14/09/2025  17h58
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
17/04/2005 - 18h06
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  A Sereia e Frei Galvão, esculturas de Paulo Kanezo Yamanaka.

• Artista ubatubense ganha medalha de bronze em Araras

O Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart é um dos mais ativos da Fundação, participando de exposições durante todo o ano

O escultor autodidata Paulo Kanezo Yamanaka, membro do grupo setorial de artes plásticas da Fundart recebeu Medalha Bronze pelas obras "A Sereia" e "Frei Galvão", apresentadas no tradicional Salão Ararense de Artes Plásticas "Antônio Rodini", realizado de 12 a 31 de março. O evento foi realizado como parte das festividades do aniversário da cidade. O local escolhido para a exposição foi a Casa da Cultura, um edifício construído em 1896, totalmente restaurado e que é uma miniatura de um belíssimo castelo medieval.

O Grupo Setorial de Artes Plásticas, da Fundart enviou trabalhos de vários artistas ubatubenses. Dentre eles, foram selecionadas obras de quatro artistas de Ubatuba: Carlos Herglotezs (Capela Nossa Senhora das Dores - Pintura), François Henri Louis Guérin (Porto Pesqueiro - Pintura), Luciano de Camargo (Hibisco - Pintura) e Paulo Kanezo Yamanaka (A Sereira e Frei Galvão - Esculturas). Além dos quatro, as pinturas do artista Ademar Costa Simões teve as pinturas Paraty e Horto Florestal, expostas no Salão.

Tendo José Paulo Alves Barreto coordenando seus trabalhos juntamente com Ademar Costa Simões, o Grupo tem um projeto que envolve seus participantes durante todo o ano com exposições locais e fora do município.


• Defesa Civil agradece entidades e população

A Defesa Civil de Ubatuba agradece a todos os órgãos e cidadãos que colaboraram para minimizar os problemas ocasionados pela forte chuva que atingiu a cidade no último dia 4. Agradecimentos especiais a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Salvamar, Grupo de Incêndio de Caraguatatuba, Sabesp, Eletro Concha, a todas as secretarias municipais, voluntários e cidadãos que contribuíram com doações.


• Estrada da Folha Seca começa a ser recuperada

A estrada da Folha Seca, na região sul de Ubatuba, muito atingida pelas chuvas do início do mês, começou a receber os primeiros serviços de recuperação. Doze homens, seis caminhões, uma escavadeira hidráulica e uma carregadeira, estão realizando o serviço que foi terceirizado e que está sob a supervisão da Secretaria de Obras da Prefeitura de Ubatuba.

Estão sendo executados serviços de colocação de saibro, nivelamento, retificação de córrego e limpeza de valas, que devem ser concluídos dentro de 20 dias, segundo a Secretaria de Obras. O saibro utilizado foi cedido pelo DER e retirado do km 71 da SP-55.


• Vigilância Sanitária promove treinamento para vendedores de caldo-de-cana

Em Ubatuba, não existe o barbeiro contaminado, mas a população está temerosa de consumir o produto

A Vigilância Sanitária realizou, dia 15, na sede da Secretaria de Saúde, um curso de treinamento para os vendedores de caldo de cana do município. O objetivo do curso foi orientar os comerciantes sobre a melhor forma de armazenamento e métodos de desinfecção da cana e da moenda, devido ao recente surto de doença de chagas provocado pelo caldo-de-cana contaminado no sul do país. Além disso, os comerciantes puderam conhecer um pouco mais sobre a doença e as formas de contágio.

A contaminação está ocorrendo em alguns locais do Brasil, devido à incidência de barbeiros contaminados pelo protozoário trypanosoma cruzi e à má higienização da matéria-prima e das máquinas utilizadas no processo. Em Ubatuba, a vigilância sanitária não tem notícias de barbeiros infectados, mas parte da cana utilizada vem de outros municípios, o que pode ocasionar a migração da doença.

Por essa razão, o município está tomando uma medida preventiva. A nutricionista da vigilância sanitária, Claudia Raffaelli explica que todos os pontos de venda foram vistoriados e os comerciantes foram convidados a participar do curso. Claudia aconselha os consumidores a consumirem o produto de comerciantes que participaram do curso. "Nós pudemos contar com a participação de uma boa parte dos vendedores, mas não podemos assegurar que quem não participou do curso tenha condições de higienizar os produtos corretamente."

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.