13/09/2025  03h50
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
10/04/2005 - 18h25
Irmãos Toledo fazem a festa em casa
Christian Moreno
 
Filhos do bicampeão brasileiro Ricardo Toledo, Matheus e Filipe venceram em suas categorias
 
Eduardo Viana 
  A estrutura do Hang Loose Surf Attack 2005, em Ubatuba.

Os irmãos Matheus e Filipe Toledo fizeram a festa "em casa" na abertura do Hang Loose Surf Attack neste domingo (dia 10), na praia de Itamambuca, em Ubatuba. Na competição válida pelo ranking paulista da nova geração, cada um faturou a vitória em sua categoria, levantando a torcida local. Matheus, o mais velho com 14 anos, foi o melhor na iniciantes (até 14 anos), enquanto que Filipe, 9 anos, venceu na petit (no máximo 10 anos) e de quebra ainda foi finalista na categoria acima, a estreantes, para surfistas com no máximo 12 anos, ficando em 4º lugar.

Outro talento das ondas de Itamambuca, Wiggolly Dantas, se destacou, ficando com o vice em duas disputas, na júnior (limite de 18 anos) e na mirim (até 16). Entre os juniores, a vitória foi para Santa Catarina, com Alejo Muniz, de Bombinhas, e na mirim, Fabrício Caraça, de Guarujá, conquistou sua 1ª vitória no Circuito. Já na estreantes, a promessa Sidney Guimarães, de Peruíbe, foi o vencedor.

A competição, que começou com ondas pequenas, de meio metro, no sábado, terminou neste domingo com ondas muito boas de até 1,5 metro. Foram 150 surfistas de oito estados, atestando o título de principal campeonato de base do País. Na categoria júnior, Alejo Muniz, que apesar de ser catarinense, tem uma forte ligação com o circuito paulista, onde foi campeão iniciantes ano passado, venceu com boa vantagem.

Ele somou 16 pontos de 20 possíveis, com ondas 7,75 e 8,25 pontos, e colocou os três rivais em "combinação", ou seja, precisando de duas notas para alcançá-lo. "Gosto muito de surfar aqui em Itamambuca, porque as ondas são fortes, grandes. Estou treinando direto em Guarujá para o Brasileiro e agradeço a força que o Paulo Kid (técnico) deu", afirmou o surfista, que ano passado também foi campeão mirim do Mundial da Quiksilver na França.

"O Hang Loose é uma competição que todos gostam. É muito bem organizado, tem tradição e é igual a um Brasileiro Amador, muito forte", comentou Alejo, que está com 15 anos de idade. Guigui, como é conhecido Wiggolly Dantas (irmão da vice-campeã do Super Surf, Suelen Naraisa) foi o 2º colocado, seguido de Ricardo Silva, de Guarujá, e Flávio Nakagima, de Praia Grande.

Na mirim, Fabrício Caraça liderou toda a bateria, deixando em 2º lugar novamente Wiggolly. Emerson Santos, também de Ubatuba, foi o 3º colocado e Emerson Silva, de Guarujá ficou em 4º. "Competir em Ubatuba é muito difícil, ainda mais com o Guigui na final. Estou muito feliz, porque conquistei minha primeira vitória no Paulista. Espero manter esse ritmo para levar esse título importante", afirmou Fabrício, de 15 anos.

Apesar de não ter vencido, Guigui encerrou a etapa satisfeito, com duas grandes colocações. Ele busca o seu 4º título (foi bicampeão iniciantes em 2002 e 2003 e campeão mirim ano passado). "Claro que adoraria ter vencido, mas comecei bem o Circuito nas duas categorias", comentou.

MATHEUS GARANTE A MAIOR NOTA DO EVENTO - Entre os iniciantes, Matheus Toledo deu um importante passo para a conquista de seu 5º título estadual. O surfista de 14 anos já tem no currículo o bicampeonato petit e o bicampeonato estreantes. No ano passado, ele terminou o ranking como vice-campeão paulista iniciantes. Na bateria final, ele enfrentou seu grande rival nos últimos tempos, Miguel Pupo, o Valinha, de São Sebastião, também filho de um surfista de ponta, Wagner Pupo, top 4 do Super Surf em 2004, que estava presente na praia, acompanhando de perto a disputa.

Mas logo no começo da disputa, Matheus tirou uma nota 9, a maior do evento (empatada com Emerson Silva na semifinal mirim). Valinha ficou próximo, mas não conseguiu virar. "Vencer em casa, perto dos meus pais, amigos, é muito bom, até porque fazia tempo que eu não ganhava nada", brincou o atleta, que humildemente admitiu surpresa com seu desempenho na onda vitoriosa.

"Não esperava que aquela onda rendesse tanto. Eu estava voltando para o outside e ela acabou abrindo. Foi uma direita longa com várias manobras", contou. Ainda na iniciantes, a 3ª colocação ficou com outra revelação de Ubatuba, Marco Aurélio, que vem começando a se destacar, seguido de outro potencial competidor, Caio Ibelli, de Guarujá.

Na estreantes, quem saiu na frente foi o sempre sorridente Sidney Guimarães. Mais uma vez ele disputou a vitória com o seu amigo e maior rival, Jessé Mendes, de Guarujá, que liderou boa parte da final. "Eu não comecei bem e vi que o Jessé tinha duas boas ondas e tive de buscar. Ainda bem que deu", comemorou Sidinho, que garantiu a vitória com uma nota 7,5. Gabriel Medina, de São Sebastião, outro competidor que vem crescendo de produção, ficou em 3º lugar, com Filipinho, em sua 2ª final, completando o pódio.

Na categoria dos menores surfistas, a Petit, reservou para o público, as maiores emoções. A final foi a mais disputada, com os quatro competidores alternando-se na liderança, até que na última onda, "Piu Piu", como é chamado carinhosamente Filipe Toledo, assegurou a vitória. Ele precisava de 5,01 pontos para vencer e garantiu 5,6. "Eu estava esperando a onda e no finalzinho pensei: Agora vai, não tem outro jeito", contou o surfista de 9 anos, que compete desde os 6 e tenta se igualar ao irmão na categoria, buscando o bicampeonato.

Wesley Santos, de Peruíbe, foi o vice-campeão, com o catarinense Luan Wood em 3º e o guarujaense David Silva em 4º lugar. Quem também comemorou muito em Itamambuca foi Ricardinho Toledo, bicampeão brasileiro profissional em 1991 e 95 e atual campeão paulista open. Além de ser pai de dois vencedores, ele também trabalha na Escolinha de Surf da Prefeitura de Ubatuba, sem dúvida, uma das melhores do País e responsável pela formação de vários campeões.

"Estou muito contente, porque eles começaram com o pé direito num campeonato que mostrou um alto nível técnico. Fiquei impressionado com a molecada da petit, que surfou como gente grande", afirmou Ricardinho. O juiz principal da etapa, Marcelo Nunes, o Papel, também gostou muito da qualidade apresentada nas ondas. "Não tem nem como destacar um só atleta. Tivemos vários competidores mostrando talento, como o Wiggolly, o Alejo e o Filipe", explicou.

PRÓXIMAS ETAPAS - Todos os resultados estarão disponíveis no site da Federação Paulista de Surf. O Hang Loose Surf Attack terá quatro etapas. A próxima será nos dias 9 e 10 de julho, na Praia dos Pescadores, em Itanhaém. A 3ª disputa será dias 27 e 28 de agosto, na praia de Juquehy, em São Sebastião, e fechando o ranking, 8 e 9 de outubro, na Praia do Tombo, em Guarujá.

O Hang Loose Surf Attack - 18ª edição do Circuito Paulista de Surf Amador júnior, mirim, iniciante, estreantes e petit é apresentado pela Revista Fluir e tem o patrocínio da Hang Loose. Co-patrocínio da Central Surf, Bleat, Overboard, High Point, Styllos e Hot Water. Apoio da Bennett Foam, Reef, Fibratur, Formag’s, Governo do Estado/Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e Turco Loco. A etapa teve a colaboração da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf e Corpo de Bombeiros. Organização da Federação Paulista de Surf.

Resultados da 1ª etapa do Hang Loose Surf Attack - Ubatuba

Categoria júnior (até 18 anos)
1 - Alejo Muniz - Bombinhas/SC
2 - Wiggolly Dantas - Ubatuba
3 - Ricardo Silva - Guarujá
4 - Flávio Nakagima - Praia Grande

Categoria mirim (até 16 anos)
1 - Fabrício Caraça - Guarujá
2 - Wiggolly Dantas - Ubatuba
3 - Emerson Santos - Ubatuba
4 - Emerson Silva - Guarujá

Categoria iniciantes (até 14 anos)
1 - Matheus Toledo - Ubatuba
2 - Miguel Pupo - São Sebastião
3 - Marco Aurélio - Ubatuba
4 - Caio Ibelli - Guarujá

Categoria estreantes ou infantil (até 12 anos)
1 - Sidney Guimarães - Peruíbe
2 - Jessé Mendes - Guarujá
3 - Gabriel Medina - São Sebastião
4 - Filipe Toledo - Ubatuba

Categoria petit (até 10 anos)
1 - Filipe Toledo - Ubatuba
2 - Wesley Santos - Peruíbe
3 - Luana Wood - Florianópolis/SC
4 - David Silva - Guarujá

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.