07/08/2025  11h46
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
24/04/2015 - 16h03
Educar no século XXI
Aglay Sanches Fronza Martins
 
Novos caminhos muitas possibilidades

A Educação no século XXI pode ocorrer nos mais diferenciados espaços. O mais tradicional é o ambiente escolar, a Educação formal, aquela ministrada pelos professores, pelos quais a maior parte da população passa ao longo de sua vida. Na educação formal temos a oportunidade de entrar em contato com os conhecimentos tradicionalmente selecionados para nosso desenvolvimento intelectual, mas na escola contemporânea também destacamos a importância de outros conceitos, como a socialização, a formação do cidadão e a capacitação para o trabalho.

Esses outros conceitos configuram a Educação informal, ou seja, aquela que recebemos nos mais variados espaços, como nos clubes, espaços de convívio religiosos, nas reuniões familiares, dentre outros, nos quais nos é transmitido o conhecimento pelo olhar, pelo acompanhamento de uma atividade ou pela aprendizagem direcionada. Ao observarmos nossas mães fazendo um bolo ou auxiliando-a nessa tarefa estamos realizando um dos mais belos processos de ensinar e aprender de maneira autônoma.

E, outra possibilidade seria a educação não-formal. Nesse tipo de educação temos como exemplo aquelas realizadas nos espaços culturais, como por exemplo os museus. Embora a educação não-formal obedeça a uma estrutura e organização (distintas das escolas) e possa levar a certificação (mesmo que não seja essa a finalidade), não há fixação de tempo e locais e há flexibilidade de conteúdos de aprendizagem a cada grupo.

Dessa maneira, ao comemorarmos o Dia Internacional da Educação, no próximo dia 28 de abril, poderemos nos reconhecer envoltos pelo ambiente educacional ora pela Educação não-formal, na qual se aprende via processos de compartilhamento de experiências e abrange todas as possibilidades educativas no decurso da vida do indivíduo, construindo um processo permanente e não organizado; pela Educação formal, que entende-se pelo tipo de educação organizada com uma determinada sequência e proporcionada pelas escolas e/ou ainda pela Educação informal que compreende todas as possibilidades educativas no decurso da vida do indivíduo, construindo um processo permanente e não organizado

Educação, um importante ato de comprometimento, transmissão de conhecimentos e formação dos nossos cidadãos!


Nota do Editor: Aglay Sanches Fronza Martins é mestre em Educação, pesquisadora na área de educação formal e não-formal e coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Campinas – Taquaral.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
30/12/2022 - 05h38 Férias escolares
12/12/2022 - 05h34 Quadrinhos, charges, poemas
09/12/2022 - 05h30 Cinco erros ao ensinar finanças aos filhos
07/12/2022 - 06h06 Alfabetização com letra de forma
23/11/2022 - 05h38 Museu reúne arte, ciência e tecnologia em Brasília
18/11/2022 - 05h57 Conheça as etapas de preparação para o Enem
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.