18/08/2025  14h57
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
28/10/2013 - 11h05
Dicas de como ser um cliente oculto eficiente
José Worcman
 

O trabalho de cliente oculto tem amadurecido e conquistado cada vez mais adeptos no Brasil e já é amplamente desenvolvido nos Estados Unidos e em países da Europa. Por ainda não ser tão popular em nosso país, muitas pessoas se inscrevem em empresas que oferecem o serviço, mas não sabem exatamente como devem agir para serem bons avaliadores e conquistar boa posição no grupo de clientes ocultos.

Confira algumas dicas para ter sucesso no segmento:

Siga as regras – a principal responsabilidade do cliente oculto é avaliar a performance do estabelecimento e dos funcionários, por isso é muito importante ficar atento e seguir estritamente prévias orientações que serão dadas pela prestadora de serviços, com determinado produto ou serviço para consumir ou alguma maneira de agir.

Pontualidade – as ações são sempre definidas para serem realizadas em dia e horário específicos. Para que a avaliação seja realizada corretamente, o cliente oculto deve programar-se para chegar na hora programada. Depois disso, é requerido que envie o relatório o mais rápido possível para a base.

Atenção – Quando chegar ao estabelecimento, o cliente oculto deve prestar atenção a cada detalhe do local e da equipe de atendimento. Limpeza, organização, agilidade, qualidade e tudo mais que acontecer durante a visita.

Organização – Para garantir um relatório de qualidade, organize as ideias sobre cada ponto analisado. Escolha a forma mais adequada ao seu perfil (tablete, smartphone, bloco de notas etc.) e anote tudo quanto for necessário.

Honestidade – Ao responder ao questionário seja claro, objetivo e verdadeiro no relato. Mentiras prejudicam o trabalho de todos, além de enviar o avaliador direto para a black list.

Seriedade – apesar de se tornar uma atividade prazerosa e divertida, o cliente oculto é um trabalho sério e muito importante que auxilia empresários a identificarem os erros e acertos de seus negócios, logo, deve ser tratado com muita seriedade, fortes critérios e responsabilidade na hora da avaliação.


Nota do Editor: José Worcman é sócio-diretor da OnYou, uma das principais empresas especializadas em qualidade de serviços no país, que conta com mais de 350 mil clientes ocultos que são treinados especialmente para avaliar estabelecimentos, e diretor executivo da MSPA-LA divisão latina americana da Mystery Shopping Providers Association mundial.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.