13/09/2025  11h48
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
26/02/2005 - 19h18
Seletiva Petrobras define o 1º campeão do ano
João Carvalho
 
Três campeões brasileiros abrem o último dia (domingo) de disputas no Rio Grande do Norte.
 
Clemente Coutinho 
  O cearense Messias Felix, dono do recorde de maior pontuação da Seletiva Petrobrás de Surfe Masculino em Nísia Floresta (RN).

Três campeões brasileiros vão abrir o último dia da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino no Rio Grande do Norte. O paulista Renato Galvão, o paraibano Fábio Gouveia e o alagoano Tânio Barreto, acabaram escalados para inaugurar as quartas-de-final da primeira etapa do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional de 2005. O atual campeão nordestino Saulo Carvalho completa o primeiro confronto por duas vagas nas semifinais no domingo decisivo do evento que começou na quinta-feira com 160 surfistas de 13 estados do país. Agora, restam apenas dezesseis candidatos ao título, que vale um prêmio de 10.000 Reais e os primeiros 1.000 pontos no ranking que classifica vinte atletas para o SuperSurf, a divisão principal do surfe nacional. O vice-campeão leva 5.000 Reais e 860 pontos, o terceiro fica com 3.000 Reais e 730 pontos e o quarto colocado na final prevista para começar às 11h50 ganha 2.000 Reais e 670 pontos.

MAIORIA CEARENSE - Na lista dos dezesseis melhores surfistas da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, três são da Paraíba, o Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro tem dois atletas cada, um é da Bahia, um de Alagoas, o único paulista é o atual campeão brasileiro Renato Galvão e a maioria é do Ceará, cujos surfistas também encabeçam a lista de recordes do campeonato. Abusando dos aéreos, Messias Felix conseguiu a maior pontuação - 15,07 de 20 possíveis - e Martins Bernardo foi o que recebeu a maior nota - 8,83. Claudemir Lima e Angelino Santos completam a lista de quatro cearenses nas quartas-de-final.

"Tenho facilidade nos aéreos de tanto treinar lá em Fortaleza, no Titanzinho, onde as condições das ondas são parecidas com as daqui", confessou Messias Felix, que venceu quatro das cinco baterias que disputou nas ondas irregulares de meio metro de altura da praia de Rio Doce, em Búzius. "Graças à Deus venho tendo sorte em achar boas ondas nas baterias e consegui minha classificação para o domingo. Vou lutar para sair daqui campeão e espero que este resultado possa criar interesse de algum patrocinador. Se não conseguir nada, vou guardar o dinheiro que receber aqui para viajar para disputar as provas lá no Sul, pois meu objetivo passou a ser conseguir uma vaga no SuperSurf", disse Messias, que agora vai enfrentar o potiguar Danilo Costa, o gaúcho Daison Pereira e o ex-campeão mundial do WQS, Armando Daltro, da Bahia, na terceira quarta-de-final.

A primeira terá três campeões brasileiros e o atual campeão nordestino. O alagoano Tânio Barreto começou o dia com uma grande apresentação e manteve a invencibilidade com mais uma vitória nas oitavas-de-final da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino. "A primeira bateria do dia foi muito boa, consegui uma nota 8,5 e isso me deu confiança para chegar agora na próxima fase acreditando no meu surfe. Vou tentar o título desta etapa, porque não estou morando mais no Brasil e quero aproveitar este campeonato para treinar para começar o circuito europeu com um ritmo de competição forte. A situação aqui no Brasil está muito difícil para os atletas e surgiu essa oportunidade de morar na Europa. Se tiver sucesso lá, vai ser uma pena que a partir do ano que vem vou competir no mundial representando a Espanha, mas é isso mesmo, a vida continua", disse Tânio.

Ele vai enfrentar o paraibano Fábio Gouveia, o paulista Renato Galvão e o campeão nordestino Saulo Carvalho, da Paraíba. O único campeão brasileiro que foi desclassificado logo em sua estréia foi o carioca Leonardo Neves e o outro é o potiguar Joca Júnior, que representará o Rio Grande do Norte nas quartas-de-final junto com Danilo Costa. "Eu conheço bem essas ondas, mas o mar está muito difícil e tem que ter um pouco de sorte para achar as ondas boas. Graças à Deus eu consegui a classificação no final da bateria de novo", contou Joca Júnior. "Correr em casa com a galera toda torcendo cria uma expectativa na gente lá dentro. O campeonato está show, muito bem organizado e espero que a Petrobras esteja gostando e que esse campeonato comece a fazer parte do calendário da nossa cidade para incentivar cada mais o surfe potiguar", deseja Joca.

A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino é uma realização da RM Sports e esta primeira etapa tem patrocínio da Petrobras e apoio da Ecológica, Pittsburg Sanduicheria, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Rádio 95 FM e Prefeitura Municipal de Nísia Floresta, com organização da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), FESURF RN (Federação de Surf do RN), ANS (Associação Norte-Riograndense de Surf) e ASBT (Associação de Surf de Barra de Tabatinga). As disputas podem ser acompanhadas on-line pelo www.fpsurf.com.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.