (do Morro Dois Irmãos)", falou Herdy, que venceu a primeira edição do Hang Loose Pro em Fernando de Noronha em 2000 e chegou nas semifinais em 2002 e 2003, sempre na Cacimba do Padre.

"Tem muita coisa pela frente ainda, porque nesse novo formato o evento ficou mais longo, mas vou tentar o meu melhor para conquistar um bom resultado de novo aqui na Cacimba, que é uma onda que eu gosto muito", revelou Guilherme. "Estou vivendo uma fase diferente na carreira, pois perdi minha vaga no WCT. Tenho que correr atrás de novo no WQS e espero começar com um ótimo resultado aqui para buscar meu retorno à elite".

Herdy venceu a bateria igualando a nota 9,67 do recorde do sul-africano Daniel Redman na primeira fase e com nota 7,93 no tubo seguinte ampliou para 17,60 a maior pontuação do Hang Loose Pro Contest 2005. Nesse confronto, o alagoano Marcondes Rocha, atleta da Equipe Hang Loose que ilustra o cartaz do campeonato neste ano, ganhou a disputa pela segunda vaga do catarinense Raphael Becker e do paulista Odirlei Coutinho. Dos quatro finalistas do ano passado, ele é o único que continua vivo na competição. "Espero que eu consiga chegar na final de novo, só que agora é homem-a-homem, ficou mais difícil, mas se vierem as ondas para mim estou preparado", disse Marcondes Rocha.

Os outros três que subiram no pódio em 2004 não passaram das suas estréias em Fernando de Noronha neste ano. O defensor do título, Warwick Wright, da África do Sul, foi eliminado nos últimos segundos pelo norte-americano Gabe Kling, na bateria vencida de ponta-a-ponta pelo cearense Márcio Farney. "Não acredito que perdi. Peguei bons tubos ali no canto, mas pena que os juizes não gostaram tanto e as notas achei um pouco baixas. Queria muito me dar bem aqui de novo, mas fazer o quê. Só me resta agora torcer para que meus amigos da África do Sul vençam o campeonato", falou Warwick Wright. O vice-campeão do Hang Loose Pro Contest 2004, Marcelo Nunes (RN), já tinha sido barrado pelo cearense André Silva e pelo australiano Shaun Cansdell. Já o terceiro colocado, Daniel Hardman (RJ), parou na primeira fase e não passou da quarta-feira.

O TUBO QUASE NOTA 10 - Enquanto alguns lamentavam, outros vibraram bastante em suas primeiras apresentações na Cacimba do Padre. O jovem Adriano "Mineirinho" de Souza, 19 anos, quase voltou a quebrar o recorde de pontuação. Ele pegou um tubo espetacular nos minutos finais e recebeu três notas 10 dos cinco juízes, com a média ficando em 9,93 pontos, a maior nota do Hang Loose Pro Contest 2005. "Não entendi porque não saiu o 10. Nunca tinha surfado um tubo desse aqui em Noronha e espero que consiga achar pelo menos um desses nas outras baterias que vêm por aí", brincou Mineirinho, feliz por estar de volta ao Brasil. "Já estava três meses viajando por este mundo afora e com muitas saudades do Brasil. Estou supercontente de estar aqui neste lugar paradisíaco e muito mais ainda por ter feito uma ótima bateria. Esse tubão no final foi demais", vibrou ele.

Com apresentação da Nova Schin, a 20ª edição do Hang Loose Pro Contest conta com o patrocínio da Hang Loose e Nova Schin, co-patrocínio da Reef, Arnette e da Brisbane, apoio do Governo do Estado de Pernambuco, Administração da Ilha de Fernando de Noronha, Gráfica Formag’s, Revista Fluir e do Site Waves/Terra, além das surf shops Overboard, Star Point, Hot Water, Bleat, Central Surf, Uluwatu, Bali, Surf X-Press, 2 Surf, The Surf e Sthill.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.