05/08/2025  23h32
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
06/07/2015 - 12h33
Comprar à vista dói, mas protege o seu futuro
Lélio Braga Calhau
 

Pesquisas recentes têm apontado que o brasileiro gosta de usar o crediário, cartão de crédito e financiamento quando vai fazer compras no comércio. É verdade que quando tudo dá certo isso não gera grandes problemas.

O caso é que na vida nem tudo dá certo em 100% das vezes. Podemos ficar desempregados, doentes ou acidentados, o que para muitos acarreta perda de renda imediata. Também é possível que aconteçam imprevistos como, por exemplo, recebermos uma ou duas multas de trânsito pelo correio, sermos notificados pela Receita Federal por conta de um tributo calculado errado e recolhido a menos, termos um parente próximo precisando de uma ajuda financeira urgente etc.

De um ano para o outro, o setor econômico pode sofrer uma virada. Cabe a nós termos maturidade para entender isso e olhar para esses problemas, não como uma visão excessivamente otimista ou com pânico, mas com uma visão realista de que os problemas da economia são cíclicos e que todos nós, uns mais outros menos, temos que nos precaver para os momentos de dificuldade econômica.

Comprar sempre à vista dói. Diminui nossa capacidade de adquirir produtos e consumir serviços, mas a adoção e a manutenção dessa boa prática financeira tem tudo a ver com o que é ser realista num mundo de viradas econômicas tão abruptas como o que vivemos.

Quem compra sempre à vista leva vantagem em todos os sentidos. Ele entra numa negociação numa situação claramente mais vantajosa que a outra parte. Tem poder para dizer que não compra se não houver um bom desconto. Quem tem liquidez, pode dizer se compra ou não compra. Não fica dependendo de taxas de juros obscuras, como as praticadas por alguns grandes magazines, e não se endivida. 

Compre sempre à vista, e exija descontos, sob pena de procurar outro estabelecimento. É, sem dúvida nenhuma, um dos melhores investimentos que você pode fazer para o seu futuro.


Nota do Editor: Lélio Braga Calhau é Promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais. Graduado em Psicologia pela UNIVALE, é Mestre em Direito do Estado e Cidadania pela UFG-RJ e Coordenador do site e do Podcast “Educação Financeira para Todos” (www.educacaofinanceiraparatodos.com).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.