14/09/2025  23h50
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
20/02/2005 - 20h14
Adeus aos refrigerantes!
 
 
Alimentação saudável está em alta nas escolas.

São Paulo - Já não é novidade pra ninguém. A criança que se alimenta de forma saudável tem menos risco de ser um adulto obeso, de ter doenças cardíacas e ainda garante um melhor desempenho escolar. Se antes, as escolas que se preocupavam com este tema eram exceção, hoje elas se multiplicaram. Algumas transformaram a Educação Alimentar em pauta de projetos pedagógicos desenvolvidos durante o ano e em todas as séries. Em muitas cantinas, salgadinhos, chocolates e refrigerantes são coisa do passado. Até as tradicionais lancheiras estão sendo deixadas de lado, substituídas por um lanche saudável oferecido pela própria escola.

No Colégio I. L. Peretz, na Vila Mariana, tudo o que é servido para os alunos passa pelo aval da nutricionista. "Restrinjo as frituras, evito o excesso de açúcar e sempre ofereço uma fruta e um suco natural", comenta Adriana Riga. Para os alunos do maternal até a 4ª série, a escola fornece toda a alimentação e ainda organiza bate-papos entre os estudantes e a nutricionista. Durante as conversas, eles aprendem por que evitar certos tipos de alimentos, como frituras, e sobre a importância de manter uma dieta alimentar equilibrada. "A partir da 5ª série, os alunos são livres para comer o que quiserem, porém, já aprenderam tudo o que precisavam sobre uma alimentação saudável" explica Adriana.

Na Scuola Italiana Eugenio Montale, no Morumbi, a nutricionista também tem um papel fundamental neste trabalho de conscientização. Depois de planejar os dois cardápios, italiano e brasileiro, que são oferecidos aos estudantes, Camila Mininel fica em pé observando como os alunos do Ensino Fundamental se servem. "Procuro sempre orientá-los, incentivando o consumo de alimentos com proteínas, além de hortaliças e frutas", conta. No refeitório da escola, não há mais refrigerantes, salgadinhos e chocolates. As mudanças na área alimentar começaram no ano passado e já vem produzindo bons resultados. "As crianças tem variado mais a composição do prato, muitas incorporaram o hábito de comer salada e também frutas", comemora.

Na Escola Carlitos, em Higienópolis, a preocupação com a educação alimentar é levada pra dentro da sala-de-aula, onde os alunos debatem sobre a importância de ter uma vida saudável e os riscos da obesidade, diabetes e outras doenças causadas por uma alimentação inadequada. Nas paredes dos corredores, estão os avisos com o cardápio do dia e curiosidades sobre o tema. Os pais de alunos também recebem um livro de educação alimentar para dar continuidade em casa ao processo iniciado na escola.

O resultado de tanto esforço surpreende. Pode parecer mentira mas, na Escola Carlitos, a salada verde do almoço faz o maior sucesso entre a garotada. A escola oferece refeição balanceada aos alunos que estudam em período integral e sempre tem uma série de legumes e hortaliças no cardápio. Outra iniciativa de sucesso é a grande mesa de frutas que fica à disposição dos alunos de 5ª a 8ª série. Muitos dos que diziam não gostar de frutas acabaram não resistindo ao agrado e hoje já incorporaram o hábito. "Às vezes a criança não gosta de determinado alimento e a família acaba deixando de oferecê-lo. Na escola, o aluno vê outros colegas comendo e isto se torna um estímulo pra ele experimentar" explica a coordenadora pedagógica da escola, Isabel Moniz.

Na escola bilíngüe Stance Dual, na Consolação, as crianças podem levar lanche de casa, desde que seja saudável. Não é permitido o consumo dentro da escola de refrigerantes, salgadinhos, pipoca, chocolates e balas. Caso o aluno traga algum destes alimentos, ele é devolvido na lancheira, com um aviso na agenda. Os pais são avisados sobre a postura da escola sobre este tema desde a primeira reunião, quando os professores pedem a parceria das famílias para criarem o hábito de uma alimentação saudável. Para auxiliá-los, a Stance Dual produziu uma cartilha explicativa sobre nutrição que traz sugestões de lanches práticos e alerta sobre a importância de uma boa alimentação na infância para se prevenir a obesidade, doenças cardíacas, distúrbios metabólicos e de crescimento.

A coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Liliane Gomes, conta que o projeto de educação alimentar da Stance Dual existe desde que ela foi criada, há 15 anos. Na época, este assunto era pouco discutido pela sociedade, recebia pouca atenção da maioria dos estabelecimentos de ensino e a resistência dos pais era muito maior. "Antes os pais questionavam muito, agora até a própria Imprensa tem nos ajudado neste processo de conscientização. A progressiva discussão da sociedade sobre educação alimentar fez com que as famílias participassem de forma mais positiva deste nosso projeto", garante.

Entusiasmado com a mudança de postura da sociedade sobre o assunto, Luiz Trientini, diretor da unidade Alphaville do Colégio Pentágono, planeja intensificar as ações da escola rumo à conscientização alimentar. Desde o ano passado, a instituição conta com uma nutricionista que define quais alimentos serão servidos no almoço da criançada. Agora, ela também irá planejar "kits saudáveis" que serão vendidos na cantina e deverão incluir suco, frutas, bebida láctea e sanduíche natural. Além disto, a escola está preparando textos informativos sobre quais os melhores alimentos para se colocar na lancheira dos filhos, que serão enviados aos pais. A intenção é ampliar a cada dia o projeto de educação alimentar. "Sempre tivemos uma grande preocupação com este aspecto e vimos discutindo há anos esta preocupação. A atuação da mídia em defesa da necessidade de uma alimentação saudável colaborou para uma maior conscientização da sociedade e, conseqüentemente, conseguimos um maior apoio das famílias para este nosso projeto pedagógico" conclui.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
30/12/2022 - 05h38 Férias escolares
12/12/2022 - 05h34 Quadrinhos, charges, poemas
09/12/2022 - 05h30 Cinco erros ao ensinar finanças aos filhos
07/12/2022 - 06h06 Alfabetização com letra de forma
23/11/2022 - 05h38 Museu reúne arte, ciência e tecnologia em Brasília
18/11/2022 - 05h57 Conheça as etapas de preparação para o Enem
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.