14/09/2025  23h56
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
25/02/2005 - 19h02
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 

 

Empossado o novo presidente da Comtur

O contabilista Marcos Antônio Gilheta tem a missão de conduzir os trabalhos da Companhia visando sua liquidação

Em reunião realizada hoje de manhã (25), o Conselho Administrativo da Comtur deu posse ao novo presidente da empresa, Marcos Antônio Gilheta. A missão do presidente, segundo o prefeito Eduardo César é estudar a real situação da Comtur, levantando todos os seus débitos e irregularidades. "Pelo que já conhecemos da história da Companhia, até pelo levantamento da Comissão de Inquérito da Câmara, propomos a sua extinção, porém, não vamos nos furtar a discutir a questão com todos os acionistas", afirmou o prefeito.

Contrários a extinção num primeiro momento, os acionistas presentes a assembléia extraordinária realizada na noite de ontem (24) pra discutir a dissolução da Companhia, foram convidados pelo secretário de assuntos jurídicos da Prefeitura, Dr Anderson de Souza, a apresentarem propostas de soluções para os graves problemas enfrentados pela empresa. "Se os acionistas acreditam na viabilidade da empresa, é preciso que eles assumam suas responsabilidades e nos provem isso, com propostas de soluções", afirmou o secretário.


Comtur suspende cobrança nos estacionamentos das praias

Por recomendação da Prefeitura, sócia majoritária da Comtur, o novo presidente da Companhia, Marcos Antônio Gilheta, suspendeu ontem (sexta-feira, dia 25) a cobrança nos estacionamentos das praias de Ubatuba. A cobrança de R$ 3,00 nas praias Grande, Tenório, Maranduba e Lagoinha já havia sido suspensa por um decreto do Prefeito Eduardo César no primeiro dia de seu governo, porém, foi retomada alguns dias depois por força de uma liminar.

Para o prefeito Eduardo César a cobrança de estacionamento nas praias do município, além de irregular, é imoral, já que nenhuma benfeitoria foi realizada até hoje. "O nosso turista, ao pagar pelo estacionamento, tem que receber algum tipo de benfeitoria", avalia o prefeito. Para ele é preciso dotar os estacionamentos de condições mínimas de trafegabilidade e segurança, para só depois, efetuar o pagamento. Isso, sem contar, segundo Eduardo César, com um controle rígido dessa cobrança para evitar possíveis desvios.


• Campanha de coleta seletiva de lixo inicia em Ubatuba e mobiliza toda a comunidade

A eficiência da coleta seletiva depende de três fatores: população participativa, coleta bem organizada e destinação adequada

Na próxima semana, dia 27, inicia-se uma campanha que mobilizará toda a comunidade no sentido de implantar, definitivamente, o sistema de coleta seletiva de lixo no município. A coleta seletiva será feita três dias por semana, em todos os bairros. São 5 caminhões especiais, trabalhando alternadamente com a coleta de lixo orgânico. Um extenso trabalho de conscientização começa a ser feito com a comunidade, envolvendo secretarias, meios de comunicação, associações de bairro e escolas. O objetivo é que todas as casas de Ubatuba adotem a coleta seletiva.

Numa primeira etapa, serão distribuídos 20 mil sacos verdes, para que as famílias acondicionem o material reciclável. Então, em um dia coloca-se para fora o chamado lixo orgânico (restos de cozinha, absorventes, papel higiênico e resíduos de limpeza) nos sacos tradicionais e no outro, coloca-se o saco verde com o reciclável (papéis, vidros, plásticos e metais). A dona de casa Albertina Rezende, que já pratica a coleta seletiva em sua casa há algum tempo, diz que é mais simples do que parece. "Trata-se de processo de adaptação. Com o tempo torna-se hábito e daí fica impossível misturar o lixo".

A reciclagem é um recurso que está sendo utilizado em diversos municípios, porque os espaços nos aterros estão se esgotando, os recursos naturais e matéria prima estão cada vez mais escassos e caros. Deve-se levar em conta o tempo de decomposição do material reciclado no aterro. Alguns deles, como o vidro, por exemplo, chegam a levar 1 milhão de anos para se decompor. Conseqüentemente, o descarte desses materiais representa um grande desperdício e uma afronta à natureza. São fatores que podem ser evitados com uma simples mudança de atitude.

Atualmente, o aterro sanitário de Ubatuba caminha para seu esgotamento. A coleta seletiva, é um compromisso do município assumido com a Cetesb e o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte. Segundo o Secretário de Obras, João Paulo Rolim, sem essa medida o aterro se esgotaria em menos de um ano e meio. "Nesse tempo, precisaremos implantar uma solução definitiva. Estamos idealizando uma ação conjunta entre os quatro municípios do Litoral Norte. Enquanto isso não é implantado, vamos trabalhar seriamente na coleta seletiva e fazer de Ubatuba um exemplo a ser seguido", completa Rolim.

Os benefícios da reciclagem são muitos: diminui o volume de lixo no aterro sanitário, prolongando sua vida útil; preserva o meio ambiente; representa lucros para o município; gera empregos e melhora as comunidades envolvidas.

Seu lixo pode ser revertido em benefícios para o bairro

As associações de bairros, postos de saúde e escolas podem se beneficiar com a participação da coleta seletiva no bairro. Serão distribuídos "bag´s" (grandes sacos de ráfia) para coletar o lixo reciclável em grande quantidade.

O dinheiro arrecadado com a venda do lixo no seu bairro, pode ser revertido em material para os postos de saúde e escolas, fundos para as associações de bairro etc. Converse com a sua comunidade e adote essa idéia! Mais informações pelo telefone 3832-2846.

Secretarias se unem para implantar a coleta seletiva de lixo em Ubatuba

As Secretarias de Obras, Meio Ambiente, Saúde, Educação e Comunicação fizeram uma aliança para lutar por esse ideal que é a única solução, não só para Ubatuba, mas para todo o planeta. O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Paulo Pires, diz que somente a união e a colaboração de todos fará com que a reciclagem funcione efetivamente no município. Segundo ele, "existe um tripé sobre o qual a coleta seletiva se apóia: população participante, coleta bem organizada e destinação adequada".

A saúde dá o "pontapé" inicial

O Programa de Saúde da Família (PSF) ficou responsável por dar o "pontapé" inicial na campanha nas ruas. Os agentes de saúde do PSF passarão nas casas, distribuindo panfletos com a programação, orientando os moradores e entregando os primeiros sacos verdes. Esses sacos estarão disponíveis também nos postos de saúde dos bairros. A chefe da assistência à saúde, Mirza Zanon, diz que o lixo é um problema que envolve todo o município, por isso, toda a comunidade precisa dar a sua contribuição. "A Secretaria de Saúde está se empenhando em colaborar porque o PSF tem acesso às casas, além de ser uma questão de saúde pública". Na segunda etapa da campanha, os coletores ficarão responsáveis por entregar os sacos verdes nas casas, quando forem recolher o material separado.

Educação: uma condição básica

A Secretaria da Educação está entrando nessa luta para que todas as escolas participem, separando seu lixo e levando instrução para os alunos nas salas de aula. Segundo a secretária de Educação, Isabel de Souza Leite, a informação passada para as crianças é levada aos pais. "Os filhos dão o exemplo e ensinam os pais a separarem o lixo. O material coletado nas escolas pode ser revertido em fundo para as Associações de Pais e Mestres".


• Ubatuba será destaque no Programa Espetacular

Reportagem sobre Ubatuba irá ao ar no primeiro domingo de março, no programa que começa às 18h30, na Rede Record

Durante sete minutos, as belezas e a história de Ubatuba serão destaques no Programa Espetacular, da TV Record, que irá ao ar no primeiro domingo de março, dia 6, a partir das 18h30. Segundo a produtora do programa que é apresentado em rede nacional, Lela Ribeiro, a reportagem sobre Ubatuba deverá entrar no terceiro bloco do programa, portanto, logo no seu início. Havia uma programação inicial de que a reportagem sobre Ubatuba iria ao ar nesse domingo, 27, porém, a produção ligou ontem para o Secretário de Turismo informando sobre a nova data.

A equipe composta pela repórter Tatiana Chiari, cinegrafista e auxiliar, chegaram a Ubatuba no último domingo e durante três dias, percorreram praias, cachoeiras, trilhas, visitaram ilhas, vilas de pescadores, aldeia indígena, além de conversarem com moradores, turistas, pescadores. "Fizemos vários vôos para captar imagens aéreas, percorremos os pontos turísticos e históricos de Ubatuba e conhecemos muitas pessoas interessantes", conta Tatiana, que ficou encantada com as belezas do município. Ela disse que já conhecia Ubatuba, porém, nessa reportagem ela descobriu novos ângulos da cidade que a deixaram impressionadas.

De acordo com Tatiana, a reportagem mostrando Ubatuba faz parte da série As Praias Mais Espetaculares do Brasil, que já gravou cenas em Búzios, no Rio de Janeiro, Maragogi, em Alagoas e na paradisíaca Jericoacoara, no Ceará. Ubatuba, segundo a repórter, foi escolhida para representar o estado de São Paulo, no ranking das praias mais belas do Brasil.

Para o Secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, que providenciou todo o apoio logístico para a viabilização da reportagem, como guias especializados, helicóptero, lancha, autorizações para entrada nos parques e ilha, hospedagem e alimentação - esse tipo de divulgação é muito importante para o município. "Queremos mostrar para todo o Brasil o potencial turístico de Ubatuba, mostrar o que temos de melhor", enfatizou Luiz Felipe.


• Finanças da Prefeitura faz Audiência Pública

A Secretaria Municipal de Finanças realizou ontem, dia 24, na Câmara Municipal a audiência pública para apresentar a execução financeira e orçamentária do 3º quadrimestre de 2004, conforme prevê a lei federal de Responsabilidade Fiscal. Os servidores municipais, Vera Lúcia Ramos e Marcelo da Cruz Lima prepararam um material explicativo em Power Point demonstrando com números e gráficos toda a receita da Prefeitura no ano de 2004, bem como suas despesas.

A apresentação mostrou também a origem da receita e os valores obtidos em cada uma delas, bem como gráficos demonstrando o crescimento da receita da Prefeitura desde 2000. Segundo a chefe da contabilidade, Vera Lúcia Ramos, em 2000 a receita foi de R$ 56.331.631 chegando a 2004 a casa dos R$ 90.906.477. Também o quadro de despesas foi bastante explicativo, mostrando os valores gastos em cada secretaria/ou setor da Prefeitura.


• Semana da Mulher ganha novos eventos

Aumenta o número de atividades para homenagear a mulher de Ubatuba

A Semana da Mulher em Ubatuba ganhou novos eventos. A partir do dia 1 de março, não só as mulheres mas toda a população poderá desfrutar de momentos de lazer, cultura, prevenção e informação. Com a coordenação do Fundo Social de Solidariedade e a participação de diversas Secretarias Municipais, além da Fundart, os eventos acontecem até o dia 8, em diversos bairros da cidade. Confira a nova agenda:

1/3 - Terça-feira
08h - Abertura da exposição de telas/artesanato produzidos por mulheres de Ubatuba - Paço Municipal
20h - Palestra Saúde da Mulher - Fundart

2/3 - Quarta-feira - Região Sul
10h - Palestra Saúde da Mulher - Posto de Saúde
16h - Apresentação para as mães / Ensino Fundamental - Escola Maranduba

3/3 - Quinta-feira - Região Norte
09h - Apresentação para as mães / Ensino Fundamental - Escola Puruba
10h - Palestra Saúde da Mulher - Posto de Saúde Puruba
15h - Apresentação para as mães / Ensino Fundamental - Escola Itamambuca
16h - Palestra Saúde da Mulher - Posto de Saúde Itamambuca

4/3 - Sexta-feira
14h - Samba de Roda Feminino - (alunas da Escola Semíramis / Fundação Alavanca) - Calçadão
14 às 17 h - Esclarecimentos sobre DST / Aids, Pressão Arterial - Calçadão
20h - Lira Padre Anchieta - Fundart

5/3 - Sábado
10h - Atividade Física para Melhor Idade - Tubão
10h - Projeto Escola e Família - Escola Semíramis de Oliveira Prado
19h - Mostra da Cultura Afro / Grupo Sangue Afro - Fundart

6/3 - Domingo
08h - Campeonato de Surf Feminino - Praia Grande
09h - Futebol de Areia - Perequê-Açú - Quiosque Recanto do Japa
09h - Musica ao vivo com Gabriel Duarte - Perequê-Açú - Quiosque São Lourenço
10h - Passeio Ciclístico - Saída Rua Hans Staden (em frente a Lojas Cem) - chegada Praça Trópico de Capricórnio
14h - Volei Feminino - Tubão
17h - Teatro de Bonecos / Projeto Guri - Fundart

7/3 - Segunda-feira
09h - Fórum Saúde da Mulher (Saúde Integral / Grupo de Apoio às Mulheres com Câncer) - Câmara Municipal
14h - Fórum Saúde da Mulher (continuação) - Câmara Municipal
19h - Palestra: Introdução da Cultura Negra no Curriculum Escolar com a Antropóloga Drª Eliana de Oliveira - Salão da Igreja São Francisco

8/3 - Terça-feira
19 h - Evento Literário e Musical - Fundart


• Enduro das Montanhas: chegada será em Ubatuba

Mais de 100 pilotos participam da prova

Ubatuba recebe neste domingo, 27, os participantes do 2º Enduro das Montanhas Verão. A prova será disputada no trecho São Paulo / Natividade / Ubatuba e consiste em 2 etapas distintas do Campeonato, e para compor o resultado final será efetuada a soma dos pontos PERDIDOS de cada dia. A largada será em Mogi das Cruzes , na Fazenda da ASW às 7 horas e terá um trecho de 240 km. No domingo o percurso é de 120 km e a saída será às 9 horas do Hotel Santa Rita em Natividade da Serra com chegada na Praia do Cruzeiro, em frente ao Centro de Informações Turísticas na Av. Iperoig.

A chegada dos primeiros pilotos a Ubatuba está prevista para às 14 horas. O evento será disputado por mais de 100 pilotos divididos nas categorias Light (qualquer piloto com qualquer moto off-road tendo planilha diferenciada, sem as trilhas mais técnicas); Tornado, Nacional 2T e 4T, 4 Tempos acima e abaixo, até 225 cc, acima de 225 cc; Sênior e Trail Trip.

A premiação acontece no próximo dia 9 para que a organização possa reunir as imagens e editar a fita da prova. Serão distribuídos troféus proporcionais e/ou até a 10ª posição aos primeiros colocados de cada categoria. Os motociclistas estão acostumados a rodar em trechos urbanos, mas a organização da prova pede aos motoristas, ciclistas e pedestres, para que também respeitem a sinalização e evitem acidentes.

O 2º Enduro das Montanhas Verão é um evento da Federação Paulista de Motociclismo e recebe o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer e Guarda Municipal no trecho de Ubatuba.


• Museu Histórico Washington de Oliveira reabre as portas e mostra o passado de Ubatuba

Rodas de engenho de açúcar, objetos de Ciccilo Matarazzo e Seu Filhinho, utensílios indígenas e muito mais...

O Museu Histórico Washington de Oliveira, localizado na antiga cadeia de Ubatuba, será reativado no início de março. O prédio está passando por adaptações para expor novamente o acervo. A iniciativa da Fundart traz de volta fragmentos da história de Ubatuba, representados por objetos arqueológicos, peças do tempo dos engenhos de açúcar e dos escravos, quadros e pertences de personalidades que marcaram época.

Entre as peças mais curiosas, tem um crânio humano pré-histórico, encontrado em Ubatuba; utensílios indígenas feitos de ossos; o relógio da Igreja Matriz, instalado no fim do séc. XIX, entre outras relíquias.

A comunidade ubatubense está contribuindo para enriquecer o acervo do museu, fazendo doações. Peças que antes ficavam guardadas em suas casas, agora serão expostas. O assessor patrimonial da Fundart, Marcelo Rezende, diz que essa atitude tem um valor inestimável. "Peças, que por vezes ficam esquecidas, entulhadas em algum canto da casa, têm grande importância para nós, pois representam a materialização do nosso passado".

Um mutirão está sendo programado, com funcionários da Fundart e da Secretaria de Obras, para pintar e reorganizar o espaço interno do museu. O estilista Clodovil Hernandes intermediou uma doação de tintas para pintar o prédio. O museu funcionará todos os dias, dois estudantes de turismo serão contratados para estagiar no Museu.


• Biblioteca aberta aos sábados

A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) informa que, a partir do dia 12 de março, a Biblioteca Municipal estará funcionando aos sábados das 8 às 16 horas. Essa novidade faz parte da campanha de incentivo à leitura que se inicia no município.

Os interessados em se cadastrar para emprestar livros da biblioteca devem comparecer ao local, munidos de xerox do RG, comprovante de residência e duas fotos 3x4.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.