16/08/2025  11h02
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
02/08/2014 - 18h12
Serviços baseados em localização
Andre Queiroz
 
Um mapa para um tesouro móvel

As organizações estão atualmente focando na disciplina de “inovação digital”, estendendo os seus interesses às “redes sociais” e à “inovação móvel”. Mas os mesmos líderes de mercado também devem começar a prestar atenção em uma forma de “inovação da localização”.

As empresas competem contra uma ampla gama de novos negócios emergentes com modelos de negócios disruptivos, dos quais há muitos: aqueles que incentivam o compartilhamento entre colegas ao invés da compra (“Sharing Economy”, a “Economia do Compartilhamento”); leilões que prometem maior valor para o cliente, mas reduzem a lucratividade; e vendas-relâmpago ou compra em grupo que coloca o controle sobre os preços nas mãos dos consumidores. Esta concorrência também assola em nível global. Há varejistas locais indo diretamente contra a Amazon, enquanto um cliente sofisticado entra em uma loja de varejo, com o smartphone na mão.

Os pesquisadores não têm sido capazes de analisar o comportamento da vida real que levou à decisão de compra de um cliente. Não tem havido uma forma de mapear o movimento real das pessoas no “ambiente do mundo real” para os seus padrões finais de tomada de decisão. O mundo como nós o conhecemos está mudando.

Nos últimos anos, os marketeiros visionários e desenvolvedores de aplicativos têm definido o futuro do envolvimento dos usuários através dos dispositivos de computação móvel. Eles oferecem um vislumbre do futuro do envolvimento dos usuários e análises.

Os usuários utilizam o Foursquare ou Facebook Places para verificar nas suas redes sociais, uma construção com o posicionamento preciso cria uma experiência de usuário mais perfeita – basta clicar em 'check-in' e você será ingressado automaticamente na loja real que você está visitando. Compare isso com a experiência atual de clicar em 'check-in' e, em seguida, percorrer uma lista de opções para encontrar o local exato aonde você deseja fazer o check-in.

Usuários de banda larga móvel complementam seu uso com Wi-Fi, usam as mídias sociais e e-mail constantemente. Muitos usam seus celulares ou tablets para procurar produtos na loja e verificar a existência de ofertas online em vários varejistas, enquanto se deslocam.

Serviços Baseados em Localização (LBS) permitem que as empresas fortaleçam a sua marca, aumentem a retenção de clientes e abrem oportunidades de receita através de publicidade, comércio móvel e distribuição de conteúdo.

As empresas devem navegar tanto um mar de tecnologias apressadamente desenvolvidas quanto constantes e rápidas mudanças, soluções e estratégias para o engajamento com os usuários – clientes e funcionários – e elas devem entender o comportamento dos seus usuários.

Quer seja para a navegação, orientação passo a passo, pesquisa ou qualquer outro caso de uso, o mapeamento é sem dúvida o serviço número um que vem da tecnologia de localização. Os usuários também usar atualizações sociais para compartilhar o seu paradeiro em todos os momentos com as pessoas importantes em suas vidas. No caso de um telefone roubado ou perdido, a localização pode ser utilizada para a recuperação.

Dados de localização são a nova vantagem competitiva para as empresas como varejistas e donos de shoppings, proprietários de locais públicos, e organizadores de eventos. Eles transformam a maneira como organizações como hotéis, hospitais, escolas e museus gerenciam seu pessoal.

Quando um usuário está fora da zona de cobertura, ele não recebe qualquer tipo de publicidade ou outro conteúdo. E quando ele/ela está, a parte do conteúdo pode ser enviado diretamente para ele/ela. Para criar envolvimento apropriado, oportuno (e não percebido como spam) e eficaz para o proprietário do local, o motor de localização em si deve ser preciso.

O posicionamento do usuário e os dados de localização irão mudar radicalmente a forma como as empresas e os governos se envolvem com os clientes, cidadãos e outras partes interessadas, através dos seus smartphones e outros dispositivos móveis, derivando idéias transformadoras.

A disponibilidade de informações sobre a localização pode gerar ferramentas poderosas. O LBS permite a possibilidade de analisar o comportamento de um usuário, proporcionando alternativas de navegação, bem como a descoberta de novos lugares. A localização gera uma ocasião e na ocasião reside a oportunidade. A questão é se você está pronto para aproveitá-la.


Nota do Editor: Andre Queiroz, diretor regional de vendas corporativas da Ruckus Wireless.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.