19/08/2025  04h45
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
22/08/2013 - 18h00
Roda de conversa sobre `defeso cultural´ caiçara
 
 
Evento encerra a programação do III Mês da Cultura Popular, trazendo reflexões importantes para a cultura caiçara e ainda propiciando um encontro inesquecível para música regional!

No próximo sábado, dia 24 de agosto, o Projeto Tamar encerra, com reflexões e música, o III Mês da Cultura Popular.

Às 20h, a Roda de Conversa sobre Defeso Cultural reúne as cidades vizinhas Ubatuba/SP e Paraty/RJ, num debate com seus secretários de cultura, Isabella Vassão e Ronaldo dos Santos, os artistas regionais, Mario Gato e Luís Perequê e o idealizador do ‘Museu Vivo do Fandango’, Alexandre Pimentel. Terá a mediação de Vanda Mota, diretora geral do Instituto Silo Cultural de Paraty, instituição realizadora da Caravana Paraty, ação do “Defeso Cultural”, e parceira na realização desta Roda de Conversa.

Inspirado no conceito de Defeso Marinho, que visa proteger as espécies na época de sua reprodução, o Defeso Cultural propõe o debate de ideias e políticas públicas capazes de preservar a vida cultural das cidades turísticas que, em geral, tem privilegiado o entretenimento em detrimento à cultura regional.

Trata-se de um movimento da sociedade civil, idealizado por Luís Perequê, em apoio e fortalecimento da cultura popular caiçara. Defende as expressões culturais, que necessitam de tempo para convivência e para trocas entre os seus mestres e praticantes.

No ano passado, o Projeto Tamar fez uma prévia deste debate no II Mês da Cultura Popular, reunindo Luís Perequê, o músico e produtor carioca Bruno Tavares, o músico e artesão caiçara Mario Gato e o diretor teatral, músico e ator caiçara Bado Todão.

Este ano, na Mesa Redonda ‘Cultura e Saberes globais’, realizada durante a Flip (Feira Literária de Paraty) de 2013, o tema reuniu o músico Gilberto Gil, a historiadora Marina de Mello e Souza, que foram mediado por Alexandre Pimentel, atual diretor da Biblioteca Parque de Manguinhos.

O movimento também foi debatido em mesa aberta ao público, no Encontro da Rede Caiçara de Cultura, realizado em agosto no Instituto Silo Cultural, com a presença do escritor e pesquisador Antonio Carlos Diegues, autor da Enciclopédia Caiçara, e um dos maiores conhecedores da cultura caiçara no país.

Além disso, o Silo Cultural, com apoio de diversas instituições, realiza a Caravana Paraty, turnê coletiva que circula com manifestações culturais tradicionais e contemporâneas para fora da sua cidade de origem.

Após a ‘Roda de Conversa sobre o Defeso Cultural’ no Tamar, a programação desta noite especial não poderia finalizar de outra forma: uma animada e interativa apresentação do Fandango Ubatubano, Xiba e, claro, nosso querido Luís Perequê!

Neste III Mês da Cultura Popular, o Projeto Tamar afirmou seu respeito e carinho pelas culturas tradicionais brasileiras, demonstrando a força da arte e da música para a conservação das tartarugas marinhas e a proteção do mar.

Criado há 33 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais.

Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.


24/08

16h00 Oficina de Rabeca com o Mestre Mario Gato

20h00 Roda de Conversa sobre Defeso Cultural

20h30 Apresentação cultural: Fandango Ubatubano & Luís Perequê


Funcionamento:

Durante o mês de agosto, o Centro de Visitantes estará aberto todos os dias (exceção de quarta-feira), das 10 às 18 horas (domingo a quinta) e das 10 às 20h (sextas e sábados).

Preços de entrada:

· Crianças acima de 1,20 m e adultos – R$ 13,00;

· Crianças abaixo de 1,20 m e adultos maiores de 60 anos – não pagam.

· Moradores de Ubatuba (cadastrados ou portando algum comprovante: título de eleitor, RG, carteira de escola ou trabalho) – não pagam.

Endereço:

Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá – Ubatuba/SP

Telefones:

(12) 3832-6202 e 3832-7014

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.