15/08/2025  21h03
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
11/10/2014 - 16h03
Discutir é normal, mas há limites!
 
 
Psicóloga fala sobre as discussões dentro de um relacionamento

Discutir com a pessoa amada não quer dizer que deixamos de gostar dela, mas que simplesmente há um desacordo de opiniões e pontos de vista. Em grande parte das vezes, a discussão pode ser produtiva, mas é necessário se atentar há algumas dicas.

A primeira delas é ouvir. “O que o outro diz é tão importante quanto o que você tem para dizer. Se você não ouve, a conversa se torna de você para você mesmo”, explica a psicóloga Viviane Regino. Mas, tão importante quanto ouvir é falar, pois você precisa expor para o outro o seu ponto de vista para que ele possa conhecê-lo. “É importante que, durante esse diálogo, os dois mantenham um tom de voz calmo e pausado, pois a alteração de voz de uma pessoa só irá causar irritação na outra. Além disso, é importante se ater ao tema da discussão atual e não trazer para conversa acontecimento passados”, comenta a psicóloga.

Outra dica que a psicóloga dá é se policiar para que nem você e nem a outra pessoa percam o controle. “Quando um dos dois sentir que irá dizer coisas que não quer, é melhor afastar-se”, diz Viviane, que ainda ressalta que “em cada relação, há coisas que não devem serem ditas ou feitas, pois violam o espaço de cada um. Por isso é necessário conhecer os limites do seu parceiro e respeitá-los. Da mesma forma, ele também deve conhecer e respeitá-lo. Este é um direito e um dever de todos”, comenta.

Viviane ainda lembra que quando o diálogo torna-se um duelo, a emoção prevalece ao invés da razão. “Separar e conhecer nossas emoções pode contribuir para a união e não para a separação nos relacionamentos. O processo terapêutico nos permite compreender que não são os rompimentos que nos libertam, mas, sim, o autoconhecimento”, finaliza.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.