13/08/2025  10h19
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
07/12/2014 - 09h00
Vale a pena comprar um celular usado?
 
 
Veja algumas dicas

Nada melhor do que comprar um celular novinho, aprender todas as suas funções e curtir um design diferente. E, na hora da compra, cada vez mais os consumidores têm optado por aparelhos smartphones. O mercado oferece centenas de opções, mas o grande problema, muitas vezes, é o preço cobrado.

Para quem deseja ter bons produtos e marcas, os telefones usados podem ser uma alternativa para quem quer economizar sem perder a qualidade. Entre os mais procurados estão os iPhones e os produtos da Apple em geral, como Macs e iPads. Esse mercado é tão intenso que, em julho deste ano, a empresa anunciou a venda de 10 milhões de exemplares de iPhone 6 e iPhone 6 Plus no primeiro fim de semana após o lançamento. O que acaba por alimentar ainda mais o mercado de usados, que recebe cada vez mais produtos semi-novos.

A engenheira Marina Soares comprou um smartphone este ano por um terço do valor original e não se arrepende da aquisição. “O celular tinha quase dois anos de uso, mas estava novinho, conservado e com quase nenhum arranhão. Peguei nota fiscal e achei que valeu muito a pena, já que atendeu a todas as minhas necessidades”, garante.

Mas será que é simples comprar um aparelho usado? Quando vale a pena e o que fazer para não ser passado para trás? Neste momento, todo cuidado é pouco, principalmente se o negócio for feito pela internet. Confira algumas dicas para deixar a compra mais segura.

A escolha do melhor produto

– Antes de mais nada, entenda que o melhor produto é aquele que você realmente está precisando. É importante lembrar que vários detalhes devem ser levados em consideração no momento da decisão de comprar um celular novo ou usado. Pense naquilo que está disposto a gastar e se esta aquisição realmente é necessária.

– Fuja dos amassados. Celulares como iPhone, podem sofrer danos que comprometem suas funções. O problema pode ser fruto de uma queda e há chances daquilo ter ocasionado um problema interno.

– Faça comparação de preços. Se é para comprar um celular usado, que seja por um valor melhor do que o original. Pesquise os valores em lojas virtuais e físicas, em sites de compra coletiva e com amigos.

– Dê preferência para marcas já conhecidas. A Apple é uma das campeãs de venda em todo o mundo, uma das razões é seu sistema operacional exclusivo, o iOS, que oferece segurança e qualidade. Pesquise as empresas que mais têm credibilidade e garanta que sua compra não será desperdiçada.

Na hora da compra

– Uma das coisas mais importantes ao adquirir o produto é exigir a nota fiscal. Novo ou velho, todo equipamento precisa de garantia. Deve-se lembrar que aquele celular pode ter sido comprado de forma ilegal ou até fruto de um roubo. Além disso, e se o aparelho der defeito? Não há assistência técnica sem a documentação de aquisição.

– Prefira os aparelhos mais vendidos e confiáveis. iPhones, iPad’s e Mac’s costumam ser os mais procurados. A empresa disponibiliza um recurso em seu site em que é possível evitar golpes. Basta acessar uma seção do site iCloud e verificar se o dispositivo poderá ou não ser ativado.

– Dê preferência aos produtos que venham dentro de caixa e, se possível, com os acessórios de origem, como fone de ouvido, manual, carregador, cabo de dados etc. Quanto mais próximo do original, melhor.

– É muito importante questionar se o produto já apresentou algum defeito. Lembre-se que existe a possibilidade de ocorrerem os mesmos problemas de novo.

– Procure saber se o antigo dono já precisou levar o aparelho para a assistência técnica. Para ter certeza, a dica é observar se ele está conforme o original. Um lacre que fica na parte fixa do celular é comumente visto quando a tampa de proteção da bateria é aberta. Se estiver violado, significa que ele já esteve nas mãos de um técnico.

– Pesquise antes sobre as funções daquele aparelho e confira, ao receber, se todas estão sendo executadas perfeitamente. Teste tudo, se possível, antes de fechar negócio.

– Na dúvida, pesquise sobre aquela pessoa que está negociando, seja em redes sociais ou pessoalmente. Confie, desconfiando!

Outros eletrônicos

Apesar de os smartphones liderarem o mercado de usados, os computadores e tablets também estão na lista de produtos procurados para negociação. Uma das vantagens dessas transações está no custo/benefício. O designer Luis Menezes já fez esse tipo de compra duas vezes, “Como preciso de máquinas com bom desempenho para executar meus trabalhos, sempre que vejo uma oportunidade de adquirir um usado com qualidade, aproveito. Minhas últimas aquisições foram dois Macs e, de quebra, aproveitei e levei um iPad também. Fiz todas as compras online. Apenas tomei cuidado de fechar negócios em um site seguro e que oferecesse produtos de qualidade”, conta.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.