13/09/2025  12h05
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
25/02/2005 - 18h34
Principais estrelas estréiam na Seletiva no RN
João Carvalho
 
Cabeças-de-chave entram na competição neste sábado em Búzius, Nísia Floresta (RN).

Depois de dois dias de triagens, as principais estrelas da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino fazem suas primeiras apresentações neste sábado na Praia de Rio Doce, em Búzius, no município de Nísia Floresta (RN). É grande a expectativa para a estréia de grandes nomes do surfe nacional, como os campeões brasileiros Renato Galvão (SP), Leonardo Neves (RJ), Tânio Barreto (AL) e principalmente de Fábio Gouveia (PB), que depois de muitos anos volta a competir no Rio Grande do Norte. E um dos primeiros adversários de Fabinho será o jovem Felipe Oliveira, um dos cinco potiguares que avançaram para enfrentar os cabeças-de-chave da prova que está inaugurando o Circuito Brasileiro de Surfe Profissional na região Nordeste do país. Os outros são o campeão brasileiro de 1996, Joca Júnior, Danilo Costa, André Fagundes e José Júnior. O evento recomeça às 8 horas no sábado e será encerrado no domingo, com todas as baterias podendo ser acompanhadas on-line pelo www.fpsurf.com.br.

"Na verdade fiquei um pouco nervoso, surfando em casa, na vala que eu caio todo dia e queria dar uma boa apresentação, mas só que o mar está bastante difícil na maré seca e a bateria foi bem complicada", falou Joca Júnior, que estreou na Seletiva Petrobras de Surfe Masculino se classificando em segundo lugar na terceira bateria da terceira fase, atrás do paraibano Saulo Carvalho. "O importante é que deu para passar e na próxima vou tentar melhorar o desempenho", prometeu o maior ídolo do surfe potiguar.

Enquanto Joca Junior estreava, o paraibano Saulo Carvalho colecionava sua terceira vitória nas ondas de Rio Doce, na Praia de Búzius. Ele inclusive ainda detém os recordes desta etapa da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino no Rio Grande do Norte, com a nota 8,33 e os 12,66 pontos de 20 possíveis registrados em sua primeira apresentação na quinta-feira. "Devagarinho eu vou passando. O mar está muito difícil e quem se posicionar direitinho no mar consegue pegar boas ondinhas", falou Saulo, que vem competindo bastante nas competições realizadas no litoral potiguar.

"Duas semanas atrás ganhei uma etapa do Nordestino aqui e fui campeão do circuito. Aqui é um tipo de onda que eu surfo muito aqui no Nordeste, uma onda ventada e a gente já tem uma técnica para surfar nessa condição. Estou muito feliz de ter passado junto com o Joca e vou tentar continuar avançando, como disse antes, devagarinho para não chamar muita atenção", brincou Carvalho, que seguiu para enfrentar os cabeças-de-chave Anselmo Correia (RJ) e Cristiano Guimarães (SP) na terceira bateria da quarta rodada da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, enquanto Joca Júnior pega Lucinho Lima (CE) e Gustavo Fernandes (RJ) na disputa seguinte por duas vagas nas oitavas-de-final.

Entre os outros surfistas potiguares classificados na sexta-feira de ondas mexidas de meio metro de altura, os únicos que avançaram com vitórias para a quarta fase foram Danilo Costa e Felipe Oliveira de Natal e José Júnior de Baía Formosa. Já André Fagundes passou atrás do jovem cearense Messias Félix. "Veio pouca onda na bateria e dei sorte de encontrar duas ondinhas ali para passar em segundo lugar, mas mesmo assim quase perdi a vaga no finalzinho para o Salvador Lamas", disse André Fagundes, aliviado por ter conseguido seguir para o sábado. "Eu estava com medo de perder hoje e amanhã o mar estar bom, mas graças à Deus eu passei na dificuldade mesmo", vibrou Fagundes.

Os cearenses também fizeram bonito nas difíceis condições da sexta-feira, garantindo seis surfistas no evento principal da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino com quatro vitórias e uma delas foi a do jovem Michel Felix, de 19 anos de idade. "O mar está bem difícil e ainda bem que os potiguares (André Fagundes e Salvador Lamas) não fizeram nenhum esquema de marcação em cima de mim. Esse é o primeiro ano que estou competindo no Circuito Brasileiro Profissional e vou em frente, mesmo sem patrocínio, tentar mostrar o meu valor aqui", prometeu Michel.

Na disputa seguinte, dois grandes valores da nova geração do surfe brasileiro passaram juntos surfando boas ondas na bateria. O paulista Rodrigo Tavares, também conhecido como Sininho, venceu o confronto e Simão Romão ficou com a outra vaga, superando o também carioca Felipe Cesarano e o capixaba Michel Grattz. "Esse mar até me surpreendeu, pois eu não conhecia aqui o Rio Grande do Norte e pensava que era bem pior. Acho até que estou tendo uma vantagem porque lá em Santos as ondas são parecidas com as daqui, só que aqui elas são até um pouco mais fortes. Estou aí na batalha e espero começar o ano com o pé direito no Circuito Brasileiro", falou Rodrigo "Sininho" Tavares.

A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino é uma realização da RM Sports e esta primeira etapa tem patrocínio da Petrobras e apoio da Ecológica, Pittsburg Sanduicheria, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Rádio 95 FM e Prefeitura Municipal de Nísia Floresta, com organização da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), FESURF RN (Federação de Surf do RN), ANS (Associação Norte-Riograndense de Surf) e ASBT (Associação de Surf de Barra de Tabatinga).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.