05/08/2025  04h43
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
03/10/2015 - 11h00
Dicas para motivar uma equipe com baixo custo
Antônio Bigaton
 

Criar um ambiente produtivo e saudável para o trabalho em equipe é um desafio enfrentado por inúmeras empresas. No entanto, manter os funcionários motivados é essencial para fazer seu negócio crescer e se tornar competitivo no mercado. Infelizmente, alguns gestores de RH confundem motivação com alegria e investem tempo e dinheiro de maneira errada tentando aumentar os números de satisfação da equipe.

Alguns especialistas do mercado afirmam que o gestor de recursos humanos precisa se reinventar para sobreviver. O avanço da tecnologia e o aumento da transparência nas relações de trabalho exigem que os gestores de RH se aproximem de outras áreas, como marketing e comercial, setores que se relacionam com o consumidor. Além disso, é necessário buscar recursos fora da empresa para manter os funcionários motivados.

Separei quatro dicas de como motivar sua equipe com baixo custo. Fazendo pequenos ajustes e investimentos é possível criar um clima produtivo de competitividade e saudável para o crescimento profissional.

1. Equipe que trabalha unida, permanece unida

Criar uma prática para que as pessoas interajam e se conheçam é uma das ferramentas mais simples para criar ambientes motivadores. Quando os colaboradores descobrem pontos em comum, ou mesmo divergências, eles apreendem a lidar uns com os outros e o trabalho fica mais produtivo. Promovendo a interação, os próprios funcionários entendem quais são as principais dificuldades de cada departamento e criam a cultura de se ajudarem. O gestor também deve investir um tempo para estar mais perto da equipe. O contato mais próximo transmite um sentimento de que o líder está disposto a lidar com os problemas do dia a dia.

2. Capacitação da equipe, desafios constantes e feedbacks

Investir no conhecimento e treinamento da equipe é outro fator chave que não precisa custar rios de dinheiro. Muitas vezes os próprios funcionários podem dar treinamentos e palestras sobre temas diversos. Ajudar a pagar um curso de capacitação e especialização também é uma excelente maneira de motivar e reter talentos. Bancar o curso de um colaborador deve ser entendido como investimento não como um custo. Além disso, estimular o aprendizado faz com o que funcionário perceba que está indo além da vala comum, está atuando em novos desafios e aprendendo coisas novas. O feedback também é fundamental para manter a equipe motivada. Não se trata de reclamar e dar puxões de orelha, mas sim de deixar claro alguns pontos do trabalho e desenvolvimento profissional, além de colocar a equipe na mesma página sobre a empresa.

3. Busque parcerias, terceirize serviços

Uma maneira barata de agregar mais benefícios é buscar parcerias com academias, restaurantes, padarias ou escolas de idiomas. Para facilitar essa demanda, o ideal é filiar-se um grêmio virtual. Assim, além das parcerias locais, o RH adquire um clube de vantagem muito mais amplo para seus funcionários. Com o grêmio, o gestor otimiza seu tempo e pode se dedicar apenas na organização e sistematização dos benefícios dentro da rotina da empresa. Trata-se de uma excelente opção para potencializar o salário dos colaboradores através dos descontos adquiridos, assim como realizar eventos corporativos que promovam a qualidade de vida na empresa. 

4. Celebre as conquistas

Comemorar as conquistas não custa nada e tem um efeito sem precedentes na motivação. Quando a sua equipe atinge metas ou soluciona um problema é preciso celebrar. O importante é não perder o momento e não deixar para depois, prepare um café da manhã, marque um happy hour. A longo prazo, isso pode fazer a diferença, pois aumenta a competitividade da empresa e a sensação de recompensa. Mas para dar certo o reconhecimento não pode vir sem motivo. O prêmio precisa ser dado por desempenho.


Nota do Editor: Antônio Bigaton é administrador de empresas formado pela FAAP e sócio diretor da Company Group e fundador do Lincard (www.lincard.com.br), primeiro grêmio virtual do Brasil.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.