15/08/2025  23h48
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Região
27/09/2014 - 09h08
Licitação para Hospital Regional em Caraguatatuba
 
 
Luís Gava / PMC 

Durante visita do secretário adjunto da Saúde do Estado de São Paulo, Wilson Pollara, a Caraguá para falar sobre “Santa Casa Sustentável”, nesta sexta (26/9/2014), foi anunciada a licitação para o Hospital Regional, no município. O encontro reuniu representantes das Santas Casas de São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela e São José dos Campos, no salão Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação, no Indaiá.

A unidade hospitalar será financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que abrirá licitação internacional em março de 2015. A empresa ganhadora da licitação terá 24 meses para entregar a obra concluída.

Mesmo satisfeito com a notícia, o prefeito Antonio Carlos ponderou ao secretário adjunto de Saúde do Estado, que dê referências à Casa de Saúde Stella Maris de Caraguá para evitar o deslocamento do grande contingente de pacientes para outros municípios enquanto o Hospital Regional não entra em operação.

Após um ano de intervenção, o Governo Municipal passou a Casa de Saúde Stella Maris para o Instituto de Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, totalmente saneada e livre de todas as dívidas. O Governo Municipal entregou o hospital também com melhorias como 22 novos leitos e novos equipamentos.

O Hospital Regional de Caraguatatuba será construído em uma área de 20.226,96 m², ao lado do shopping Serramar, em um terreno doado pela Prefeitura de Caraguá. Terá cinco pavimentos, 202 leitos, sendo 40 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Sustentabilidade – O secretário adjunto da Saúde do Estado de São Paulo, Wilson Pollara, disse que o programa “Santa Casa Sustentável” está sendo implantado em todo o Estado. Para isto, o governo estadual contratou a Charities Aid Foundation representada no Brasil pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), que terá a responsabilidade de criar ambiente favorável ao investimento social, criar planos para obtenção de recursos, oferecer soluções para doadores e apoio ao terceiro setor.

O IDIS trabalhará com tutores experientes em captação de recursos. Cada tutor dedicará 30 horas por mês a cada Santa Casa e terá o papel de apoiar o desenvolvimento das tarefas; articular e integrar as Santas Casas; compartilhar o conhecimento já existente; e estimular as ações das Santas Casas.

O instituto também será responsável pelo fortalecimento da capacidade de captação de recursos privados de cada Santa Casa; medir por indicadores objetivos a real capacidade de obtenção de recursos do terceiro setor; e criar um departamento de captação de recursos para cada Santa Casa.

De acordo com Pollara, em 88 municípios do estado somente a Santa Casa é referência para atendimento hospitalar. “Isso representa o atendimento a um sexto da população do estado. É um número considerável. Dentro do programa, nenhuma Santa Casa receberá menos de R$ 350.470,00 por mês, para seu funcionamento”, afirmou.

Pollara também explicou que já está em atividade, desde janeiro de 2014, a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), que oferece dois serviços exclusivos: mapeamento de vagas de internação disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e atendimento médico à distância.

Os serviços auxiliarão as unidades de saúde que atendem casos de baixa e média complexidades e são geridas pelo Estado, municípios e instituições filantrópicas. Com investimento de R$ 3,2 milhões pelo governo do Estado, a central online oferecerá maior agilidade na transferência de pacientes entre unidades hospitalares, além de mapear leitos de internação disponíveis no SUS em todo o Estado de São Paulo. A prioridade será para os pacientes em tratamento de câncer, cardiopatias congênitas, dependentes químicos e pessoas que precisam ser transferidos para leitos em enfermarias.

Já o serviço de telemedicina vai auxiliar no esclarecimento de diagnósticos, na conduta do tratamento médico e na avaliação da necessidade ou não de remoção de pacientes para unidades de maior complexidade hospitalar. Em tempo real, equipes médicas da Cross e dos serviços hospitalares discutirão os quadros clínicos de pacientes, por meio de uma videoconferência (sistema de comunicação com transmissão de áudio e vídeo via internet). Os casos mais complexos serão analisados por equipes médicas de três hospitais universitários: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e o Hospital São Paulo (ligado à Unifesp). A Cross pode ser acessada pelo endereço eletrônico www.cross.saude.sp.gov.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "REGIÃO"Índice das publicações sobre "REGIÃO"
19/12/2022 - 06h29 Exposição de arte indígena contemporânea em Paraty
11/12/2022 - 05h52 Bloqueio para passagem de cabos na Tamoios
04/12/2022 - 05h27 Tamoios terá bloqueios momentâneos na segunda
26/11/2022 - 07h03 Programação infantil movimenta a Flip em Paraty
24/11/2022 - 06h06 Hoje tem bloqueio momentâneo na Tamoios
13/11/2022 - 05h46 Paraty terá programação gratuita na Pré-FLIP22
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.