14/09/2025  23h50
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Região
24/02/2005 - 08h06
Litoral Norte discute regionalização do Turismo
PMC
 
Litoral Norte ganha título de circuito Costa Verde e passa a receber recursos unificados do Governo de Estado, para a estruturação de produtos turísticos em comum, ainda em 2005.

Os secretários municipais de Turismo do Litoral Norte participaram na última sexta-feira, dia 18, do Fórum de Regionalização do Turismo do Estado de São Paulo, junto com outros 30 secretários municipais de Turismo das regiões do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. O Fórum foi coordenado pelo secretário executivo de Turismo do Estado de São Paulo, Marco Antonio Castelo Branco e representantes da Universidade Salesiana.

O tema do Fórum foi a regionalização do turismo, iniciativa do Governo de Estado que irá vigorar a partir deste ano, com a criação de circuitos e roteiros turísticos. Os circuitos criados a partir de agora devem contemplar o que cada região tem para oferecer como roteiro turístico. Como o Circuito Costa Verde que representará o Litoral Norte, o das Frutas, representado pelos municípios Jundiaí, Itupeva e Vinhedo. Há outros circuitos como o das Águas, o das Montanhas, o Caminho do Mar, o Vale Histórico, a Rota do Ouro.

A idéia, segundo o secretário de Turismo de Caraguá, Ricardo Ribeiro, é unificar produtos entre cidades. "Ao contrário de fortalecer municípios, como acontece hoje, o estado quer fortalecer regiões e para isso irá investir em roteiros bem estruturados", explica Ribeiro.

Segundo o secretário Ribeiro, os secretários do Litoral Norte estão a favor porque o Roteiro Costa Verde vai beneficiar a região na captação de recursos do Governo do Estado. "O objetivo é fazer com que mais turistas visitem o litoral e que não fique em uma única cidade, mas que conheçam o que as quatro cidades oferecem", complementou.

Outro objetivo é que o turista permaneça mais tempo na região. "Com a criação do Roteiro Costa Verde e os recursos que o Estado oferece, iremos incentivar, por exemplo, a vinda de turistas da cidade de São Paulo, que podem utilizar mais o seu estado para fazer Turismo. Aqui ele encontra atrativos sem precisar ir tão longe", diz o secretário.

Os principais atrativos do roteiro Costa Verde - que inclui os municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela são: a localização, por estar próximo dos grandes centros RJ, SP e MG; a estrutura viária, que inclui estradas e rodovias como a Carvalho Pinto, a Via Dutra, a Dom Pedro, a Tamoios e a Rio Santos; e além de tudo, faz parte da região onde se concentra grande parte da economia do país.

Segundo Ribeiro, outros pontos fortes da região são as belezas naturais, concentradas entre a praia e a Mata Atlântica, que oferecem condições para a prática de diversas modalidades turísticas. A idéia dos secretários é investir nos Parques Estaduais.

O Ecoturismo será o primeiro produto desenvolvido no Roteiro Costa Verde. Os quatro secretários do Litoral reúnem-se na primeira semana de março para discutir sobre as ações da Fundação Linha Verde, que acaba de ser criada para cuidar das ações do Roteiro Costa Verde.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "REGIÃO"Índice das publicações sobre "REGIÃO"
19/12/2022 - 06h29 Exposição de arte indígena contemporânea em Paraty
11/12/2022 - 05h52 Bloqueio para passagem de cabos na Tamoios
04/12/2022 - 05h27 Tamoios terá bloqueios momentâneos na segunda
26/11/2022 - 07h03 Programação infantil movimenta a Flip em Paraty
24/11/2022 - 06h06 Hoje tem bloqueio momentâneo na Tamoios
13/11/2022 - 05h46 Paraty terá programação gratuita na Pré-FLIP22
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.