18/08/2025  10h49
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
15/12/2013 - 14h35
Internet: terra de ninguém ou... de todos?
 
 

Basta navegar por um site de busca para encontrar uma citação desejada. Mas, será que a autoria dos textos e frases é confiável? A internet é uma ferramenta enriquecedora do conhecimento, porém, pode ser uma armadilha. “Temos a informação ao nosso alcance em apenas alguns cliques, mas precisamos saber se é verdadeira, pois as ‘pseudo referências’, baseadas em dados falsos, podem nos levar a equívocos”, alerta a psicóloga e consultora estratégica em gestão de pessoas, Gisele Meter.

Segundo a psicóloga, a internet deve ser utilizada como um meio e não como um dogma. “Acreditar em tudo que se vê na rede é como colocar um véu sobre os olhos, não permitindo a si próprio a obtenção do verdadeiro conhecimento, aquele construído através do questionamento da verdade e da crítica da informação. Há que se voltar o pensamento para a busca de fundamentos concretos e legítimos”, salienta.

A consultora avalia que o avanço da tecnologia facilita o trabalho diário e proporciona a troca de conhecimento, mas deve-se conferir as informações. “Este fenômeno da internet é algo realmente positivo. Nos coloca à disposição uma diversidade de opções para realizar tarefas e rapidamente traz informações que há um tempo poderia levar horas ou dias para consegui-las. No entanto, é preciso checar sempre”, salienta e reitera: “Sem ao menos questionar, as pessoas disseminam um conteúdo raso e com falta de referências sólidas. Isso gera um encurtamento intelectual, impedindo a crítica do próprio pensamento e da informação apresentada”, pondera.

Gisele Meter, que já constatou a publicação de uma frase de sua autoria atribuída a outra pessoa, recomenda que a origem da informação seja consultada em fontes diversas e confiáveis, entre eles sites consolidados e livros. “Todos nós estamos sujeitos a receber ou encontrar uma informação equivocada, entretanto, uma boa alternativa é sempre questionar e investigar”, aconselha. “A era do conhecimento tem sido inegavelmente uma grande ferramenta para a transformação social, mas a informação sem pesquisa e validação se transforma em algo torpe, levando à alienação pessoal e impactando diretamente em vários outros contextos”, avalia.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.