14/09/2025  23h53
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
25/02/2005 - 06h18
Hora da Leitura nas salas de aula da rede pública
 
 

O programa São Paulo: Um Estado de Leitores dá mais um passo para estimular a leitura por prazer. Trata-se do projeto Hora da Leitura, programa educacional que vai atender os estudantes de 5ª a 8ª séries das escolas estaduais. Uma sessão de leitura, transmitida simultaneamente para as seis mil escolas, será feita por meio de teleconferência, no lançamento do projeto, dia 07 de março, segunda-feira. Estarão presentes os secretários de estado, Claudia Costin, da Cultura, e, Gabriel Chalita, da Educação.

A parceria firmada entre as pastas permitirá ações coordenadas para difundir a leitura por prazer em sala de aula. A Educação incluirá atividades de leitura em 50 minutos na grade semanal, envolvendo quase dois milhões de estudantes e 9.200 professores. À Cultura caberá capacitar os professores, por meio de ação coordenada pela professora titular do Departamento de Teoria Literária da Unicamp, Marisa Lajolo, doutora em Letras pela Brown University, com graduação e mestrado na Universidade de São Paulo (USP).

No dia 21 de março, acontece a primeira videoconferência para capacitar os professores que implementarão o projeto nas salas de aula. A metodologia aplicada, desenvolvida por Marisa Lajolo, criará atividades que estimulem os alunos a ler. "Em uma das ações, os estudantes serão motivados a escrever as resenhas dos livros que leram para o portal www.leialivro.sp.gov.br, braço on-line do São Paulo: Um Estado de Leitores", conta a Secretária Claudia Costin.

O programa foi criado em 2003 para incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros. Zerar o número de municípios do estado sem bibliotecas públicas é a meta de maior visibilidade do projeto. Até 2003, 84 dos 645 municípios paulistas não tinham esse espaço. Hoje, apenas 23 ainda não têm e até março a Secretaria cumpre a meta. Além disso, o programa abriu outras 49 salas de leitura pela periferia da cidade e grande São Paulo, sendo 20 em hospitais públicos, 22 em conjuntos habitacionais do CDHU, cinco nos Centros de Integração da Cidadania, uma na Penitenciária Feminina Drª Marina Cardoso de Oliveira e uma no Centro Desportivo Baby Barione.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
30/12/2022 - 05h38 Férias escolares
12/12/2022 - 05h34 Quadrinhos, charges, poemas
09/12/2022 - 05h30 Cinco erros ao ensinar finanças aos filhos
07/12/2022 - 06h06 Alfabetização com letra de forma
23/11/2022 - 05h38 Museu reúne arte, ciência e tecnologia em Brasília
18/11/2022 - 05h57 Conheça as etapas de preparação para o Enem
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.