12/08/2025  14h30
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
14/02/2015 - 18h05
Blindar para não estagnar com a economia
Alcides Rocha
 

Os governos passam, mas estes influenciam diretamente na vida de cada brasileiro. Em 2014, vivenciamos a maior batalha eleitoral para a Presidência da República já vista na história da democracia nacional.

Entre as opções, o eleitor brasileiro tinha uma governante que buscava manter-se no poder por meio de ações populistas e uma oposição que buscava o ajuste econômico e a retomada de crescimento sustentado do país.

Se os últimos quatro anos forem avaliados é possível concluir que o Brasil ficou a deriva na área econômica, deixou de respeitar contratos e desgastou de forma intensa a imagem para os investidores estrangeiros.

Os últimos anúncios do Ministro da Fazenda têm deixado empresários, executivos, acionistas e empreendedores em estado de alerta. De acordo com as estimativas do Relatório de Mercado Focus do Banco Central, as projeções do mercado financeiro para o PIB é de um crescimento da economia de apenas 0,4%.

Além disso, as taxas básicas de juros subiram, as tarifas de energia e gasolina foram reajustadas, a inflação pode ultrapassar 7%. Por fim, o cenário econômico aponta para projeções quase nulas de crescimento enquanto a quantidade infindável de impostos e taxas não para de crescer.

Como é possível se proteger desta estagnação?

Primeiramente é preciso olhar para dentro de sua empresa e blindá-la de ações externas por meio da estruturação completa com objetivo de superar esta crise e gerenciar outras que possivelmente surgirão.

A Governança Corporativa corresponde aos processos, costumes, políticas internas e leis que são praticadas para dar suporte adequado à administração de uma organização. A adoção desta prática busca desenvolvimento estruturado, construção da confiabilidade e longevidade para a empresa.

A prática da Governança Corporativa começa por uma equipe preparada e processos claros, determinados e documentados na corporação. Quanto maior for a estruturação, menor é o sofrimento com as movimentações econômicas.

Claro que se o mercado consumidor se contrair, os negócios se reduzirão, mas você estará apto para realinhar as vendas e despesas. Informação é tudo, tenha KPIs, tome decisões à luz de dados confiáveis, tome decisões cerebrais e não hepáticas.

É imprescindível transmitir aos funcionários, clientes e fornecedores uma imagem sólida e ética.

Não se esqueça, crises geram boas oportunidades de negócios.


Nota do Editor: Alcides Rocha é presidente da Finance365, primeira plataforma brasileira de Governança Corporativa focada em PMEs.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.