14/09/2025  15h14
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
21/05/2005 - 17h37
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Cachorro-símbolo da entidade.

• Apauba lança informativo e abre concurso para crianças

Crianças terão um mês para escolher nome do cachorro-símbolo da entidade

A Apauba - Associação Protetora dos Animais de Ubatuba, lança neste sábado, 21, seu novo boletim informativo, onde serão abordados temas relativos à posse responsável e saúde dos animais, entre outros. Paralelo ao lançamento, haverá um concurso para a escolha do nome do cachorro-símbolo da entidade.

Para ajudar os participantes, a estória do mascote será contada na primeira edição do informativo. O concurso, que tem duração de um mês, é aberto a crianças de 7 a 12 anos e oferecerá nove prêmios ao autor do melhor nome. O lançamento do informativo da Apauba, que tem parceria com a Secretaria de Saúde, acontece a partir das 18 h, na Rua Dr. Esteves da Silva, 246.


• Secretaria de Agricultura reivindica Serviço de Inspeção Federal em Ubatuba

Documento foi entregue durante visita a "Agrishow"

Uma delegação de 45 pessoas ligadas a agricultura e pesca de Ubatuba esteve presente a "Agrishow" (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), realizada em Ribeirão Preto. Durante a visita, que aconteceu na última quinta-feira, a delegação pode conhecer novidades como maquinários e implementos, observar um dia de campo e participar de palestras ligadas ao setor produtivo. Na ocasião a representante da prefeitura de Ubatuba, Valeria Cress Gelli, entregou ao Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, um documento com várias reivindicações, entre elas, o pedido da instalação do Serviço de Inspeção Federal (SIF) em Ubatuba. Outros pedidos encaminhados foram: apoio a programas de produção, pós-colheita e fabricação; construção de infra-estrutura para total manejo do pescado, produção agrícola; revisão dos financiamentos do Pronaf; apoio a projetos de capacitação; estabelecimento de convênios técnicos com Embrapa e Apta-SP; inserção no programa Fome Zero.

O documento foi entregue também ao governador Geraldo Alckmim, ao secretário estadual Antônio Duarte Nogueira e ao superintendente federal de agricultura no estado, Francisco Sergio Ferreira Jardim, que se comprometeram a estudar as reivindicações.


• Comunidade se reúne para buscar soluções para a Santa Casa

O objetivo da reunião foi promover uma sensibilização para que a comunidade se envolva diretamente com as soluções, uma vez que a Santa Casa é o único hospital do município

Profissionais da área de saúde, empresários, políticos e cidadãos reuniram-se numa audiência pública que aconteceu no auditório do Aquário de Ubatuba, na última quarta-feira, para discutir os problemas que a Santa Casa enfrenta. Diversas questões foram levantadas, entre elas, as dívidas que aumentam a cada dia e representam hoje um total de R$ 2 milhões.

O provedor Jurandiau Lovizaro apresentou o orçamento e falou sobre as principais dificuldades.  Ele disse que o excedente de funcionários se justifica pela falta de capacitação técnica dos profissionais Segundo ele, a ineficiência faz com que mais pessoas sejam necessárias para desempenhar as mesmas funções. Para se ter uma idéia, são 317 funcionários num hospital que precisaria de 250.

Outro problema é a atual falta de estrutura.  Segundo o secretário de saúde, Dr Marcos da Silveira Franco, para atender melhor à população seria preciso aumentar a estrutura. Ele explica que quem financia a Santa Casa hoje é o Ministério da Saúde e a Prefeitura. "Devido à nova política do estado, não podemos contar com esse apoio. Por essa razão, o apoio da comunidade é muito importante para construir uma nova estrutura". Dr Marcos ressaltou ainda que a nova administração, esse ano, aumentou o repasse de 5,9% para 6,2% do orçamento total do município. "Embora pequeno, esse aumento foi concedido sem que houvesse a correção do IPTU".

Entre as sugestões apresentadas pela comunidade, os empresários levantaram a possibilidade de encaminhar à Santa Casa uma porcentagem de vendas em determinados dias. Outra solução seria o aumento dos associados da Santa Casa. Ainda segundo o secretário, "se cada cidadão contribuísse com dois reais mensais, a entidade não teria crise".

Outros fóruns de discussão serão marcados, para manter a comunidade informada sobre os acontecimentos na Santa Casa. O prefeito Eduardo César diz que é de suma importância que a população se envolva e se interesse pelo assunto. "A Santa Casa é o hospital que temos, devemos acompanhar de perto os acontecimentos. Cobrar soluções, fiscalizar e procurar ajudar são deveres de cada cidadão."


• Professores realizam curso de linguagem de sinais em Ubatuba

Esse trabalho começa a ser desenvolvido para incluir alunos com necessidades especiais auditivas nas salas de aulas comuns

A Secretaria Municipal de Educação está realizando um curso de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) com os professores da rede municipal de ensino. Esse curso dará uma base inicial a educadores e profissionais, para que possam receber os alunos com necessidades especiais auditivas. As aulas tiveram início no último dia 11 e estão sendo ministradas pela pedagoga Ruth de Cássia Doblado.

O objetivo é ter pelo menos um profissional capacitado em cada escola, para dar suporte e proporcionar aos alunos com necessidades especiais um ambiente saudável. Embora a função do curso seja ensinar a linguagem de sinais, também são discutidos temas como as dificuldades que podem ser enfrentadas na inclusão e soluções para contorná-los. Ruth Doblado conta que esse é um trabalho recompensador para o profissional e para os alunos. "Eu desenvolvo esse trabalho por paixão. Meu objetivo é ajudar as crianças com necessidades especiais a se comunicarem dentro da escola e orientar os professores para que saibam trabalhar com elas".

A coordenadora do ensino fundamental, Cristiane Gil, diz que a inclusão de crianças com necessidades especiais, quando feita adequadamente, é uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos. "Os alunos com necessidades aguçam sua capacidade de concentração, seus colegas aprendem a valorizar e respeitar as diferenças e a socialização e os professores são chave para que a escola seja um meio-social agradável e atrativo."

Cristiane acrescenta que ainda há um longo caminho a percorrer. "Estamos dando o primeiro passo, ensinando os professores a se comunicarem com seus alunos. É preciso trabalhar na estrutura das escolas para que elas possam, efetivamente, receber os alunos com necessidades especiais". Em Ubatuba, existem 17 alunos portadores de deficiência auditiva.  Atualmente, eles estudam em duas salas especiais na Escola Padre Anchieta.


• Secretaria de Agricultura e Pesca promove curso de capacitação

Pescadores e comerciantes terão técnicas sobre conservação do camarão

Aproveitando a proximidade do final do período de defeso do camarão (31 de maio) a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento promove na próxima segunda feira, dia 23, um curso de capacitação com o tema "Conservação do camarão - da captura à venda". O curso é destinado não apenas a pescadores, mas também a comerciantes e outros profissionais que manipulam o crustáceo. Élvio Damásio, técnico de extensão pesqueira da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento explica que muitas pessoas sofrem com alergia e colocam a culpa no camarão. "Muitas vezes a pessoa sofre com o excesso de sulfito que é colocado para conservar o camarão. No curso estaremos ensinando, entre outras coisas, a quantidade certa que deve ser colocada, para não prejudicar a saúde de quem consome, nem a qualidade do camarão", diz Élvio.

O curso acontecerá no auditório da Escola Padre José de Anchieta, rua Amazonas, 595, Silop, das 14 às 17h30. Confira a programação e os palestrantes:

- Produção do Camarão no município de Ubatuba - Venâncio Guedes de Azevedo - Oceanógrafo / Pesquisador Cientifico

- Valor Nutricional do Camarão / Utilização da Casca do Camarão - Mirna Ap. Zucheratto - Nutricionista

- Coffe break

- Importância da Rastreabilidade na Cadeia Produtiva - Drª Ana Maria Paschoal da Cruz / Médica Veterinária

- Uso Adequado do Sulfito no Camarão - Claudia Raffaelli Nascimento - Nutricionista

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.