18/08/2025  04h33
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
23/03/2014 - 18h01
Sustentabilidade
Cecília Vick
 
Ideias simples com retorno garantido

Sustentabilidade ainda é um tema novo no ambiente corporativo aqui no Brasil, apesar de muito comentado. Os empresários mostram receio quando se trata de aplicar ações sustentáveis em suas companhias. O temor é de um possível aumento nos custos e a consequente queda dos lucros. Tudo parece muito complicado, muito difícil.

Esse pensamento, porém, não corresponde à realidade. Implantar práticas sustentáveis envolve menos gastos do que muitos imaginam. Não se trata apenas de criar relatórios, consultorias e gestões complexas. Basta seguir alguns métodos fáceis que podem ser utilizados por todos, e de forma muito simplista. Veja algumas ideias: 

Pense simples – pode–se economizar energia elétrica ao desligar os computadores fora do horário de expediente, instalar torneiras automáticas nos banheiros para reduzir o consumo de água e também propor o menor uso de papel nas impressões. Outras ações envolvem o reuso de água do sistema de ar–condicionado, a manutenção correta do sistema hidráulico e a opção pelo modo econômico de aparelhos elétricos quando não estiverem em uso. É importante ter um relatório para saber o real resultado dessas iniciativas, mas isso não deve ser o seu maior foco. É muito mais simples do que parece.

Envolva a todos – para o primeiro ponto dar certo, é necessário que os colaboradores estejam envolvidos nesses processos. Avisos nos banheiros e nas impressoras ajudam, mas é preciso realizar métodos que estimulem a tomada de consciência. Reuniões ou treinamentos podem ser utilizados, de acordo com o que funciona bem em cada empresa. 

Mostre os resultados – quando os primeiros resultados aparecerem, divulgue–os para que todos dentro da companhia percebam como a sustentabilidade também traz um retorno financeiro. A conta é básica: menor uso de água, energia elétrica e papel logo resultam em economia financeira e criam maior margem para o lucro. 

Há números que reforçam isso. O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) do BM&F Bovespa, que leva em conta corporações com essas práticas, apresentou uma valorização maior do que o próprio Ibovespa nos últimos tempos. Há também o ganho da marca. Uma empresa sustentável se posiciona como responsável e engajada em questões sociais. De acordo com o Sebrae, 79% das companhias com essas ações atraem mais clientes.

Estes hábitos são tão simples que podem e devem ser utilizados também fora do ambiente corporativo, nas casas dos colaboradores, por conta de seus benefícios. É uma prática imprescindível para quem quer retorno financeiro com engajamento social. 


Nota do Editor: Cecília Vick é Diretora Executiva da GreenClick, empresa que contribui com a neutralização da emissão de CO2 no país.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.