06/08/2025  17h34
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ciência e Tecnologia
27/05/2015 - 18h01
Câmeras de segurança HD
Antônio José Claudio Filho
 
O ponto de equilíbrio entre sistemas analógicos e IP

Segurança patrimonial é indispensável e as câmeras de vigilância são as principais ferramentas para assegurar um sistema de vídeo realmente efetivo. Aparelhos analógicos e aparelhos IP ainda são as principais opções do mercado e disputam a preferência de profissionais da área.

As câmeras analógicas, mais antigas, atraem pelo preço baixo, mas não oferecem qualidade de imagem equivalente à sua concorrente. As câmeras IP são mais modernas e oferecem ótima qualidade de imagem e, em alguns modelos, de áudio, no entanto, comparadas ao modelo analógico, o valor para a implementação é bastante elevado e requer conhecimento mais qualificado em termos de rede. Grande parte dos integradores brasileiros ainda não possuem a qualificação necessária para fazer bons sistemas IP.

Para diminuir a discrepância entre os dois modelos, começa cada vez mais a ganhar mercado a câmera HD, que representa o equilíbrio entre qualidade e custo-benefício. Afinal, em tempos de reorganização financeira de muitas empresas, é o sistema de segurança que deve se adequar à realidade do mercado e não ao contrário. Os modelos em alta definição possibilitam evoluir sem desperdiçar o legado deixado pelo modelo analógico.

As câmeras HD, assim como o modelo mais econômico, funcionam através do cabo coaxial e não desperdiça toda a fiação já instalada nas redes que utilizavam câmeras analógicas, no entanto garantem a qualidade de imagem semelhante aos modelos IP. Nas três tecnologias HD existentes, CVI, TVI e AHD, evolui rapidamente os modelos de gravadores, na sua maioria híbridos, ou seja, aceitam as antigas câmeras analógicas e as novas HD. Alguns deles já aceitam as câmeras IP também. E, em tempos onde cada vez mais gestores de TI e segurança certamente serão cobrados por economia e redução nos investimentos, câmeras HD serão uma resposta eficiente e adequada à situação.

Desta maneira o uso de câmeras IP se torna opcional, caso seja realmente necessário, ou em pontos de cobertura estratégicos, configurando assim um sistema de segurança híbrido.

Flexibilidade, custo-benefício atraente e possibilidade de evolução tecnológica sem desperdício e com custo-benefício atraente, em um mercado até então dicotômico (analógico x IP), os modelos HD são uma alternativa racional, segura e equilibrada.


Nota do Editor: Antônio José Claudio Filho, Diretor Comercial da Bycon.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CIÊNCIA E TECNOLOGIA"Índice das publicações sobre "CIÊNCIA E TECNOLOGIA"
28/12/2022 - 06h38 14ª Feteps, no ar com mostra virtual de projetos
29/07/2022 - 06h14 O que significa a internet 5G para o Brasil?
15/06/2022 - 06h45 Chegou a hora do adeus aos `brokers do WhatsApp´?
20/05/2022 - 06h30 Praticidade da tecnologia sem fio
06/05/2022 - 05h54 Tecnologia preventiva contra o sono
19/04/2022 - 06h25 A AI Week reúne a comunidade mundial de IA
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.