05/08/2025  20h51
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
26/08/2015 - 16h00
Mais lucro e menos cobrança
Márcio Capassi
 

A desaceleração da economia brasileira, o encarecimento do crédito e o avanço da inflação têm pressionado as empresas de diversos setores a reduzirem seus gastos operacionais e otimizarem recursos. Os desafios são ainda maiores se olharmos as pesquisas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que indicam que o número de consumidores inadimplentes aumentou 4,6% no primeiro semestre de 2015 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O mesmo estudo indica um crescimento na demanda de serviços especializados prestados por empresas de cobrança. No entanto, investir nesse momento de incertezas é bastante arriscado. Fica então a questão: Como fazer mais com menos?

O uso de dispositivos móveis é uma saída viável, estratégica e de baixo custo para ajudar as empresas a equacionarem as finanças diante do novo momento econômico que vivemos. Pela efetividade e baixo custo, os aplicativos móveis e as mensagens via SMS (Short Message Service ou, em português, Serviço de Mensagens Curtas) são extremamente atraentes para agilizar o trabalho de empresas que atuam na cobrança de clientes inadimplentes.

Um sistema de SMS, por exemplo, oferece soluções que substituem telefonemas com qualidade, assertividade e instantaneidade, garantindo suporte na rotina de empresas desse segmento e evitando custos extras. Dados do Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (Igeoc) revelam que o contato por SMS garante retorno de 20% a 30% maior em renegociações de dívidas em comparação com outros canais, como e-mail, carta e telefone. Além disso, o custo é 95% menor se comparado aos demais recursos.

Funciona assim: com um sistema de envio e interação por SMS, a empresa envia um comunicado sobre a dívida por mensagem. O cliente pode responder de acordo com o seu interesse e até receber o código de barras, de forma segura, para saldar o débito. A vantagem da prática é estabelecer um contato direto em que o cliente sente-se menos constrangido do que quando contatado por telefone. O canal também possibilita o envio de mensagens programadas para dias e horários mais convenientes.

A partir do aumento da demanda das empresas de cobrança, e diante do desafio de reduzirem custos operacionais, a comunicação via dispositivos móveis, especialmente com a utilização do SMS, é cada vez mais estratégica. Um sistema de SMS bem desenvolvido é instantâneo, garante assertividade e maior retorno em renegociações de dívidas. Para tanto, o sistema deve proporcionar e facilitar uma maior interação com o cliente e estar integrado aos demais canais.

O desafio é “personalizar” a ação de cobrança para cada cliente – Identificar o canal mais efetivo e os momentos certos na utilização deste canal, durante todo o processo de cobrança e/ou renegociação da dívida, para cada cliente.


Nota do Editor: Márcio Capassi, Head de Soluções da Zenvia.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.