17/08/2025  22h52
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
17/03/2014 - 12h10
Quais são as modalidades de financiamento?
William Cruz
 

Devido aos altos valores envolvidos, a compra de um imóvel é uma negociação complexa. A maior parte dos compradores não tem dinheiro suficiente para quitar a dívida de uma só vez, por isso, o sistema bancário oferece opções de financiamento para que as pessoas não deixem de realizar o sonho da casa própria. Vale ressaltar que o financiamento é um empréstimo, e quem empresta está interessado nos juros ao longo dos anos.

No Brasil existem duas formas de financiamento, cada uma com suas vantagens e prejuízos, dependendo dos interesses do cliente. Trata–se do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). O corretor deve saber todas as peculiaridades de ambos os métodos e orientar o cliente de acordo com a situação econômica do mesmo.

Sistema Financeiro da Habitação (SFH) – O governo federal iniciou o programa ainda em 1964. Em resumo, os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou da poupança são disponibilizados para prover crédito. É possível financiar até 90% do valor total do imóvel. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais é permitido usar o sistema para a aquisição de imóveis com valor máximo de R$ 750 mil. Nos demais estados, o limite é de R$ 650 mil.

Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) – No SFH o governo é o fornecedor do crédito, já no SFI é o próprio banco o responsável pela concessão dos recursos. Nesse sistema os juros são negociados diretamente entre as partes. Também não é possível utilizar o FGTS para abater prestações, porém, também não existem limitações relacionadas ao valor do imóvel. Basicamente, trata–se de uma negociação direta com o banco, o crédito oferecido pode ser maior mas, por isso, os juros também serão maiores.

O que é melhor? Logicamente isso depende do preço do imóvel e da situação econômica do comprador. O corretor mostra os caminhos e sugere algo para que a decisão do cliente tenha um embasamento maior.


Nota do Editor: William Cruz é colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Ponta Grossa | imóveispontagrossa.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.