17/08/2025  06h40
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
10/05/2014 - 18h34
Como montar a sua equipe de vendas
Bruno Caetano
 

Você está para abrir seu próprio negócio e precisa de vendedores. Já pesquisou empresas similares, viu como fazem, mas ainda está com dúvidas sobre como montar sua equipe, o que é comum pelos relatos de empreendedores iniciantes.

Comece então por definir bem o perfil de vendedor que busca; isso inclui idade, sexo, motivação para o cargo, experiência anterior, escolaridade etc. Esses atributos devem estar de acordo com as tarefas que o profissional terá que exercer, que engloba, além das vendas, promoção, prestação de serviços e obrigações administrativas.

A estruturação do grupo de vendedores deve considerar o tamanho do empreendimento, o produto e suas características (nível tecnológico, por exemplo) e onde estão os clientes.

Organize a atuação das pessoas para evitar o que popularmente se chama “bater cabeça”, isto é, aquela situação em que um atravessa os domínios do outro e ninguém se entende. Para essa ordenação, distribua os integrantes da equipe por regiões e permita que eles vendam todo o portfólio. Assim, poderão conhecer a fundo os clientes, se aproximar deles e gerenciar melhor os deslocamentos.

Outra forma é deixar a cargo de cada vendedor um produto ou conjunto de produtos. É uma boa fórmula quando se trata de mercadoria que requer conhecimento técnico e o cliente exige assessoria qualificada.

Há casos em que a empresa vende para diferentes tipos de público. Isso torna necessário ter vendedores especializados nos diferentes tipos de consumidores.

Outro ponto importante: vendedor precisa de capacitação, portanto, mantenha–o atualizado e afinado com os objetivos do negócio. Também necessita de motivação. Abra um canal de comunicação com ele, dê feedback, oriente, faça–o sentir–se integrado à empresa. Procure remunerá–lo em um patamar competitivo com seu mercado e ofereça benefícios (pesquise opções condizentes com seu caixa) para não perder talentos facilmente. Em linhas gerais, esse é um bom roteiro.


Nota do Editor: Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae–SP. Você tem uma história de empreendedorismo para contar? Escreva para bcaetano@sebraesp.com.br. Este espaço também é seu.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.