19/08/2025  12h21
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
03/05/2013 - 12h16
Amor de mãe tem preço?
 
 

O Dia das Mães é uma das datas mais celebradas, no Brasil e no mundo. É aquele tão esperado domingo, quando as matriarcas recebem o afeto de seus herdeiros: crianças, jovens, adultos e até mesmo aqueles que fazem parte da turma do “RG baixo”. Não há quem não se importe e não celebre essa data. Quem também espera ansiosamente pelo Dia das Mães são os comerciantes. Trata-se da segunda data mais importante do varejo, ficando atrás apenas do Natal. Shoppings ficam lotados e enfrentam-se filas nos restaurantes, tudo para tirar a mãezinha da cozinha ao menos em seu dia. Será que isso é realmente significativo?

“Não foi isso que Anna Marie Jarvis imaginou, quando deu origem, quase que inocentemente, às comemorações ao Dia das Mães”, afirma Ana Boucinhas, fundadora do Portal Amantes da Vida (www.amantesdavida.com.br), mãe de 3 filhos e avó de 5 netos. A história da norte-americana, de fato, exemplifica bem a manipulação dos comerciantes, ainda no início do século XX. Ao ficar órfã, as amigas de Anna Marie Jarvis, penalizadas com sua dor, resolveram inventar uma festa para homenagear a falecida. Ela ficou tão feliz que achou que a ideia deveria ser estendida a todas as mães, mortas e vivas. Anna saiu da depressão com a bola toda e, dois anos depois, já estava à frente da Associação Internacional para a Criação do Dia das Mães. Em 1910, o governador da Virginia incorporou ao calendário local a comemoração. Quatro anos depois, o então presidente dos EUA, Woodrow Wilson, unificou a celebração em todos os estados americanos.

A sensível Anna tinha a melhor das intenções na sua luta, tanto que na primeira Missa das Mães realizada na Igreja de Grafton no segundo domingo de maio, enviou 500 cravos brancos para serem distribuídos dois a cada mãe presente. As luzes dos comerciantes logo se acenderam e trataram de obter fins lucrativos com a festividade. Anna, então, quase pirou. Entrou com ação para cancelar o dia das mães e nesta nova luta, ela e a irmã gastaram o que tinham e o que não tinham. “Claro que não obtiveram o menor sucesso. A coitada morreu na miséria, aos 84 anos, e sem ter sido mãe. No mínimo os comerciantes dos países que se locupletam com a merecida comemoração às mães deveriam render uma homenagem à mentora”, opina Ana Boucinhas.

O drama e o legado deixados por Anna Marie Jarvis ainda estão presentes nos dias de hoje. “Mesmo dando um trabalho danado, que ninguém se engane: ser mãe é muito bom e gratificante. E é exatamente por isso que devemos celebrar”, diz Maria Eugenia Cerqueira, também fundadora do Portal Amantes da Vida, mãe de um casal e avó de 1 neto. Para ela, o mais importante são as homenagens, que podem vir em forma de presente ou não. Nesse sentido, Maria Eugênia se diverte ao lembrar dos mimos feitos pelos seus filhos durante a época da escola. “As crianças são incentivadas a preparar algo para presentear, como desenhos, porta-retratos, corações recortados e cartões. O resultado final, entregue por mãozinhas orgulhosas e emocionadas, no entanto, quase sempre sai desengonçado. Muitas mães, assim como eu, emocionavam-se com o gesto e acabavam guardando o presente por anos a fio”, brinca.

Maria Eugênia Cerqueira não recebe mais “brindes escolares”, pois seus filhos já são adultos. Mas acredita que gestos e demonstrações de afeto, apesar de tudo, ainda são os melhores presentes: “Sou levada a comer fora, telefonam, prestam-me homenagens. Quando vejo mulher grávida no meio da rua, do alto de minha experiência, penso: bendita menopausa! Deus é sábio - dá filhos quando a paciência ainda é elástica e inesgotável”, finaliza.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.