19/08/2025  19h38
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
17/02/2013 - 14h00
Harmonia entre turismo e conservação ambiental
 
 
Praias refletem a diversidade da unidade de conservação, com cenários entre comunidades tradicionais e paraísos selvagens
Divulgação / Fundação Florestal 

O Núcleo Picinguada, do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), em Ubatuba, é um dos únicos trechos do amplo corredor de preservação ambiental que atinge a cota 0, ou seja, chega ao nível do mar. A unidade de conservação administrada pela Fundação Florestal conta com cinco praias na região norte do município: Brava da Almada, Vila de Picinguaba, Fazenda, Cambury e Brava do Cambury.

A visitação a estas praias é permitida, porém, é preciso tomar alguns cuidados para manter o ambiente preservado, sem prejudicar as espécies da fauna e da flora que nele habitam. Para as praias que só possuem acesso por trilha, a dica é entrar em contato com o parque e solicitar a presença de um monitor ambiental.

Na Praia da Fazenda está situado o Centro de Visitantes, que oferece estacionamento, duchas e sanitários aos visitantes. Tem mar calmo e areia compacta, ideal para todos os públicos, desde surfistas iniciantes até famílias com crianças. Esta praia incorpora uma série de ecossistemas associados à Mata Atlântica, como mar, praia, rio, mangue, restinga, mata e montanha. De lá, saem diversos passeios ecoturísticos, que podem ser escolhidos e agendados no momento da visita.

A Vila de Picinguaba, também conhecida como Vila dos Pescadores, é uma pequena praia habitada por uma comunidade tradicionalmente caiçara. Barcos e canoas de pesca colorem a paisagem, fazendas marinhas cultivam frutos do mar, como mariscos e vieiras, enquanto o visitante tem a possibilidade de saborear essas iguarias recém-retiradas da água. Orla pequena, de areias avermelhadas, mar calmo e azul-esverdeado compõem este cenário que propicia o descanso e o contato com a natureza.

Ideal para a prática do surf, a Praia Brava da Almada tem acesso somente por trilha, em meio a árvores centenárias e Mata Atlântica preservada. Saindo da Praia da Fazenda, esse passeio tem percurso de 4,2 km, passa por paisagens que incluem o costão rochoso, com parada na Praia das Conchas, seguindo por trechos de Mata de Encosta até chegar à Praia Brava da Almada. Esta trilha faz parte do Passaporte Trilhas de São Paulo e recebe destaque pela beleza da paisagem, tanto da trilha como da praia.

A Praia do Cambury é a última do município e faz divisa com o Estado do Rio de Janeiro. Abriga uma comunidade tradicional caiçara e remanescentes de quilombo. O Núcleo Picinguaba do PESM oferece um interessante roteiro nesta região, incluindo, além da praia, cachoeiras, roda de conversa com moradores mais antigos e a possibilidade de um almoço tradicional na comunidade. Este passeio apresenta tem duração aproximada de 6 horas e os pontos de visitação deste roteiro podem ser adquiridos separadamente.

Deserta e paradisíaca, a Praia Brava do Cambury tem seu acesso feito por trilha. A duração do passeio, com 2,6 km de extensão, é de 4 horas, entre ida e volta. A trilha que sai da Praia da Fazenda percorre trechos de mata de encosta, passa pela Praia da Grosa, até chegar a Praia Brava do Cambury. Com fortes ondulações e beleza paisagística incrível, é considerado um reduto de surfistas que se aventuram em busca de boas ondas e tranquilidade.

Turismo sustentável

Nas praias do parque não é permitido pescar com qualquer tipo de petrecho, caçar ou retirar exemplares de qualquer espécie de plantas, mesmo que aparentemente mortas. Também não é permitido chegar com o carro até a areia da praia, coletar conchas, levar animais domésticos, acampar, fazer fogueiras ou churrasco, colocar som alto, nem tocar, alimentar ou estressar animais silvestres. Todo o lixo gerado no passeio deve ser levado de volta e depositado em locais adequados.

Segundo o gestor do Núcleo Picinguaba do PESM, Danilo Silva, esses cuidados visam manter o ambiente equilibrado. “As praias estão abertas à visitação e ao lazer, mas também têm esse viés de conservação. O ambiente costeiro é frágil, com grande complexidade biológica. Por estarem em uma unidade de conservação, essas praias se tornam refúgios naturais para animais marinhos e terrestres. Orientamos e pedimos a colaboração dos turistas para que este ambiente permaneça livre de vestígios e intervenções humanas. Desta forma, incentivamos o turismo sustentável e o convívio saudável entre o homem e a natureza”.

Dicas para um passeio agradável

Para aproveitar o passeio com conforto e segurança, é preciso levar alguns itens básicos, como: protetor solar, repelente, roupas de banho, óculos de sol e boné ou chapéu. Tênis e calça são obrigatórios nas trilhas. Recomenda-se levar lanche e água, pois nem todas as praias contam com infraestrutura de alimentação.

O Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba do PESM fica na Praia da Fazenda, região Norte do Município. O endereço é Rodovia BR-101, km 08. As trilhas necessitam de agendamento prévio, pelo e-mail pesm.picinguaba@fflorestal.sp.gov.br  ou pelo telefone (12) 9707-2426.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.