14/09/2025  15h34
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
13/05/2005 - 09h11
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Moacyr Alberto Paes, diretor executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

• Ubatuba irá disciplinar trânsito de bicicletas

Consultor da Abraciclo esteve em Ubatuba nesta semana e sugeriu à Prefeitura contratação de especialista; cidade tem hoje um dos maiores índices de bicicleta por habitante do país

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL) nomeou uma comissão interna de estudos com o objetivo de solucionar o trânsito de bicicletas na cidade. A comissão é composta por representantes da secretaria de Arquitetura e Urbanismo, Guarda Municipal, secretaria de Meio Ambiente, Assessoria de Assuntos Comunitários, Gabinete e serviço de trânsito. A Câmara Municipal esteve representada pelo vereador Charles Medeiros. "Queremos uma solução real e um trânsito organizado para os ciclistas", enfatizou Eduardo César.

Na última sexta-feira, 6, a comissão esteve reunida no Gabinete do Prefeito e optou por localizar um consultor especialista em trânsito de bicicletas. O contato foi feito com Moacyr Alberto Paes, diretor executivo da ABRACICLO - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares -, que sugeriu que o assunto fosse tratado por um arquiteto urbanista. "Será necessário a elaboração de um estudo para o uso correto da bicicleta, onde se tenha maior fluidez e segurança no trânsito. Temos que conscientizar a população quanto ao uso correto da bicicleta", explicou Paes.

Dia 11, a comissão e o diretor da Abraciclo estiveram nos principais pontos críticos da cidade para uma análise real do problema. "Teremos que começar com uma campanha educativa nas escolas e depois para toda a cidade. Estudaremos também a ampliação da instalação de paraciclos, ou seja, estacionamento para bicicletas no centro, onde buscaremos o apoio da iniciativa privada", adiantou Ronaldo Lopes, chefe do serviço municipal de trânsito. Só para se ter uma noção do volume de bicicletas na cidade, em um único dia transitam no cruzamento das ruas Professor Thomaz Galhardo com Rio Grande do Sul cerca de 25 mil bicicletas, segundo estimativa do Serviço Municipal de Trânsito baseada em um levantamento realizado em 2001.

Hoje Ubatuba tem cerca de 70 mil bicicletas, segundo estimativas do serviço municipal de trânsito. E a população da cidade, segundo o IBGE está em torno de 80 mil habitantes. "Cogita-se que Ubatuba tenha hoje um dos maiores índices de bicicleta por habitante do país", lembra Ronaldo Lopes. Os locais por onde circulam a maior parte das bicicletas são as ruas Thomaz Galhardo, Conceição, Maria Alves e Rio Grande do Sul, no centro. No Perequê-Açú a concentração está na avenida Padre Manoel da Nóbrega. No Ipiranguinha e adjacências, apesar da ciclovia, a maioria circula na rodovia Oswaldo Cruz. Na Rodovia BR-101, no trecho do trevo de Taubaté até o trevo do Indaiá também é grande o número de ciclistas.


• Sexta e sábado tem basquete no Tubão

Três torneios movimentam Ginásio de Ubatuba

Começa nesta sexta-feira, 13, o Campeonato Municipal da Escolinha de Basquete da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba. A partir das 16h30, no Ginásio de Esportes Tubão, jogam SurfNet e Mercado 24 horas; Eletro Norte e Ubatuba Automóveis fazem o jogo de fundo. A fase classificatória termina dia 27, com as partidas acontecendo as sextas.

Masculino Adulto - A quarta rodada do masculino marca duas partidas para essa sexta-feira no Tubão; Clínica X Docelar é o jogo das 19h e a partida Objetivo X Tachão fecha a rodada. A equipe de Móveis Docelar está invicta, porem disputou apenas um jogo; na sua cola está o time de Hlera (que folga nessa rodada), com duas vitórias e uma derrota.

Feminino - A Copa Tamires Barbosa terá a segunda rodada neste Sábado, 14. A partir das 11h jogam no Tubão, Senzala X Katito e Sanets X Maria Alves. Na abertura Sanets e Maria Alves venceram seus jogos. A fase classificatória termina no dia 28 de maio.


• Santa Casa promove "Noite Argentina"

A Santa Casa de Ubatuba realizará no dia 14 de maio, no Bar do Lalo, a "Noite Argentina". O convite a R$ 20,00 dará direito a ensaladas, empanados e assados. As bebidas não estão incluídas no valor. A "Noite Argentina" ainda terá música ao vivo. Parte da renda será revertida para a Santa Casa. O Bar do Lalo está localizado na avenida Milton de Holanda Maia, 160, no bairro do Itaguá, próximo ao Itaguá Porto Shopping. Convites antecipados podem ser adquiridos no Setor de Captação de Recursos da Santa Casa, com Margarida ou Eliana pelo telefone (0**12) 3833-4161.


• Estradas da região norte recebem reparos

Uma equipe da Secretaria de Obras, composta por 15 servidores esteve essa semana realizando uma série de trabalhos importantes na região norte. Entre eles, dois de extrema necessidade foram executados na quarta-feira, 11. O primeiro foi uma operação tapa buraco na estrada da Picinguaba, que se encontrava em estado precário devido as fortes chuvas de abril. A equipe fez trabalhos de recuperação do solo e operação tapa buraco em diversos trechos da estrada.

Já na Almada, o serviço foi mais complicado. Além da recuperação do solo e operação tapa buraco foi feita a retirada de barreiras que impediam trechos da via. A mais complicada foi a retirada de uma grande pedra que ocupava mais da metade da pista, e colocava em risco os usuários, principalmente dos ocupantes dos veículos de grande porte, que faziam malabarismos para passar pelo trecho interditado.


• Itaguá realiza Festa do Divino à moda caiçara

Esse fim de semana tem Festa do Divino à moda antiga no bairro do Itaguá, em Ubatuba. Nesse bairro, a comunidade busca manter e resgatar a festividade à moda caiçara, com brincadeiras, comes e bebes e muita diversão. De quinta-feira, 12, até domingo, 15, muita coisa boa, tipicamente caiçara vai acontecer. Procissões, shows, grupos folclóricos, comidas típicas, encontro das bandeiras e queima de fogos.

O folclorista Nei Martins, diz que a comunidade está se empenhando em resgatar, cada vez mais, a cultura caiçara. "Queremos rever os detalhes e buscar elementos compatíveis à nova realidade, para não deixar morrer a tradição. Queremos que a nossa cultura caiçara se mantenha, seja uma marca da cidade e mais um belo atrativo".

A comemoração em homenagem ao Divino Espírito Santo veio das nossas origens portuguesas no final do século 19. Seu símbolo é a pomba branca e as sete fitas coloridas representam os sete dons divinos do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor a Deus.

Programação

Dias 12, 13, 14 e 15 de maio

· Tríduo ao Divino Espírito Santo

Dia 12

· 19 horas - Procissão e Folia do Divino
· 20 horas - Celebração da palavra
· 21 horas - Grupo Folclórico e Show Musical

Dia 13

· 19 horas - Procissão e Folia do Divino
· 20 horas - Celebração da Santa Missa
· 21 horas - Grupo Folclórico e Show Musical

Dia 14

· 19 horas - Procissão e Folia do Divino
· 20 horas - Celebração da palavra
  COROAÇÃO do Imperador e abertura da casa do Império

Dia 15

· 06 horas - Alvorada com a Banda Musical pelas principais ruas do bairro
· 07 horas - Na cantina da capela é oferecido um café caiçara: bolo de fubá, café de cana, biju, pixé, batata doce, mandioca cozida e banana da terra
· 10 horas - Procissão das esmolas
· 12 horas - Almoço caiçara na Cantina - prato típico "Azul Marinho", R$ 5,00 o prato
· 19 horas - Encontro das Bandeiras na casa do Imperador
· 19h30 - Procissão do Fogo
· 20 horas - Missa campal e escolha do novo Imperador, para a festa de 2006 seguidos de queima de fogos


• Final da Liga de Basquete sofre alteração de local

A partida final da categoria mirim masculino da Liga de Basquete Litoral Norte / Serra do Mar, que será disputada entre as equipes de Ubatuba e São Sebastião, que aconteceria neste sábado, 14, à tarde em Caraguatatuba, foi transferida para o ginásio José Gringo, na cidade de São Sebastião, no período da manhã. A equipe, treinada por Fábio Medeiros realizou seu último treino coletivo na quinta-feira, já que nesta sexta, acontece a abertura do campeonato da escolinha. "Entraremos em quadra como franco-atiradores. Os favoritos são eles, mas se derem chance ao nosso time poderemos surpreendê-los", avisa o técnico.


• Tamar ensina reciclagem e cidadania em Ubatuba

Em parceria com a Prefeitura Municipal e empresas da cidade a Oficina de Papel do Projeto Tamar-Ibama em Ubatuba atende 20 jovens da comunidade

O Projeto Tamar-Ibama, em Ubatuba, vem realizando desde 1997 um importante trabalho com jovens do município. São meninos e meninas que estão aprendendo a reciclar papel e descobrindo nessa atividade uma fonte de renda, um grupo de amigos e uma nova perspectiva de vida. O objetivo da oficina é contribuir com a formação dos adolescentes, oferecendo a eles condições de competir no mercado de trabalho. Atualmente, são vinte jovens que participam do projeto, com uma fila de espera de, aproximadamente, 200 adolescentes.

Mãos na massa

Os adolescentes aprendem a transformar o papel já reciclado por eles em cartões de visita, convites coloridos e bloquinhos de recados. Além disso, confeccionam sacolas em papel craft, vendidas para a loja do Projeto Tamar e comércio local. Essas sacolas são personalizadas de acordo com a necessidade do cliente. Eles ganham 60% do lucro obtido na venda do material produzido e 40% fica para a compra de material e manutenção da oficina.

Além do aprendizado sobre reciclagem, os jovens participam de palestras, passeios e cursos oferecidos por parceiros do Tamar nesse projeto. A coordenadora da Oficina, Liliane de Oliveira explica que a renda é um incentivo, mas o objetivo é bem maior. "Nossa principal preocupação é a formação do caráter, da cidadania dos jovens que passam por aqui".

Parcerias

A parceria com empresas locais é fundamental para a ampliação trabalho. Elas podem contribuir consumindo os produtos confeccionados na oficina ou oferecendo cursos e oportunidades aos meninos. Exemplos dessa parceria são a Zeus Informática que se dispôs a ensinar computação aos jovens e o Clube Tem Tênis, que abriu seu espaço para que eles pudessem praticar o esporte. Liliane ressalta a importância da parceria das empresas locais. "Nós estamos empenhados em preparar os meninos para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas nesse ideal, mais nós poderemos fazer por eles".

A prefeitura de Ubatuba também apóia essa iniciativa. O convênio com a administração municipal oferece aos jovens suporte, em várias atividades, além de recursos financeiros utilizados no pagamento de pessoal e o lanche diário.

O começo da história

No início, o objetivo do Tamar era de realizar um projeto que tirasse das ruas as crianças que ficavam tomando conta de carros Então, surgiu a idéia de implantar uma horta comunitária no próprio espaço do Tamar, proporcionando a esses jovens um ambiente saudável, com lazer, cidadania e consciência ecológica.

Os meninos aprendiam a plantar, cuidar da terra e cultivar hortaliças. Como retorno da atividade, levavam para casa a produção obtida. Berenice, coordenadora do Tamar em Ubatuba, explica que o trabalho de conscientização era feito simultaneamente. "Nós ficávamos ali, mexendo na terra junto com eles e batendo papo. Íamos conhecendo a realidade de cada um e buscando orientar no que fosse necessário".

Encontrando o caminho das pedras

Com o passar do tempo e das experiências, o grupo foi percebendo que não bastava oferecer aos meninos a colheita da horta. Muitos precisavam auxiliar na complementação da renda e, por essa razão, acabavam abandonando o projeto, voltando para as ruas. A solução era criar uma oficina que tivesse o mesmo caráter social, mas que gerasse renda.

Assim, em 1997, nasceu a Oficina de Papel em Ubatuba, utilizando a idéia de outra base do Tamar, no Espírito Santo. A princípio a atividade era apenas produção de sacolas de papel craft. Depois, com as sobras de papel das sacolinhas e mais a quantidade de papel utilizada na própria base, foi lançada a proposta de reciclar esse material.

Bons frutos

Ao longo desses oito anos de trabalho, muitos resultados foram obtidos. Quando os adolescentes completam 18 anos, eles deixam a oficina liberando a vaga para novos integrantes, mas a equipe do Tamar procura dar a eles uma colocação no mercado, de acordo com suas potencialidades. Alguns deles permanecem na base, como é o caso do estudante Tiago Carvalho Leite, de 24 anos. Ele entrou na Oficina com 15 anos e logo demonstrou interesse especial pelas tartarugas. Inicialmente, foi contratado para ajudar na manutenção dos tanques, depois passou para o atendimento ao público. Atualmente, ele cursa o 3º ano da faculdade de biologia e trabalha junto com o veterinário do Tamar, no centro de reabilitação de tartarugas, que chegam feridas ou debilitadas à base.

Tiago tem o sonho de seguir sua carreira em alto mar, dar sua contribuição à vida marinha trabalhando com tubarões. Ele conta que tem fascínio por esse bicho, que é considerado o grande vilão dos mares. "As pessoas têm uma visão errada do tubarão. Ele é o topo da cadeia alimentar marinha e precisa ser preservado. Não basta proteger apenas as tartarugas, se o seu principal predador está sendo caçado. Todos os animais desta cadeia alimentar precisam ser preservados."

Para o prefeito Eduardo César, que logo no início do seu mandato renovou o convênio com o Tamar "iniciativas como essa, que unem entidades, Ong´s e empresas em torno de um ideal maior, podem significar o desenvolvimento de uma comunidade. Ainda segundo Eduardo, investir nas crianças e nos adolescentes é construir um futuro com menos violência, mais oportunidades e esclarecimento.


• Região Sul tem Soccer 5 feminino neste domingo

A praia da Lagoinha, em Ubatuba, recebe neste domingo, 15, o torneio de Soccer 5 feminino, a partir das 9 horas. As expectativas da organização são otimistas. "Acho que o torneio vai ser um sucesso pois até agora quinze times já se inscreveram, superando a primeira edição, que contou com oito equipes participantes", disse Damião Celestino, do departamento de Futebol da Secretaria.

A equipe do Sumidouro campeã do primeiro torneio deve defender seu título na região Sul. As equipes serão formadas por cinco atletas, sem goleiro. O torneio deve contar com 16 equipes disputando partidas com dois tempos de 10 minutos e em caso de empate, a decisão será por tiros livres alternados. A quadra terá demarcação de 30 X 15 e os gols 1,20 X 1,20. Cada equipe pode inscrever até oito componentes (três reservas) e as inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria, que fica atrás do Ginásio de Esportes Tubão até esta sexta-feira, 13. O sorteio da ordem dos jogos acontecerá às 8h30 e as partidas começam às 9 horas ao lado do quiosque Quebras Mar. O Soccer 5 Feminino é uma realização da Secretaria de Esporte e Lazer e conta com o apoio de Image Estética, Esquina das Modas, Restaurante Tortilhão, Drª Daniela Fuchs e quiosque Quebra’s Mar.


• Festa para Trabalhador de Ubatuba reúne milhares de pessoas no Ipiranguinha

Festa do Trabalhador foi sucesso segundo organização

A "5ª Festa do Trabalhador" realizada pela Sociedade Amigos do Bairro do Ipiranguinha (SABI) foi um sucesso, segundo os organizadores. "Recebemos aproximadamente cinco mil pessoas por noite, sem contar com as que participaram das atividades diurnas", conta o presidente da SABI, Almiro Santos Penha.

Na sexta-feira, o público foi brindado com três shows musicais de bandas de Ubatuba. No sábado pela manhã houve prestação de serviços para a comunidade - corte de cabelo gratuito, medição da pressão arterial, preenchimento de currículo, posto de atendimento do INSS, assessoria jurídica, Conselho Tutelar, stand de exposição da SABI, bazar da solidariedade. À noite, após a benção do pároco e um breve discurso do prefeito Eduardo César, que parabenizou todos os trabalhadores de Ubatuba, o público teve a chance de conferir os sucessos de Marcos Fernandes "O Mineirinho do Forró" e da banda "Chiclete da Águia".

O domingo começou com recreação para todas as idades, com o Projeto "Recreando em Seu Bairro", da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. No período da tarde, após apresentação de um show infantil, houve exibição de malabarismo em motos com o "Grupo Domínio e Ousadia", show com Almir Neto e Banda. No encerramento da festa, a animação ficou por conta do show com o cantor André Marthins, com uma grande queima de fogos. "Quero agradecer a presença de todos, a administração municipal, e a todos os patrocinadores que colaboraram para o sucesso da festa", disse Almiro.


• "Redescobrindo o Adolescente" visita Ubatuba e traz experiências

A parceria entre Coordenadoria da Mulher, Fundart e Secretaria Municipal de Educação em Ubatuba está resultando na realização de boas palestras para a comunidade

Nessa sexta-feira, 13, acontece um congresso sobre o Projeto "Redescobrindo o Adolescente na Comunidade" (Rac) na Escola Municipal Padre Anchieta. No evento, acontece o lançamento do livro, que leva o mesmo nome do projeto. Psicólogos, educadores, assistentes e adolescentes que participam do Rac, na periferia de São Paulo, trarão para a nossa cidade as experiências que deram certo e uma troca de experiências com a comunidade ubatubense.

O projeto vem sendo realizado desde 2000 no distrito Jardim Ângela, em São Paulo, com o objetivo de promover um ambiente que estimule o desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes, proporcionando a eles novas perspectivas e a construção de um projeto de vida.

Para os jovens que se envolveram em práticas delituosas, o projeto representa uma oportunidade de reorganização de sua vida a partir de atitudes e valores fundados numa base ética e nos direitos humanos. Para os demais adolescentes da comunidade, o projeto é um espaço de vivências construtivas e aprendizagens que ajudam a descobrir e desenvolver as aptidões e capacidades de cada um.

O livro sistematiza as respostas pedagógicas encontradas pelo Rac para diferentes circunstâncias na vida dos adolescentes, baseado em suas experiências positivas. O grupo leva para outras comunidades o bom exemplo.

Nalva Barbosa, da Coordenadoria da Mulher, da Prefeitura de Ubatuba, diz que trazer projetos como esse, que deram certo em outros lugares, é enriquecedor. "Nesse contato, podemos aprender com as medidas que foram implantadas em um bairro onde a maioria dos jovens vivia em situação de risco. Nós estamos iniciando uma luta contra questões como a gravidez precoce, a prostituição infantil e as drogas".


• Banespa explica transtorno no pagamento dos servidores da Prefeitura

Documento entregue a administração afirma que atraso foi provocado devido a lentidão atípica do sistema da agência

Um problema no sistema operacional causou, na manhã da última sexta-feira, 6, um princípio de tumulto na agência do Banespa em Ubatuba. Dezenas de funcionários da prefeitura ao tentar efetuar saques referentes ao pagamento do mês de abril não conseguiram retirar seu dinheiro. Surgiram diversos boatos e o número de funcionários públicos descontentes foi aumentando o que acabou provocando a presença da Polícia para evitar tumultos. Segundo a gerente local, Rosana Carpinetti Miar, o problema ocorreu devido a lentidão atípica do sistema na agência, conforme documento encaminhado ao prefeito.

O documento, datado de 11 de maio contém o seguinte texto: "Informamos que todos os lançamentos foram efetuados e a conclusão de tais créditos deu-se às 7:40 horas de 6/5/2005, em decorrência de lentidão atípica em nossos sistemas, já solucionada,sem que nenhum prejuízo fosse causado aos funcionários. Lamentamos eventuais transtornos que tenham sido causados em consultas de saldo ou solicitações de saques em horário anterior ao acima indicado, mas ressaltamos que todos os créditos foram devidamente disponibilizados nas respectivas contas na data e horário acima indicados." Assinam o documento Rosana Carpinetti Miar, gerente geral, e Wellington Dutra, gerente de operações do Banespa.

Em função dos boatos o prefeito Eduardo César concedeu entrevista à imprensa local esclarecendo os fatos. "É preciso deixar claro que o problema foi do banco. Houve uma boataria de pessoas mal intencionadas dizendo que o pagamento seria parcelado. Outro boato dizia que o dinheiro não havia sido depositado. Faço questão de dizer que a prefeitura tem honrado todos os seus pagamentos em dia, pois a arrecadação, apesar de não ser a ideal, devido a não atualização do imposto pela administração anterior, ela vem suprindo as necessidades. Estamos inclusive lançando um programa para aumentar a arrecadação municipal, através da cobrança de impostos que nunca foram pagos por muitos contribuintes", disse o prefeito.

Sobre a questão do aumento salarial o prefeito disse que as negociações continuam. "Estamos em conversação com o Sindicato dos Funcionários Públicos, discutindo o reajuste, e esperamos chegar em breve a um acordo", disse. Eduardo declarou ainda que a união é fundamental para o crescimento da cidade. "Torcer contra a prefeitura é torcer contra o município", concluiu o prefeito.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.