06/08/2025  17h26
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
30/05/2015 - 18h07
Os homens e a cirurgia plástica
José Neder Netto
 

Antigamente os homens buscavam marcar uma consulta no último horário para evitar que as pessoas o vissem por lá. Atualmente cada vez mais os homens disputam espaço com as mulheres em clínicas de cirurgia plástica.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a fatia ocupada pelos homens subiu de 5% para 30% nos últimos cinco anos e a tendência é aumentar. O aumento da cirurgia em homens deve-se também ao desejo de parecer mais jovem e se manter competitivo no mercado de trabalho.
 
Muito procurada pelas mulheres brasileiras, a lipoaspiração também se tornou líder entre os homens adultos no país, um público que tradicionalmente á avesso a procedimentos médicos. Estes dados foram extraídos do relatório da Isaps (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética), divulgado em julho 2014.

Outro estudo da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e do Ibope constatou que, em 2012, a lipo ocupava o terceiro lugar no ranking masculino (equivalente a 15 mil cirurgias), em números absolutos, a correção de ginecomastia (que é o crescimento anormal das mamas) ainda é a operação masculina mais realizada, já em 2013, foram quase 35 mil procedimentos no país. Porém, 80% das ginecomastias são realizados na adolescência, o que coloca a lipoaspiração na liderança entre os homens entre 25 e 50 anos.

Aparentemente os homens têm recorrido mais à lipoaspiração por pressão do mercado de trabalho que se encontra mais competitiva e exige boa aparência física e estética, tendo assim uma aparência mais elegante. Os resultados tendem a ser satisfatórios quando bem indicado, pois os homens possuem gordura mais firme e vascularizada e maior elasticidade da pele, favorecendo assim a aparência final.

É notória a diminuição do preconceito que havia entre homens e cirurgia plástica. Porém chegam a ser mais exigentes que as mulheres no pós-operatório, vale ressaltar também que os homens não gostam de mudanças radicais quando o assunto é cirurgia plástica, a principal exigência masculina é que o resultado seja o mais natural possível.

Com o aumento da expectativa de vida as pessoas estão envelhecendo com mais saúde, desempenhando atividades profissionais e esportivas por muito mais tempo e isso tem influenciado no aumento dos procedimentos masculinos, pois envolvem também ter uma boa aparência para o mundo profissional e dos relacionamentos, e não apenas por vaidade.


Nota do Editor: Dr José Neder Netto é cirurgião plástico.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.