13/09/2025  03h53
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
31/03/2005 - 11h00
Onbongo Pro Surfing do Brasil está ameaçado
João Carvalho
 
Perna brasileira de fim-de-ano pode perder uma das suas três etapas. ASP fecha seu calendário neste dia 31 e o Onbongo ainda não está confirmado

O prazo determinado pela ASP (Association of Surfing Professionals) para a confirmação das provas do segundo semestre encerra-se nesta quinta-feira, dia 31, e a "perna brasileira" do Circuito Mundial de Surfe Profissional pode perder uma das suas três etapas. Isso porque o Onbongo Pro Surfing, única etapa com nível máximo 6 estrelas do World Qualifying Series (WQS) na América do Sul, ainda não recolheu as taxas necessárias para a confirmação da quarta edição do campeonato sempre realizado com grande sucesso na Praia Mole, em Florianópolis (SC). O evento estava marcado para os dias 25 a 30 de outubro, mas já não aparece no calendário oficial da ASP. No momento, estão confirmados apenas o Reef Classic 2005 de nível 4 estrelas nos dias 19 a 23 de outubro na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP), e o Nova Schin Festival WCT Brasil, que é móvel pelas principais praias de Santa Catarina, de 31 de outubro a 09 de novembro.

Conforme a nova regra da Entidade, o prazo para todos os eventos programados para o primeiro semestre de 2005 tinham até o dia 31 de novembro do ano passado para confirmar suas participações no calendário. E para as etapas marcadas para o segundo semestre de 2005, o prazo para recolher as taxas de homologação junto a ASP encerra-se no dia 31 de março, ou nessa quinta-feira. No calendário que vem sendo divulgado, as principais provas do WQS, com níveis de 5 e 6 estrelas, já foram confirmadas, com exceção do Onbongo Pro Surfing do Brasil, que no momento está até ameaçado de não acontecer neste ano.

"O evento a princípio está confirmado, pelo menos a nível governamental com o apoio confirmado da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Fundação Municipal de Esportes", garante Xandi Fontes, presidente da Federação Catarinense de Surf (FECASURF), organizadora da competição. "Esse já é um evento tradicional que faz parte do calendário da cidade de Florianópolis e que vem sendo realizado com grande sucesso na Praia Mole há 6 anos. Foram três edições patrocinadas pela marca Maresia e as últimas três pela marca Onbongo, que acredito que deva confirmar o evento novamente. Já procuramos contato com eles, mas não estamos conseguindo, portanto tanto nós da FECASURF como a ASP continuamos aguardando um posicionamento oficial por parte da Onbongo para tomarmos uma decisão de procurar outros patrocinadores interessados. Porém, quero destacar que devido ao grande sucesso e a paixão com que o Mauro (Ribeiro) da Onbongo vem dedicando para o evento nos últimos anos, acredito que ele deve confirmar sim o patrocínio dentro do prazo ainda", prevê Xandi Fontes.

O representante da ASP na América do Sul, Roberto Perdigão, também torce para não perder o evento que pode desfalcar a "perna brasileira" de fim-de-ano do Circuito Mundial, o que seria uma perda lastimável para os surfistas brasileiros na corrida pelas quinze vagas para o WCT de 2006. A ASP South America já realizou três provas neste ano: a Copa Movistar Pro Peru 2005, etapa de nível 5 estrelas do WQS Feminino, o Hang Loose Pro Contest também em fevereiro em Fernando de Noronha (PE), e na semana passada promoveu a entrada do Equador no calendário mundial do WQS, com o Salinas Pro de nível 2 estrelas em Salinas. E ainda neste primeiro semestre, de 14 a 19 de junho, já tem confirmada a estréia de mais uma etapa, o Brazil Open na Costa do Sauípe (BA), esta com nível 5 estrelas como o Hang Loose.

Já para o segundo semestre, a ASP South America agendou para este ano uma "perna brasileira" reforçada pelo Reef Classic de nível 4 estrelas, nos dias 19 a 23 de outubro, na Praia de Maresias (SP), acreditando na reedição das duas semanas mais ricas do calendário sul-americano em Santa Catarina, com o 6 estrelas Onbongo Pro Surfing, de 25 a 30 de outubro na Praia Mole, e o Nova Schin Festival WCT Brasil 2005 móvel pelas principais praias do estado e com sua base principal instalada na Praia da Joaquina, também em Florianópolis (SC), com seu prazo indo do dia 31 de outubro até 09 de novembro.

"A posição da Onbongo quanto a confirmação ou não do evento pode acontecer a qualquer momento, já que o prazo regulamentar está-se esgotando. De qualquer forma, temos ainda a possibilidade de um novo patrocinador ocupar a vaga se a Onbongo não fizer essa confirmação dentro do prazo", afirmou o Diretor Regional da ASP, Roberto Perdigão. "Como o mês de outubro é estratégico para a maioria das empresas por ser o pré-verão, e também a data reservada para o Onbongo Pro Surfing estar alocada na semana anterior ao Nova Schin Festival, a única etapa brasileira do WCT, ambas em Santa Catarina, o que aumenta bastante a chance de participação dos top 45 do WCT, existem já dois patrocinadores aguardando a palavra final da Onbongo para ocupar esta data. Isso é muito importante, pois abre um leque de possibilidades para a ASP South America manter esta data no Brasil e, assim, os nossos surfistas não vão perder estes importantes pontos", ressalta Perdigão.

"No ano passado, o Renan Rocha foi um dos grandes beneficiados com o wildcard (convite) que recebeu da ASP South America para o Onbongo Pro Surfing e que praticamente lhe garantiu a vaga no WCT deste ano. Com certeza, esta data não pode ser perdida pela ASP South America, pois neste ano já conseguimos trazer o Reef Classic de volta, marcando-o na semana anterior ao do Onbongo visando fortalecer ainda mais esta já tradicional perna brasileira que acontece no final do ano aqui no Brasil", completou o diretor da ASP South America, Roberto Perdigão.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.