15/09/2025  08h19
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
11/03/2004 - 09h08
Rip Curl Grom Search no sábado e domingo
Fábio Maradei
 
Disputa será nestes sábado e domingo na praia do Tombo, em Guarujá
 
Divulgação 
  Bruna Schmitz

A decisão do Rip Curl Grom Search 2004 nestes sábado e domingo (dias 13 e 14), terá transmissão ao vivo pela internet. Esta será a 1ª vez que um campeonato na praia do Tombo, em Guarujá, local da 3ª e última etapa do ranking, terá suas notas transmitidas em tempo real direto. A novidade vai beneficiar, sobretudo, os pais dos atletas, já que a competição é voltada para surfistas com, no máximo 16 anos de idade.

"Como temos atletas de várias partes do país, decidimos criar este benefício para que os familiares, técnicos, amigos, possam acompanhar, vibrar. Afinal o Rip Curl Grom Search é um evento destinado à molecadinha e queremos os pais sempre por perto", afirma Felipe Silveira, diretor de marketing na Rip Curl do Brasil. "Esse campeonato vem nos surpreendendo pela participação, receptividade, justamente por ser para a molecadinha", acrescenta.

Os interessados poderão acompanhar as disputas on-line nos sites www.ripcurl.com/news/brazil, www.waves.com.br, www.fpsurf.com.br e www.adrenalimitz.com.br. Quem estiver acessando o evento vai poder concorrer a kits da Rip Curl. "Essa é a 1ª vez que um campeonato de base tem cobertura ao vivo. Estamos criando toda uma estrutura de um campeonato top. Queremos que os atletas aprendam, cresçam", afirma Felipe, lembrando que o evento tem várias particularidades, como uma churrascada de confraternização no final, envolvendo todos os atletas, pais e técnicos, e também a criação de um vídeo com os melhores momentos do final de semana, enviado a todos os participantes.

"A idéia é justamente deixar os atletas num clima bem descontraído. Buscamos, desde o nosso 1º evento, criar uma atmosfera positiva, que incentive a nova geração a encarar o surf como estilo de vida, como o contato com a natureza, a diversão e a busca da onda perfeita com os amigos. E também, claro, queremos promover educação", comenta.

Com abrangência nacional, o Rip Curl Grom Search tem uma premiação forte, com duas passagens aéreas para a Austrália, para os campeões da mirim e da feminina (ambas com limite de 16 anos). Os dois beneficiados, além de conhecerem o país que "respira" surf, vão participar de um campeonato da Rip Curl, ganhando experiência internacional. Homologado pela Confederação Brasileira de Surf, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Ministério do Esporte, o Rip Curl Grom Search está em sua 5ª edição, mas neste ano ganhou status de circuito, com um ranking de três etapas.

Antes, as disputas eram isoladas em cada estado, mas sempre com muita emoção e reunindo os melhores talentos da nova geração. Exemplo disso foi a final de 2002 em Guarujá, entre o novo campeão mundial pro júnior, Adriano de Souza, o Mineirinho, e o atual campeão paulista das categorias júnior e mirim, Júnior Farias. Também outros valores, como o paranaense Jihad Kohdr (que vem ganhando espaço no WQS), o catarinense Thiago Bianchini (atual campeão brasileiro amador) são bons exemplos.

Criado em 1998 na Austrália, o Rip Curl Grom Search vem ganhando força a cada ano em outros países, como Estados Unidos, África do Sul, França, Indonésia. O Brasil começou a realizar o campeonato em 99 e já reuniu mais de 2 mil surfistas por toda a costa. Para 2005, o objetivo é a realização do Rip Curl Grom Search International, com a participação de todos os campões de cada país.

Na disputa deste final de semana são esperados atletas de, pelo menos, sete estados. Na mirim, a disputa é acirrada e dois campeões brasileiros iniciantes aparecem na frente. O catarinense Giancarlo Zampieri, melhor do país em 2002, lidera, com 1.729 pontos. O paulista de Ubatuba, Wigolly Dantas, que venceu o Nacional ano passado, vem logo atrás, com 1.656.

Outro paulista, Leandro Santos, que tem a vantagem de competir em casa, está praticamente empatado com Wiggolly, somando 1.620. Também aparecem como cotados Thiago Camarão, de São Sebastião, conhecido por ser um dos mais radicais da nova geração (especialista em aéreos) e o pernambucano radicado em Santa Catarina, onde garantiu os títulos estaduais júnior e mirim da temporada passada, Bruno Rodrigues.

Entre as meninas, três talentos dividem o favoritismo - a vice-campeã brasileira júnior, Gabriela Teixeira, de Búzios, é a líder, mas tem como adversárias as paranaenses Natalie Martins e Bruna Schmitz. A diferença entre as três é de menos de 300 pontos. Gabriela soma 1.900 pontos, com uma vitória e um 2º lugar. Natalie aparece com 1.729 e 100 pontos atrás, vem Bruna.

Na grommets ou infantil (até 12 anos), Sebastian Ribeiro, de Santa Catarina, está na frente, com 1.312, mas os dois grandes favoritos são o capixaba Kristian Kimerson e o também catarinense Cauê Wood, cada um com uma vitória no Rip Curl Grom Search deste ano. Quem também aparece com grandes chances é Jessé Mendes, atual campeão paulista petit e que acaba de voltar de sua 5ª surf trip ao Peru e vai competir "em casa". Entre os iniciantes (no máximo 14 anos), o gaúcho Dionata Monteiro é o líder, com 1.385 pontos, e como na outra categoria, os dois vencedores deste ano, são os cotados - o paranaense Rafael Teixeira e o paulista Gustavo Araújo.

Vale destacar que na disputa pelo título, serão válidos os dois melhores resultados de cada competidor. No caso de empate no ranking final, será considerado campeão o competidor que tiver melhor colocação na etapa final. Mais informações sobre a etapa decisiva pelo telefone (13) 3398.3007, pelo e-mail marketing@ripcurl.com.br ou no site www.ripcurl.com/events/brazil.

O Rip Curl Grom Search tem o patrocínio da Rip Curl, com o co-patrocínio da Hot Water, Nivana, Revista Hardcore, Sul Nativo, e 2 Surf. Apoio da Sticle, Sky Artes Gráficas, Gordon & Smith, Revista Maneco e homologação da Confederação Brasileira de Surf, Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte. A etapa da praia do Tombo tem o apoio da Federação Paulista de Surf, Associação Guarujaense de Surf e Prefeitura de Guarujá.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.