18/08/2025  12h39
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
23/11/2013 - 11h10
Dengue: prevenir para combater
 
 
Ainda não há vacina para erradicar a doença, mas é possível se precaver evitando os criadouros do mosquito

Com a chegada do verão, o número de casos de dengue tende a aumentar no país. A temporada oferece as condições climáticas ideais para o surgimento do problema, como calor e muita chuva, que propicia o acúmulo de água parada, local onde ocorre a reprodução do mosquito Aedes aegypti, único vetor da doença, que não é transmitida por meio do contato humano.

O Dia Nacional de Combate à Dengue, neste dia 23, tem como objetivo lembrar a população de como é possível se prevenir contra essa enfermidade que, em situações mais graves, pode levar à morte. De acordo com o Ministério da Saúde, só nos dois primeiros meses deste ano houve aumento de 190% nos casos de pessoas infectadas em todo o país, em relação ao mesmo período de 2012. Isto se deve ao surgimento do DENV-4, um tipo de vírus que teve maior circulação no país em 2013. Até o ano passado, o Aedes aegypti transmitia apenas três tipos da dengue. A boa notícia é que o número de óbitos diminuiu 20%.

A vacina ainda está em fase de testes, por isso a única medida para combater a dengue é a prevenção. “A medida preventiva mais eficaz é acabar com os criadouros do mosquito. Devemos evitar o acúmulo de lixo e de materiais que possam armazenar água, como pneus, baldes, pratos de vaso de plantas, caixas d’água sem tampa, tanques. Estes reservatórios devem ficar sempre cobertos e serem lavados regularmente”, conta a infectologista do Hospital Alvorada, Dra. Jane de Oliveira Teixeira.

Dessa forma, pessoas que moram ou trabalham em locais que proporcionam a infestação do Aedes aegypti, como em vizinhanças com terrenos baldios ou com ferros-velhos, estão mais sujeitas à doença. A utilização de repelentes é uma alternativa que pode evitar a picada do mosquito, mas apenas os que são feitos à base de Deet (N,N-dietil-meta-toluamida na concentração de 35%). Estes produtos, porém, são contraindicados para grávidas e crianças menores de 12 anos.

“A maior incidência dos casos de dengue se dá justamente no período das férias de verão, quando a maioria das pessoas costuma viajar. Por isso, é indicado realizar uma pesquisa sobre o local que será visitado para evitar a exposição ao mosquito transmissor da doença”, ressalta a Dra. Jane.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.