14/09/2025  18h08
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
02/04/2005 - 15h37
Shitake, um grande aliado para uma vida saudável
 
 
O livro Terapia Dietética Chinesa descreve a função desse tipo de cogumelo no combate à tosse, sangramentos, problemas de pulmão, estômago e fígado.

Não é novidade que a alimentação é uma das fontes de uma vida saudável, sendo inclusive uma aliada no tratamento de enfermidades. Porém, ao contrário dos ocidentais, que analisam os benefícios dos alimentos no microscópio, os chineses aprenderam a observar de que forma as plantas e animais que um dia vão estar no nosso estômago se desenvolvem e interagem com o ambiente e, dessa forma, determinar quais as influências que terão no homem.

O interessante é perceber que muitas das descobertas atuais dos cientistas coincidem com o que os chineses já sabiam há muito tempo. O livro Terapia Dietética Chinesa, do médico Mauro Perini, especialista em medicina tradicional chinesa e fundador do Spa Clínica Yan Sou, em Bragança Paulista - SP, traz diversos exemplos de que forma essa visão milenar dos orientais influi na nossa saúde. A obra baseia-se nos mesmos princípios usados, por exemplo, na acupuntura, prática reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Como na acupuntura, a alimentação baseada nos princípios da tradicional medicina chinesa considera o homem como o conjunto entre matéria (que podemos tocar) e energia (que dá vida à matéria). Essa energia é sempre bipolar, sendo negativa ou positiva ou, para os chineses antigos, Yang e Yin. A saúde depende do equilíbrio entre esses dois elementos, que podem sofrer influência do estilo de vida, ambiente e da alimentação. Por exemplo, se a pessoa está razoavelmente equilibrada e se expõe ao frio, pode gerar um desequilíbrio pelo excesso de Yin, o que corresponde ao famoso resfriado. Isso pode ser equilibrado com alimentos que aumentem o Yang, como a cebola.

O tradicional cogumelo da cozinha oriental, o shitake, traz um bom exemplo de que forma os chineses antigos elaboraram os conceitos de sua medicina tradicional. Sabe-se que o cogumelo pode crescer em ambientes úmidos e frios. Não por acaso, esse alimento umedece os pulmões, sendo ótimo para tosse seca, e um aliado ao controle de desequilíbrios pela deficiência de Yin, como as doenças febris (que corresponde ao excesso de Yan), sangramentos, além de fortalecer o pulmão, estômago e fígado.

Para a tosse seca, com pouca salivação, recomenda-se guisar o shitake com açúcar mascavo até que o açúcar derreta, e comer com arroz. Para garganta ou boca seca, a dica é preparar o alimento com espinafre ou cenoura, o que também ajuda a tratar a constipação. Por outro lado, o shitake não e apropriado para pessoas com diarréia. A ingestão de shitake também é indicada para combater vômitos e fezes com sangue, hemorragia das hemorróidas e sangramento uterino excessivo.

Em termos nutricionais, shitake é uma excelente fonte de vitamina B e de proteínas, enzimas e carboidratos complexos. Embora 90% de seu peso seja correspondente à água, a qualidade de proteínas nesse tipo de cogumelo é superior à cenoura, milho, batatas e tomates.

O livro Terapia Dietética Chinesa traz, com uma linguagem clara e acessível, diversos outros exemplos de relações entre alimentos e a energia do homem. A obra livro está dividida em três partes: a primeira expõe a teoria da Tradicional Medicina Chinesa, com um resumo da história e dos métodos de tratamento. A segunda parte descreve a função energética de vários alimentos e a terceira traz orientações dietéticas.

Perfil do médico Mauro Perini

Mauro Perini, autor do livro, é médico formado pela Universidade de São Paulo e especialista em ginecologia-obstetrícia (USP), homeopatia (APM), medicina ortomolecular (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Mesoterapia (instituto Magistral de São Paulo), Medicina Tradicional Chinesa (Universidade Federal de São Paulo) e pós-graduado com mestrado em História da Medicina Chinesa, pela Universidade São Francisco. Dirige o Spa Clínica Yan Sou, um spa instalado em Bragança Paulista, São Paulo e totalmente inspirado na filosofia da Medicina Tradicional Chinesa.

O Livro Terapia Dietética Chinesa, do Dr Mauro Perini custa R$ 35,00. Os pedidos podem ser feitos diretamente no Spa Clínica Yan Sou, pelos telefones: (0**11) 4033-5311 e 4033-4263 ou pelo e-mail: informacoes@yansou.com.br. Em São Paulo, o livro pode ser adquirido na Clínica Caminho - Av. Pompéia, 1520 - Pompéia - Telefone: (11) 3865-8984.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.