05/08/2025  12h06
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
17/06/2015 - 08h00
Você está por dentro do novo acordo ortográfico?
 
 
Nova ortografia agrega letras ao alfabeto e elimina alguns acentos

A Língua Portuguesa é o idioma oficial de oito países: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste. Ao longo dos séculos, a língua, que é viva e muito rica, foi sendo aprimorada, ganhando mudanças e novas regras. Dominar as normas ortográficas é extremamente importante para a escrita de bons textos e para a comunicação, de forma geral. Mas será que os estudantes brasileiros conhecem esses novos padrões? 

Recente pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE), aponta que 40% dos jovens são reprovados por não dominarem o português, em redações e testes que exigem o domínio da língua. De acordo com o portal Rota de Concursos, as categorias mais exigidas dos testes para concursos públicos envolvem interpretação de textos e pontuações.

Segundo César Lucchessi, Coordenador Pedagógico e Master Regional São Paulo da Ensina Mais, rede de franquias do Grupo Prepara especializada em complemento escolar, os brasileiros estudaram por um bom tempo com as antigas regras ortográficas e, por isso, é difícil abandonar os velhos hábitos de escrita sem dispor de um conteúdo explicativo completo. “A leitura é o primeiro passo para que os estudantes se familiarizem com a atual escrita. Mas a prática de exercícios em plataforma digital, pode auxiliar a gravar o conteúdo”, comenta o coordenador.

O novo padrão da norma culta traz aspectos positivos que facilitam a escrita, a exemplo do número de regras de acentuação, que foram reduzidos em 30%. A inclusão das letras “K”, “W” e “Y” ao alfabeto é uma das novidades. Além disso, a trema também foi excluída, exceto nos casos de nomes próprios.

Os ditongos abertos (ei, oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonas, como “assembleia”, “ideia”, “colmeia” e “plateia” ou “heroico”, “paranoico”, “jiboia” e “boia”. Assim como os verbos conjugados na terceira pessoa do plural, terminados em (ee) e o hiato (oo) não são mais acentuados, a exemplo de “enjoo”, “voo” e “abençoo” ou “creem”, “leem” e “veem”.

O hífen também deixou de existir em palavras terminadas em vogal e iniciadas pelas consoantes (r) ou (s). Nestes casos, dobra-se a consoante: “antessala”, “autorretrato”, “antissocial”, “ultrassonografia” e “extrasseco”. Porém, ele permanece presente nos prefixos terminados pela letra (r) e iniciados por ela mesma como em “hiper-resistente”, “super-realista” e “inter-regional”.

“Essas são pequenas mudanças que fazem total diferença na comunicação oral e escrita. E com a utilização das mesmas no dia a dia é possível escrever corretamente. Reforço que sem o hábito da leitura e a prática dos exercícios será difícil dominar esse novo universo. Por isso, os estudantes devem priorizar este conhecimento, que é indispensável para o sucesso de sua vida acadêmica”, conclui.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.