14/08/2025  01h05
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
10/11/2014 - 16h00
A importância da educação financeira nas escolas
Reinaldo Domingos
 

Não há dúvida de que as crianças e os jovens de hoje são o futuro da nação. Sendo assim, o investimento em Educação é a única saída para se formar uma nova geração de pessoas mais equilibradas e conscientes, e a educação financeira tem um papel importante nessa empreitada.

No entanto, para que se garanta a eficácia desse processo, é preciso que já as crianças tenham contato com o assunto, inserindo uma nova disciplina na grade curricular das escolas públicas e privadas de todo o país – do Ensino Infantil ao Médio: a Educação Financeira, sendo uma matéria transversal, ou seja, que converse com outras.

O motivo para o tema ser abordado em colégios é simples: lá, é possível atingir alunos, professores, funcionários, famílias e toda a comunidade ao redor, além de ser um ambiente de aprendizado constante. Então, o primeiro passo para tornar isso realidade é oferecer capacitação pedagógica aos professores, habilitar as escolas para inserirem uma nova disciplina e explicar o programa aos pais por meio de palestras.

É de extrema importância envolver os pais nessa questão, pois eles são exemplo para os pequenos e os responsáveis por dar continuidade à aprendizagem fora da escola. E a capacitação dos educadores se dá por questões óbvias: se eles não se educarem financeiramente, como poderão ensinar seus alunos com segurança?

Para a escola, por sua vez, além de ser um diferencial, ela estará se antecipando a projetos como a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), implementada pelo governo federal, com base na proposta de ensino de instituições financeiras nacionais e do Banco Mundial; e a Lei 171/09, estabelece a obrigatoriedade da educação financeira em escolas públicas e privadas.

Com essa iniciativa, o objetivo é formar uma nova geração de pessoas, mais conscientes e sustentáveis financeiramente.


Nota do Editor: Reinaldo Domingos é educador e terapeuta financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira, Abefin e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira, entre outras obras.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
30/12/2022 - 05h38 Férias escolares
12/12/2022 - 05h34 Quadrinhos, charges, poemas
09/12/2022 - 05h30 Cinco erros ao ensinar finanças aos filhos
07/12/2022 - 06h06 Alfabetização com letra de forma
23/11/2022 - 05h38 Museu reúne arte, ciência e tecnologia em Brasília
18/11/2022 - 05h57 Conheça as etapas de preparação para o Enem
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.