12/08/2025  17h07
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
25/01/2015 - 06h53
Massageadores: realmente funcionam?
 
 
O fisioterapeuta Marcel Sera desvenda os aparelhos elétricos e manuais

Ah... como cairia bem uma massagem agora. Relaxar os músculos, descansar o corpo e aliviar as tensões de todo ano passado. Duvido que esta não seja uma boa idéia. A massagem sempre teve muitos adeptos e seus benefícios são tantos, que cada dia mais é possível encontrar locais que forneçam este tipo de serviço. Porém, como muitos não se consideram com tempo hábil para se deslocar até outro local para receber a massagem, as vendas de equipamentos elétricos e manuais de massageadores portáteis vem crescendo cada dia mais.

Os modelos são muitos, mas de modo geral, podemos separar dois tipos básicos: manuais e elétricos. Este primeiro tem a desvantagem de necessitar que a pessoa faça a força e os movimentos e em alguns casos, até mesmo é necessário que outra pessoa realize a massagem. Os melhores exemplos deste tipo são aqueles massageadores de madeira, alguns com rodinhas, alguns com molas e pequenas articulações que fazem o aparelho se moldar nas diferentes áreas do corpo. Nesse caso o que mais interfere no resultado, é a maneira como a pessoa o utiliza. A grande vantagem destes equipamentos manuais é que a intensidade da pressão, a velocidade dos movimentos e o alcance do corpo são controlados por quem está fazendo a massagem.

Os elétricos, por sua vez, são mais práticos, pois não necessitam de outra pessoa e não requer nenhum tipo de conhecimento anatômico. Basta apenas posicionar-se corretamente e ligar o aparelho. Em alguns deles é possível ajustar a intensidade da força, tipo de movimentos, amplitude e velocidade, mas são limitados pelo tamanho e capacidade do aparelho. Alguns possuem sistema de aquecimento e compressão de uma determinada região do corpo (como aqueles específicos para os pés) e outros realizam apenas um único movimento de forma repetida, necessitando que a pessoa o coloque onde sentir mais necessidade.

Agora, qual deles seria o melhor, ou mais recomendado? Sinceramente, o melhor e mais recomendado é aquele que te dê mais conforto, seja ele elétrico ou não. A função geral da massagem, inclusive com estes massageadores, é permitir uma melhora da circulação sanguínea local, através de movimentos gerados na pele e nos músculos. Estes movimentos (que podem ser variados: bolinhas que giram, rodinhas que deslizam, equipamentos que dão pequenos socos etc.) aquecem e aceleram as funções celulares da pele, melhoram o fluxo de sangue local, oxigenam os tecidos, relaxam os músculos, melhoram o deslizamento entre os tecidos superficiais e profundos (pele, músculos, tendões, fáscias), entre diversos outros componentes, como liberação de substâncias e hormônios que dão a sensação de bem estar, fazendo a pessoa se sentir mais tranquila, relaxada e confortável.

Mas para que tudo isso dê certo, é importante acertar na intensidade da pressão, velocidade e movimentos. Uma pessoa que recebe uma massagem muito forte ou muito rápida, ou em regiões muito doloridas de forma inadequada, poderá sair pior do que antes. Por isso, quando se usam estes equipamentos, é recomendado que a pessoa fique atenta e regule as forças de forma apropriada, conforme a região a ser massageada. E é esse o motivo pelo qual fica impossível substituir as nossas mãos! Elas sentem onde está mais rígido, onde precisa mais forte e devagar, ou mais rápido, deixando a pessoa totalmente relaxada e sem precisar se preocupar com nada. Mas de qualquer forma, a atenção deve ser na primeira vez que usa os equipamentos. Depois de conhecidos, você pode regular tudo e curtir aqueles minutinhos de relaxamento!

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.