14/09/2025  21h06
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
22/03/2005 - 12h22
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 

 

• Secretário de Obras irá responder também pela Secretaria de Arquitetura e Urbanismo

Com a renúncia de Sidney Giraud, o secretário de Obras, João Paulo Rolim, a pedido do prefeito Eduardo César, irá responder também pela Secretaria de Arquitetura e Urbanismo. O engenheiro João Paulo já foi o titular da SAU de 99 a 2000 e, portanto, conhece bem a dinâmica interna da secretaria, seu papel e funções. "Com a prática da intersetorialidade implantada nessa administração, já vínhamos acompanhando bem de perto o trabalho desenvolvido pela SAU", esclarece João Paulo, que irá receber salário por apenas uma secretaria.


• Mais uma Emei fechada por falta de condições de funcionamento

A Emei da Estufa II foi fechada dia 21, cumprindo determinação da Secretaria da Educação, por falta de condições de funcionamento. As 55 crianças de 0 a 3 anos foram transferidas provisoriamente para a Escola Municipal Maria Josefina Giglio Silva, que funciona no mesmo bairro, na avenida Vasco da Gama.

Segundo laudo feito pela vigilância sanitária, o prédio está castigado pelo excesso de umidade no local, que provoca bolor nas paredes das salas sem ventilação adequada. Na área externa, onde as crianças brincavam, havia uma fossa que transbordava constantemente, inundando a creche, e provocando mau cheiro contínuo.

A escola para onde as crianças foram transferidas passou por uma adaptação para recebê-las. A coordenadora de creches e Emeis, Patrícia Pereira, diz que, apesar desse ambiente não ser o mais adequado, ele representa uma grande melhoria. "Elas estão divididas em três salas novas e grandes, com bastante ventilação e limpeza. Existe também um espaço externo bom para elas brincarem, tudo isso separado dos alunos do ensino fundamental que estudam na mesma escola".

Um estudo já está sendo feito para a construção de uma nova Emei na Estufa II. A secretária de Educação, Isabel Roseli Leite diz a que a preocupação maior, nesse momento, é proporcionar uma melhor qualidade de vida às crianças, pois elas passam a maior parte dos seus dias na cheche. "Nós estamos trabalhando para melhorar o que já existe, dar às crianças um lugar limpo, arejado e adequado às suas necessidades".


• Museu é reinaugurado e ficará aberto aos fins de semana

O Museu Washington de Oliveira, instalado na antiga cadeia pública de Ubatuba, reabriu suas portas na última sexta-feira apresentando ao público várias readequações e a promessa de não mais fechar aos finais de semana. Responsável pelas parcerias com empresas que viabilizaram a reforma, o assessor patrimonial da Fundart, Marcelo Rezende, afirmou em seu discurso que essa reestruturação só foi possível graças a sensibilidade e a valorização que a nova administração está dando a cultura. "Estamos resgatando a nossa história com criatividade e participação da comunidade", afirmou.

Já o presidente da Fundart, Martiniano Viana lembrou em seu discurso da importância de se preservar a história da cidade. "Esse museu representa um ponto de referência para que possamos enxergar a nossa história de forma mais organizada", disse. "Apesar da falta de recursos e de funcionários, a Fundart não podia deixar esse museu fechado. E através de parcerias, do grande apoio de todos os funcionários que literalmente colocaram a mão na massa, estamos hoje, devolvendo a comunidade e aos nossos turistas, um pouquinho da nossa história. Mas precisamos mais, precisamos ampliar, criar novos espaços", enfatizou Martiniano.

Presente a solenidade, o prefeito Eduardo César lembrou da grande riqueza cultural e histórica de Ubatuba, a começar pelo próprio prédio do Museu, uma obra do sertanista Euclides da Cunha. "O caminho é esse. Não precisamos estar preocupados com as obras de concreto - essas virão, a seu tempo, mas precisamos, sim, nos dedicar às pequenas ações que vão se refletir no resgate da nossa cultura, na valorização da nossa história", afirmou o prefeito.

Horário de funcionamento

A iniciativa da Fundart traz de volta fragmentos da história de Ubatuba, representados por objetos arqueológicos, peças do tempo dos engenhos de açúcar e dos escravos, quadros e pertences de personalidades que marcaram época. O Museu fica aberto todos os dias, inclusive nos finais de semana, das 9 às 12 e das 13 às 16 horas.

Objetos que contam histórias

Entre as peças mais curiosas, tem um crânio humano pré-histórico, encontrado em Ubatuba; utensílios indígenas feitos de ossos e vestígios arqueológicos encontrados nas regiões do Itaguá e Tenório. O museu mostra também os ciclos econômicos, através de objetos de grandes fazendeiros, peças de alambiques e prensas de mandioca.

Entre as personalidades homenageadas no museu, figuram pessoas como: Baltazar da Cunha Fortes, construtor do Sobradão do Porto; Félix Guisard, dono da CTI (Cia. Taubaté Industrial) e responsável pela vinda da energia elétrica do município; Gastão Madeira, precursor da aviação; Idalina Graça, escritora; Ciccillo Matarazzo, prefeito de Ubatuba entre 1964 e 1969; Washington de Oliveira, o Seu Filhinho, farmacêutico e autor de Ubatuba Documentário, entre outros ilustres que ajudaram a escrever a história de Ubatuba.


• Prefeito de Ubatuba busca recursos junto a Codasp

Projeto de recuperação de estradas e construção de pontes metálicas foi entregue ao presidente da Companhia

O prefeito de Ubatuba, Eduardo de Souza César (PL) esteve durante a tarde de ontem em audiência com o presidente da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo), José Bernardo Ortiz, apresentando projeto de recuperação de estradas em vários bairros do município. O projeto inclui pavimentação dos acessos já asfaltados e a perenização das estradas não pavimentadas.

As estradas citadas no projeto são a da Almada, Araribá, Puruba, Ubatumirim, Picinguaba, Camburi, Sertão da Quina, Corcovado e Caçandoca, que fazem parte das regiões produtoras de Ubatuba. Nessas comunidades estão os produtores de banana, mandioca, palmito Jussara e pupunha, gengibre, mandioca, pesca, maricultura e hortaliças.

Pontes metálicas

Ainda durante a reunião, o prefeito solicitou a reativação do convênio para a construção de pontes metálicas pré-fabricadas. São seis pontes, sendo duas na área central e três na Região Sul e uma ponte na Região Norte.

Para o prefeito, os índices pluviométricos de Ubatuba, aliado as condições topográficas e composição de solo, a perenização e manutenção das estradas, tornam-se tarefas inatingíveis para o município, diante dos recursos municipais. "A recuperação das estradas com a instalação das pontes proporcionará o melhor escoamento da produção agrícola, incentivará a cadeia produtiva e propiciará melhores condições de qualidade de vida para a população rural", acredita Eduardo César.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.