18/08/2025  14h34
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
09/10/2013 - 16h05
Preterido, boleto pode ser mais vantajoso
Jerome Pays
 

Todos os sites de venda on-line observam uma quebra significativa entre a quantidade de pedidos feitos e a quantidade de pedidos realmente pagos, o verdadeiro indicador de conversão de venda.

Os motivos que levam um cliente a não completar a compra são fáceis de entender quando o meio de pagamento é o boleto. Este é o meio que apresenta a menor taxa de conversão. Porém, ele não é eliminado porque oferece três grandes vantagens para a loja: elimina o risco de fraude (a loja só envia a mercadoria depois de ter recebido o dinheiro), substitui o custo da comissão de cartão de crédito pelo custo de comissão do banco (muito menor) e reduz o tempo de recebimento da venda (um a três dias, contra 30 para vendas por cartão de crédito).

O pagamento por boleto reflete uma regra que prevalece no e-commerce: no processo de compra, a cada etapa perde-se cerca de 50% das pessoas. É como um funil em que, dependendo do segmento, até 90% dos boletos podem acabar não sendo pagos. Um dos principais motivos é quando a loja emite o boleto por um banco diferente do qual o comprador tem conta, porque o processo de compensação pode levar até três dias úteis.

No melhor dos cenários, a loja tem afiliação com diversos bancos e, sempre que o cliente puder escolher o boleto de um banco do qual ele é correntista, o gateway lhe proporciona um processo mais ágil: transferência eletrônica pela Internet, que também permite pagar títulos emitidos por outras instituições financeiras copiando e colando o código do documento gerado.

A tendência atual dos gateways de pagamento é apostar no Internet Banking, realizando integração com vários bancos, para que seus correntistas possam pagar boletos pela rede. Assim, do carrinho de compra, o consumidor é levado diretamente ao ambiente web de seu banco, onde há maior segurança, e realiza o pagamento após a autenticação da senha.

É importante lembrar que, no Brasil, o uso do Internet Banking é maior do que o de pessoas que compram on-line. Ou seja, o consumidor tende a confiar mais nos grandes bancos para acessar seus dados mais sensíveis do que nos grandes varejistas para realizar compras pela web. Portanto, o boleto bancário tem sua devida importância, já que é um meio de pagamento muito útil em diversos cenários e conjunturas.


Nota do Editor: Jerome Pays é diretor de e-commerce da Lyra Network, empresa francesa especializada na transmissão de dados para transações eletrônicas e líder do segmento no Brasil, e detentora do gateway de pagamento PayZen. E-mail: jerome.pays@lyra-network.com.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.