13/09/2025  12h00
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
20/02/2005 - 19h12
20º Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha
João Carvalho
 
Norte-americano vence o 20º Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha. Bobby Martinez dá um show nota 10 nos tubos da Cacimba do Padre.
 
Nilton Santos 
  O campeão do Hang Loose Pro Contest 2005, o californiano Bobby Martinez, que deu um show nos tubos da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE).

O paraibano Fábio Gouveia recebeu a primeira nota 10 do Hang Loose Pro Contest 2005, mas quem comandou o espetáculo nos tubos da Cacimba do Padre foi o norte-americano Bobby Martinez, que faturou o título no vigésimo aniversário do campeonato de surfe mais tradicional da América do Sul. Vice-campeão em Fernando de Noronha (PE) em 2003, desta vez ele não deu chances aos seus adversários nas quatro baterias que disputou no sábado decisivo da segunda etapa do World Qualifying Series (WQS) 2005. Na grande final contra o cearense Dunga Neto, arrancou a segunda nota máxima logo em sua primeira onda e na segunda recebeu nota 9,80 para quebrar o já incrível recorde de 19,50 pontos de Fábio Gouveia nas oitavas-de-final. Pela vitória no primeiro evento com nível 5 estrelas da temporada, Bobby Martinez, 22 anos, ganhou o prêmio máximo de 12.000 dólares e assumiu a liderança no ranking qualificatório para o ASP World Championship Tour (WCT) com 2.000 pontos. Três brasileiros dividiram o pódio com o californiano. Dunga Neto levou 5.000 dólares pelo vice-campeonato e o também cearense André Silva e o pernambucano Bernardo Pigmeu terminaram empatados em terceiro lugar, com cada um levando 2.700 dólares.

Apesar do prazo do Hang Loose Pro Contest 2005 só terminar no domingo, os organizadores decidiram realizar as finais no sábado para aproveitar as boas condições do mar. No começo do dia, as ondas estavam bem pequenas, mas foram subindo e no encerramento os tubos passavam de 1,5 metro de altura. Porém, o espaço entre as séries era grande e isso prejudicou várias disputas, mas a vitória do californiano Bobby Martinez foi incontestável.

"Nem consigo acreditar. Com certeza essa praia é um dos melhores beach-breaks (fundo de areia) do mundo, consegui pegar tubos fantásticos e estou muito feliz pela vitória", vibrou o campeão Bobby Martinez. "Cheguei perto do título dois anos atrás, mas o Neco (Padaratz) tirou um 10 nos últimos minutos e ganhou. Agora, já comecei com um 10 e estava numa sintonia perfeita com as séries. Foram muitas baterias hoje, estou um pouco cansado, mas realizado em conquistar uma vitória em ondas desse tipo, pegando grandes tubos em quase todas as baterias que eu disputei. Hoje então foi demais, acho que estava abençoado, mas todos que chegaram nas fases decisivas também mereciam vencer, pois pegaram muito bem. Vi o André Silva derrotar o Mike Todd pegando vários tubos fantásticos e se não fosse aquele tubo que peguei no finalzinho contra ele eu nem estaria aqui na final agora. Esse campeonato é um dos que eu vou querer disputar todos os anos, pois o lugar aqui é muito lindo, as pessoas são maravilhosas e esses tubos são fantásticos", prometeu.

Já o vice-campeão Dunga Neto não teve o que fazer na bateria decisiva. "Foi a final mais tranqüila que eu já fiz. O cara me escovou velho!!!", admitiu o cearense. "No começo da bateria, eu estava tranqüilo esperando as ondas, peguei a primeira que era boa e aí veio a de trás que era campeã, ele tirou o notão 10 e eu assisti tudo do canal. Aí depois a onda que eu fiz 7 e pouco foi a mesma coisa, ele veio na de trás iluminada para ele e não tinha jeito, era o dia dele e quando Deus quer ninguém tira. Mesmo assim estou superfeliz com o resultado e vamos ver se com essa boa atuação aqui eu consigo convencer meus patrocinadores para disputar outras etapas do Circuito Mundial WQS no exterior para tentar uma vaga para o WCT", falou Dunga Neto.

Na grande final, as séries demoraram bastante, mas isso não impediu que Bobby Martinez desse outro espetáculo na Cacimba do Padre. O cearense Dunga Neto pegou a primeira onda e na de trás o californiano sumiu dentro de um tubo enorme para receber a segunda nota 10 do Hang Loose Pro Contest. A cena se repetiu na outra série que entrou só 15 minutos depois. Dunga veio na onda da frente e tirou nota 7,33 num belo tubo, mas o de trás era ainda maior e Martinez arrancou nota 9,80 para quebrar o já incrível recorde de 19,50 pontos que Fabinho Gouveia tinha registrado nas oitavas-de-final contra o catarinense Marco Polo. Na terceira série, Dunga ainda quebrou sua prancha e a bateria foi encerrada com outro tubaço nota 9,5 de Bobby Martinez, que merecidamente faturou o título histórico de 20 anos do campeonato mais tradicional do surfe brasileiro.

O campeão Bobby Martinez começou o dia derrotando o francês Mikael Picon no primeiro confronto homem-a-homem do Hang Loose Pro Contest 2005, depois passou pelo carioca Marcelo Trekinho nas quartas-de-final e em seguida conseguiu parar o cearense André Silva, que tinha dado um show nos tubos da Cacimba do Padre contra o também norte-americano Mike Todd. A vitória foi garantida no último minuto, quando surfou um belo tubo que recebeu nota 9,27. Ainda assim, o placar foi apertado - 17,94 x 16,63 - e André Silva teve que se contentar com o terceiro lugar no pódio.

"Peguei altas ondas na bateria anterior, mas nessa as séries demoraram mais para entrar e o Bobby deu sorte no final. Pegou a onda certa e parabéns para ele, que teve muita paciência para esperar até quase o fim da bateria", elogiou André Silva, contente pelo grande resultado no Hang Loose Pro Contest. "Foi ótimo não só pela premiação, mas por estar surfando aqui na Cacimba, viver mais um ano em Noronha e quantos milhões de pessoas não gostariam de estar aqui. Eu sou um privilegiado, sem dúvida!!", conformou-se.

Na outra semifinal, as séries também demoraram bastante e o pernambucano Bernardo Pigmeu acabou derrotado pelo cearense Dunga Neto logo depois de ganhar o confronto contra seu grande ídolo e dono da primeira nota 10 do Hang Loose Pro Contest 2005, Fábio Gouveia. "É sempre um grande prazer disputar uma bateria com ele, que é um cara que eu respeito muito e sempre foi uma inspiração para mim. Conversamos lá dentro desejando sorte um para o outro e consegui pegar bons tubos, mas na semifinal contra o Dunga eu não tive como reagir porque simplesmente não veio onda e campeonato é assim mesmo. Estou muito feliz em subir no pódio desse campeonato que é realizado há 20 anos pelo meu patrocinador, a Hang Loose", falou Pigmeu.

Assim como vem ocorrendo desde que chegou em Fernando de Noronha no ano 2000, o Hang Loose Pro Contest 2005 também foi um sucesso com o show de tubos na Cacimba do Padre. O campeonato já foi confirmado para o ano que vem com o patrocínio da Hang Loose e da Nova Schin. "O campeonato foi alucinante. Comemoramos os 20 anos com chave-de-ouro e acho que esse foi um dos melhores, com tubo todo dia, notas 10 e todo esse espírito Hang Loose. No primeiro ano, em 1986, a gente era novinho, arrojado, louco, nem tinha idéia do que ia acontecer no futuro e hoje estamos aqui nesse lugar paradisíaco, com altas ondas. O engraçado é que muitos surfistas que competiram aqui não tinham nem nascido quando tudo começou. Isso é muito gratificante, estou muito feliz e espero que tudo isso ainda dure por muitos anos", deseja Álfio Lagnado, da Hang Loose.

Com apresentação da Nova Schin, a 20ª edição do Hang Loose Pro Contest contou com o patrocínio da Hang Loose e Nova Schin, co-patrocínio da Reef, Arnette e da Brisbane, apoio do Governo do Estado de Pernambuco, Administração da Ilha de Fernando de Noronha, Gráfica Formag’s, Revista Fluir e do Site Waves/Terra, além das surf shops Overboard, Star Point, Hot Water, Bleat, Central Surf, Uluwatu, Bali, Surf X-Press, 2 Surf, The Surf e Sthill.

Hang Loose Pro Contest
Ranking WQS 2005 - após 2 etapas

01- Bobby Martinez (EUA) - 2.000 pontos
02- Dunga Neto (CE) - 1.720
03- Nathaniel Curran (EUA) - 1.706
04- Mike Todd (EUA) - 1.614
05- Ben Bourgeois (EUA) - 1.586
06- Bernardo Pigmeu (PE) - 1.460
06- André Silva (CE) - 1.460
08- Ryan Helm (EUA) - 1.254
09- Fábio Gouveia (PB) - 1.220
09- Marcelo Trekinho (RJ) - 1.220
11- Gabe Kling (EUA) - 1.215
12- Renan Rocha (SP) - 1.000
12- Mikael Picon (FRA) - 1.000
12- David Weare (AFR) - 1.000
12- Paul Canning (AFR) - 1.000
12- Anselmo Correia (RJ) - 1.000
12- Marco Polo (SC) - 1.000
12- Wilson Nora (BA) - 1.000

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.