14/09/2025  21h07
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
11/03/2005 - 15h10
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 

 

• Sábado é dia de sanduíche de Peixe na Ilha dos Pescadores

O evento faz parte de um projeto de revitalização da Ilha e do Mercado Municipal de Peixe

Sábado, dia 12, a partir da 10 horas, tem novidade na Ilha dos Pescadores: sanduíche de peixe à moda alemã! O evento foi organizado por um grupo de estudantes alemães, em parceria com o Mercado de Peixe, para testar a viabilidade de se montar uma praça de alimentação no local. Essa idéia faz parte de um projeto de conclusão de curso de 5 rapazes, que são estudantes de urbanismo em Hamburgo, Alemanha. Eles escolheram Ubatuba, mais especificamente, a Ilha dos Pescadores como objeto de estudo.

David Fisher, Calle Méier, David Senger, Johannes Zahn e Ronny Brehmer estão desenvolvendo um projeto que tem como objetivo revitalizar esse espaço, que eles consideram um local com grande potencial turístico. Fisher diz que o grupo se encantou com Ubatuba e, do ponto de vista profissional, com a Ilha dos Pescadores. "Ali, é possível ver de perto a vida e a cultura do caiçara, temos a natureza, o mangue, a história. É um local que merece uma atenção especial".

A idéia de realizar esse evento surgiu da observação de que o mercado só oferece produtos crus. Atualmente, não é possível comer o peixe ou o camarão ali mesmo, no local. Além disso, sanduíche de peixe no Brasil é algo que foge do convencional. Os garotos alemães observaram que não existe essa opção nos carrinhos de lanche de Ubatuba. Outra iniciativa dos estudantes alemães foi a impressão de 4 mil cartões postais com imagens da Ilha, que começarão a ser comercializados nas bancas da cidade. Segundo David, "é preciso divulgar a Ilha para que ela comece a ser percebida turisticamente".

Os sanduíches de peixe, a princípio, só poderão ser experimentados neste sábado. O administrador do mercado de peixe, Edgar Marques diz que essa é uma primeira experiência testar a aceitação e a viabilidade de se oferecer esse tipo de produto. "Queremos incentivar o turista e o cidadão ubatubense a freqüentar a Ilha dos Pescadores, não só para comprar frutos do mar, mas para visitar e conhecer um pouco da cultura caiçara".


• Começa o metropolitano de Futmesa 2005

As partidas acontecem todo sábado no Capitão Deolindo

Começa neste dia 12, o 9º Campeonato Metropolitano de Futmesa. A Associação Ubatubense de Futebol de Mesa (AUFM) espera o comparecimento da totalidade dos atletas para essa importante disputa. O atual bi campeão do torneio, André Rafael.

Surge como um dos favoritos, pois vem da conquista da Copa Fonseca. O maior campeão do Metropolitano, Ralph Solera (três títulos) e Adauto Júlio, grande destaque em 2004 também despontam com grandes chances.

O Campeonato Metropolitano de Futmesa é disputado em turno único, jogando todos contra todos, onde os cinco primeiros se classificam para a fase final, que também acontece em turno único, sagrando-se campeão aquele que somar o maior número de pontos. Os eliminados na primeira fase poderão disputar a Copa Canecão ou Copa Charles Miller. As partidas serão disputadas a partir das 14 horas, no Colégio Capitão Deolindo. A Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba apóia os eventos da AUFM em 2005.


• Ubatuba terá mudança de tarifa e verificação nos taxímetros

Município deverá acatar normas da portaria do Ipem

Técnicos do IPEM - Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo -, estarão em Ubatuba nos dias 16 de março e 22 de junho para mudança de tarifa e verificação periódica anual dos taxímetros instalados em veículos de aluguel utilizados para transporte de passageiros na cidade. A informação foi enviada ao prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL), por meio de um ofício e portaria do Superintendente do órgão, Jayme Memoli Junior.

A substituição eventual de peças nos instrumentos de medir, inclusive para adequação da nova tarifa vigente, deverá ser realizada pelas oficinas, de acordo com o artigo 21 da Lei Federal 8078, do Código de Defesa do Consumidor. A portaria ainda determina que os serviços serão realizados na Câmara de Ubatuba, das 10 às 14 horas, nos dias 16 de março e 22 de junho.


• Abertas as inscrições para figuração na encenação da Paixão de Cristo

A Fundart - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, abriu as inscrições para figuração na encenação da Paixão de Cristo. Os interessados devem procurar a Fundart até o dia 23 de março, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Serão aceitas entre 80 e 100 inscrições. A Paixão de Cristo será realizada no dia 25 de março. O evento é uma realização da Fundart, com apoio da Prefeitura de Ubatuba.

A Fundart está localizada na Praça Anchieta, 38, centro, Casarão do Porto. Maiores informações pelo telefone 3833-7000.


• História e Cultura Africana passam a fazer parte do ensino em Ubatuba

Essa determinação do governo federal tem como objetivo resgatar e valorizar a contribuição do povo africano nas mais diversas áreas da evolução brasileira

Seguindo determinação do governo federal na lei 10639/2003, este ano, o município de Ubatuba passa a incluir o ensino de História da África, Cultura Afro e Afro-Brasileira, como tema transversal nas escolas. O conteúdo dos estudos engloba, além da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o papel do negro na formação da sociedade nacional.

Marcando o início da implantação desse novo assunto na educação, foi realizada uma palestra para diretores, professores e funcionários da Secretaria Municipal de Educação, com a Drª Eliana de Oliveira, antropóloga social, mestra em psicopedagogia e pesquisadora da Unesco. Eliana abordou assuntos sobre a consciência negra e a importância da integração de raças no processo de inclusão social.

Essa palestra foi realizada porque a Secretaria Municipal de Educação aderiu a um programa de capacitação de professores do GRUHBAS - Projetos Educacionais e Culturais - para trabalhar o tema com os alunos nas salas de aula. Todos os meses, mais de 500 professores de Ubatuba receberão materiais e instruções que auxiliarão no processo de elaboração de aulas relativas ao tema. Nas publicações, são abordados assuntos como a desigualdade racial e o desempenho escolar e elementos para uma abordagem em sala de aula sobre a história do negro no Brasil.

Segundo a coordenadora municipal do ensino médio, Cristiane Gil, essa determinação do governo tem como objetivo resgatar e valorizar a contribuição do povo africano nas mais diversas áreas no Brasil. "As pessoas precisam ter consciência da importância do negro na formação da nossa história e da nossa identidade cultural. Nas nossas veias corre o sangue mestiço dos índios, dos africanos, dos portugueses, dos espanhóis... Não faz sentido haver discriminação no Brasil, uma vez que somos todos frutos da miscigenação dos povos". Os conteúdos deverão ser trabalhados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística, Literatura, História e Geografia.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.