06/08/2025  17h32
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
24/05/2015 - 07h00
Como empreender em dias difíceis?
Názila Caroline Bortolini
 

O empreendedorismo existe desde a idade média e, apesar do termo não ser utilizado com tanta frequência como nos dias atuais, sempre teve um papel semelhante. Na época, o empreendedor não assumia grandes riscos, apenas gerenciava projetos. O tempo foi passando e nos últimos séculos estas pessoas foram confundidas com gerentes ou administradores. Mas, segundo um dos principais gurus da Administração, Idalberto Chiavenato, “o empreendedor é a pessoa que inicia ou opera um negócio para realizar uma ideia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente”. Diante disto, fica a pergunta: será que é possível empreender em tempos difíceis? Será que existe crise para empreendedores?

Atualmente, estamos diante de um cenário totalmente delicado, onde as empresas estão extremamente cautelosas com as ações que devem ser tomadas. Porém, em análises e pesquisas, pode-se concluir que é possível sim empreender e é justamente em cenários complicados que o empreendedor deve procurar capacitação e buscar a melhor oportunidade para colocar em prática sua ideia ou projeto.

Pode-se afirmar que durante uma crise, empreendedores buscam meios para superar os obstáculos que surgem no caminho, e nisto estão os méritos almejados por eles, pois são profissionais que mantém um perfil de garra e principalmente determinação. Eles estão sempre atentos e em busca de novos mercados, elaborando novas ideias (brainstorming) e, sempre focados nas oportunidades.

Um dos quesitos fundamentais durante este período é ter paciência. O sucesso não aparece do dia para noite. É preciso calma e muito planejamento para transformar o sonho em realidade. Acima de tudo, é de grande importância acreditar que é possível, sem perder a confiança. Diante da afirmação de Chiavenato sobre a possibilidade de corrermos riscos, é imprescindível que nunca desistamos diante dos fracassos. É na crise e na dificuldade que encontramos as soluções para os problemas.

E como afirma Bill Gates “tente uma, duas, três vezes, e, se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é amiga da conquista. Se você quer chegar aonde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz”. Em momentos de crise e de situações difíceis, o empreendedor deve ter atitudes positivas e sempre acreditar que é possível. Apenas lamentar não resolve problemas.


Nota do Editor: Názila Caroline Bortolini é professora tutora em Gestão Comercial na Faculdade Anhanguera de Jaraguá do Sul.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.