16/08/2017  16h13
· Guia 2017     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
08/10/2013 - 14h09
Festival Tropixel, em Ubatuba
 
 
O Festival Tropixel – Arte, Ciência, Tecnologia e Sociedade reunirá pesquisadores, artistas, ativistas e cientistas de diferentes lugares do Brasil e do mundo, durante o mês de outubro, em Juiz de Fora (MG) e Ubatuba (SP)
Divulgação 

Articulado pelo núcleo Ubalab (1) e pelo Mestrado em Arte, Cultura e Linguagens (2) da Universidade Federal de Juiz de Fora junto a uma comissão organizadora com abrangência nacional, o Tropixel vai contar com duas etapas: uma em Juiz de Fora, entre os dias 17 e 19 de outubro; e a outra em Ubatuba, entre os dias 21 a 25 de outubro. O Festival conta com o apoio da CAPES, FAPEMIG, Pró-reitoria de Cultura da UFJF, Programa Brasil-Alemanha, Prefeitura de Ubatuba, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Escola Técnica Estadual – Centro Paula Souza de Ubatuba, Escola Técnica Municipal Tancredo Neves, Associação Comercial de Ubatuba e Fundart.

O objetivo principal do Festival Tropixel (parceiro brasileiro da rede de eventos internacionais Pixelache) (3) é articular as particularidades brasileiras na fronteira entre a cultura e a tecnologia com referências científicas e teóricas e práticas experimentais contemporâneas, em busca de futuros justos, sustentáveis e includentes.

Em Ubatuba o festival acontecerá em diferentes locais da cidade (4). Está sendo negociada a participação de estruturas itinerantes, como o Labmóvel (5) e o Ônibus Hacker (6), para a realização de oficinas e apresentações móveis. A programação articula algumas entre as mais de cem propostas de participação que foram recebidas através de uma convocatória aberta no site do festival durante o mês de agosto.

Ubatuba é uma cidade de grande diversidade cultural, social e religiosa. À importância das comunidades tradicionais - caiçaras, quilombolas e indígenas - somam-se correntes migratórias de diversas origens; intelectuais e artistas radicados; empresários em busca de qualidade de vida; profissionais autônomos em rota de fuga das cidades grandes. Tem um inestimável patrimônio natural, com a maior cobertura proporcional de Mata Atlântica do Estado de São Paulo, e mais de quatro séculos de história. Uma grande proporção da população utiliza bicicletas como meio de transporte cotidiano. A cidade conta com cerca de uma centena de fantásticas praias, além de uma imensa biodiversidade. A sociedade civil participa ativamente da discussão sobre o estado atual da cidade e da elaboração de planos participativos para o futuro.

Uma leitura otimista indica um futuro promissor, com alta qualidade de vida, justiça social e sustentabilidade. Entretanto, algumas questões importantes exigem atenção. Entre elas a alta evasão de jovens talentos devido às poucas alternativas de formação após a conclusão do ensino médio; a baixa auto-estima sentida por estratos variados da sociedade; a distribuição desigual dos resultados da exploração comercial de suas atrações turísticas e naturais; a questão da gestão do lixo, ainda mais complexa justamente por conta do legado ambiental de Ubatuba; e a relação problemática da população com seu território, pela falta de mecanismos claros de regulação e conciliação entre usos tradicionais de recursos materiais e preservação da natureza. Em tal cenário, mais importante do que aplicar uma cartilha pronta de soluções é exercitar a imaginação em busca de alternativas para o futuro. Igualmente prioritário é identificar, valorizar e apoiar talentos locais, promovendo seu pleno desenvolvimento a partir do intercâmbio e do aprofundamento conceitual e técnico.

Além da contribuição qualitativa à construção de melhores futuros, o Festival Tropixel pretende gerar visibilidade para a cidade, posicionando-a como polo de produção e troca de conhecimento e de cultura contemporânea. Será o primeiro evento desta natureza e formato na região. O festival vai agregar artistas, produtores culturais, empreendedores criativos, ativistas e estudantes, além de promover a inserção de Ubatuba no cenário internacional de “cidades criativas”, a partir da articulação com diversas redes internacionais com as quais o projeto Ubalab se relaciona.

(1) http://ubalab.org
(2) http://www.ufjf.br/mestradoartes
(3) http://network.pixelache.ac
(4) http://tropixel.ubalab.org/pt-br/programacao
(5) http://labmovel.net
(6) http://onibushacker.org

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
15/08/2017 - 05h13 E nas areias de Ubatuba... (CLXXI)
14/08/2017 - 06h33 Pauta da Sessão da Câmara de Ubatuba para 15/08
14/08/2017 - 06h31 Caraguatatuba sempre sai na frente. Até quando?
13/08/2017 - 07h05 Jantar beneficente em prol do Projeto Namaskar
10/08/2017 - 07h33 `O som e sílaba´, no Teatro Municipal de Ubatuba
08/08/2017 - 05h53 E nas areias de Ubatuba... (CLXX)






· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2017, UbaWeb. Direitos Reservados.