05/08/2025  23h27
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
13/07/2015 - 14h00
Home office: vale a pena trabalhar em casa?
 
 
Vantagens, desvantagens e dicas práticas para fazer o trabalho funcionar

Trabalhar sem sair de casa, poder organizar seu próprio horário e ainda ficar perto da família. São muitas as vantagens citadas por quem opta pelo home office.

Segundo uma pesquisa realizada em 2014 pela SAP consultoria, o segmento home office vem se expandindo como opção no mercado de trabalho e 36% das empresas brasileiras já adotam esse método. O estudo envolveu com mais de 200 companhias e, destas, apenas 42% possuíam uma política formal para o funcionário que trabalha de casa e 9% ainda estavam em fase de implantação.

De acordo com “Global Evolving Worforce”, estudo promovido pelas empresas Dell e Intel, no Brasil 54% dos profissionais relatam que trabalhar em casa é melhor. Apenas 14% preferem trabalhar no escritório. Entre as áreas mais propensas ao trabalho remoto estão vendas, tecnologia da informação, marketing, e recursos humanos.

A empresária Carolina Mokshin, trabalha em home office há seis anos porque a empresa para a qual foi contratada não tinha escritório em São Paulo, cidade onde mora. Hoje ela tem seu próprio negócio e manteve o mesmo formato de trabalho. “Eu e minha sócia trabalhamos cada uma da sua casa. Para organizar meu tempo, cumpro mais ou menos uma rotina de escritório, mas minha agenda é muito flexível e me permite fazer outras atividades se precisar, como ir no mercado, por exemplo”, conta. Para Carolina as maiores vantagens são a flexibilidade de horário e a liberdade. Mas o modelo também pode ter desvantagens. Para ela, trabalhar mais do que a jornada escritório, a dificuldade de organização e a ausência do convívio diário com outras pessoas seriam alguns destes pontos.

A securitária Rita Cassia Brito trabalha em home office há um ano. Ela acredita que a qualidade de vida é maior vantagem deste modelo de trabalho, uma vez que evita que precise se deslocar diariamente para o escritório da empresa. Como sua atividade está diretamente relacionada com atendimento, ela tem um horário fixo: “Organizo meu tempo pelo meu horário de trabalho. Tenho que cumprir uma carga horária de 06 horas, portanto trabalho das 08h00 às 14h00. Para mim, a vantagem de trabalhar em home office é a proximidade que mantenho com minha família, maior independência e redução do estresse que teria ao enfrentar o trânsito de São Paulo todos os dias”, explica. Rita cita como principal desvantagem deste modelo de trabalho a perda da privacidade pessoal e a ausência de convívio profissional.

Para Renato Mendes, consultor de carreiras da plataforma de empregos Job1 (www.job1.com.br), quem trabalha em home office precisa considerar que, para que este modelo de trabalho funcione, é preciso ser, acima de tudo, disciplinado e organizado, para que as demandas profissionais sejam atendidas e a vida pessoal não seja prejudicada. O especialista explica que o modelo pode apresentar prós e contras tanto para empregadores como para empregados. Cada lado deve avaliar todos os pontos para decidir se o home office é a melhor opção de acordo com a cultura de empresa, ramo de atuação e características dos funcionários.

Para quem considera o modelo uma possibilidade, Renato lista as vantagens e desvantagens para cada um dos lados:

Vantagens para empregadores:

• Funcionários menos estressados com relação ao trânsito no deslocamento entre casa e trabalho

• Ausência de atrasos

• Colaboradores com mais qualidade de vida tende a produzir mais

• A independência que o homme office proporciona estimula a criatividade dos profissionais

• Menores gastos: funcionários em home office permitem economia com encargos sociais e trazem para a empresa vantagens fiscais para as empresas

Desvantagens para empregadores:

• O modelo pode dificultar a constante atualização do profissional

• Menor possibilidade de acompanhamento do trabalho do funcionário. Empresas com dificuldade de dar autonomia ao empregado podem encontrar dificuldades no modelo, pela menor possibilidade de controle direto

Vantagens para funcionários:

• Possibilidade de ficar próximo da família

• Maior autonomia profissional

• Redução do estresse decorrente do trânsito

• Definição do próprio horário de trabalho

Desvantagens para funcionários:

• Possibilidade de excesso de carga de trabalho

• Indefinição de horários de trabalho e lazer

• Ausência de convívio com colegas de trabalho

• Dificuldade de compreensão do mercado formal

E, para aqueles que já se decidiram pelo modelo. O especialista em carreiras da Job1 traz cinco dicas práticas para fazer o trabalho em home office funcionar:

1. Escolha um local de trabalho isolado do movimento da casa, para facilitar a concentração

2. Se você tem flexibilidade de horários, opte por trabalhar no período no qual se considera mais produtivo

3. Estabeleça limites para a família, para que não prejudique seu rendimento

4. Crie uma rotina

5. Mesmo trabalhando em casa, preocupe-se com a socialização com os colegas da empresa.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.