18/08/2025  12h39
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
23/11/2013 - 16h06
Empreendedorismo - A hora de ter o próprio negócio
 
 

Três em cada quatro pessoas afirmam preferir ter seu próprio negócio a ser um funcionário. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Endeavor sobre o perfil do empreendedor brasileiro. A pesquisa, também mostra que 90% dos brasileiros acreditam que empreendedores são geradores de emprego e que ter o seu próprio negócio é poder ajudar alguém ou dar a oportunidade para outras pessoas, além de ser uma forma de se beneficiar do seu próprio trabalho.

De acordo com o levantamento, dentre os principais motivos para se empreender destacam-se a “Independência pessoal e auto realização” e “Melhor perspectiva de renda futura e oportunidade de ganhar mais”. Neste cenário, um setor de investimento tem se destacado e chamado atenção de potenciais investidores: o setor de Franquias.

O setor de franchising brasileiro fechou o ano de 2012 com um faturamento de cerca de R$ 103,292 bilhões de reais. Um crescimento de 16,25% em comparação ao ano de 2011 de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Dentre as franquias brasileiras, o campo que mais se destaca é o de alimentação que fechou o ano de 2012 com um faturamento de R$ 20 bilhões de reais nas cerca de 573 redes disponíveis no Brasil.

Em um levantamento realizado pela ABF em parceria com a ECD, consultoria especializada em food service, as franquias direcionadas ao setor de alimentação tem um faturamento médio mensal de 186 mil reais. Para Junior Oliveira, coordenador de franquias da Rede Premiatto, primeira franquia especializada em comida rápida com qualidade premium, o setor é tão atrativo, pois “o investidor conta com a experiência do franqueado o que minimiza riscos e participa de uma marca já consolidada e de prestígio no mercado além de ter o suporte operacional, através de métodos de gestão e acompanhamento, e orientações permanentes sobre a operação das lojas com treinamentos e manuais”.

Entretanto, pra investir em uma franquia o principal é saber qual negócio se encaixa no ser perfil. “Antes de adquirir uma franquia é imprescindível descobrir qual segmento se tem afinidade, pois é importante gostar do setor em que se procura investir. Para franquias de alimentação, é fundamental que o investidor aprecie a gastronomia e tenha extremo interesse pelo assunto" orienta Cláudio Roberto Fernandes sócio da Premiatto.

Segundo o “Guia oficial de orientação para franqueadores” da ABF, para os empreendedores que pretendem adquirir uma franquia é fundamental estar atento a questões como: quais os principais desafios do negócio, o tipo de assistência e suporte (aprovação de ponto, tempo de treinamento, manuais operacionais, conselho de franqueados), suporte para inauguração, aplicação do fundo de propaganda e projeção de faturamento mensal médio.

“Antes de adquirir uma franquia, o investidor, deve ficar atento ao mercado, entender o que é uma franquia e estar ciente do compromisso que se está firmando. Sites como o da ABF (www.portaldofranchising.com.br) são importantes como ferramenta de suporte a futuros franqueados” finalizada Junior Oliveira.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.