14/09/2025  16h07
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
27/05/2005 - 19h04
Notícias da Câmara de Ubatuba
ASCOM - CMU
 
 
Carmem de Grammont 
  Vereadores Claudinho Gulli, Luciana Machado, presidente Jairo dos Santos, assessores parlamentares e representantes da SASARI.

• Pescadores do Saco da Ribeira pedem apoio dos vereadores para ter de volta o espaço que consideram deles.


A briga dos pescadores artesanais do Saco da Ribeira vem de longe. Desde 1990 eles lutam para não perder de vez o espaço para os verdadeiros especuladores do mar.

A SASARI - Sociedade dos Amigos do Bairro do Saco da Ribeira - tem documentos que comprovam a ilegalidade da situação. Mas, de acordo com os representantes da entidade, o descaso por parte dos órgãos públicos facilitou as irregularidades e os abusos cometidos pelos proprietários de marinas, que continuam aterrando a praia, onde construíram galpões e posto de combustível.

A gravidade da situação, segundo a comunidade, não é apenas pelo "prejuízo irreparável do maravilhoso visual do Saco da Ribeira e a depredação do meio ambiente", mas, principalmente, pelo alijamento do povo caiçara que vive e trabalha no local. Os pescadores, hoje, têm de deixar suas embarcações ao relento. Eles se reuniram com os vereadores Jairo dos Santos PT, presidente da Câmara, Luciana Machado, PDT, Claudinho Gulli, PMDB, assessores de gabinete e representantes da SASARI, nesta terça-feira, dia 24 de maio, na Câmara Municipal para colocar suas reivindicações e pedir o empenho dos parlamentares junto à Prefeitura.Os caiçaras querem construir o rancho dos pescadores no local, com espaço para guardar redes e pequenos barcos.

Uma nova reunião entre os vereadores e a comunidade já está agendada para o dia 15 de junho. Na ocasião, eles vão saber dos resultados do processo que já foi encaminhado à Promotoria e à Prefeitura.


• Câmara Setorial de Ubatuba leva, pela primeira vez, os vereadores juntos às comunidades

Iniciativa do presidente Jairo dos Santos muito elogiada pela população e pelos parlamentares.

Apesar da garoa e do friozinho, representantes de sete comunidades da Regional Sul, quatro vereadores e dois assessores parlamentares compareceram à primeira plenária da Câmara Setorial, na noite da segunda-feira, 23 de maio, no Centro de Eventos do Hotel Água Doce, na praia Dura.

O presidente da Câmara, Jairo dos Santos, PT, os vereadores Claudinho Gulli, PMDB, Edílson Félix, PSC, Osmar de Souza, PFL e os assessores parlamentares Fernando Furtado, representando a vereadora Luciana Machado, PDT, e Mara E. de Souza, representando o vereador Ricardo Cortes, PV, compuseram a mesa e ouviram as reivindicações das comunidades.

As maiores queixas da população dos bairros são basicamente as mesmas: Ruas em péssimas condições de tráfego; Postos de Saúde em prédios danificados, sem estrutura de atendimento, com falta de médicos, dentistas, remédios, equipamentos e ambulância; novas Escolas, principalmente no bairro da Caçandoca que não tem nenhuma; Contratação de professor de Educação Física para a Rede Municipal; Cursos Profissionalizantes; Computadores nas Escolas; Curso Supletivo; Quadras poliesportivas; Centros de lazer; Controle dos animais, principalmente cachorros que ficam soltos sujando as ruas; Desassoreamento dos rios e Segurança.

Os representantes das Associações pediram a instalação de uma Delegacia de Polícia Civil na Região e sugeriram que as rondas sejam feitas por policiais que conheçam os bairros.

Os moradores da Maranduba pedem a urbanização do Porto da Cruz e da Praça da Maranduba.

Em relação à pavimentação das ruas do Balneário Santa Cruz, já existe um projeto aprovado na Prefeitura. Mas, segundo o representante da Associação, Fernando Pedreira, para que a obra seja iniciada, é necessário incluí-la no orçamento do próximo ano. Então, a luta da comunidade, que busca o empenho dos vereadores, é para que isso ocorra de fato.

Entre os inúmeros pedidos e queixas, uma denúncia provocou maior interesse dos vereadores: a possibilidade do campo de futebol da Maranduba, utilizado pela população há mais de 40 anos, retornar à Empresa de Loteamento local. De acordo com Maria Cruz, presidente da AMMA - Associação de Moradores da Maranduba, já houve uma investida frustrada neste sentido, há algum tempo. O vereador Edílson Félix sugeriu aos usuários do Campo que façam um abaixo assinado a fim de fortalecer o encaminhamento do pedido à Prefeitura.

Um outro fato que, segundo o presidente da SABARÁ - Sociedade de Amigos de Bairro do Araribá, Maurício R. de Andrade, causou indignação, revolta e transtorno na vida dos moradores e comerciantes locais foi a alteração do nome da Estrada do Araribá, por rua Pedro Amorim. Maurício afirmou que este projeto é inócuo, uma vez que "há tantos outros problemas graves e prioritários que precisam ser resolvidos". O presidente da SABARÁ pediu para que os vereadores revissem a Lei. Ele e todos os moradores esperam que a rua volte ter o mesmo nome de antes. A falta de um representante da Prefeitura foi sentida e criticada por todos os participantes da reunião.


• Vereadores vão para mais uma plenária da Câmara Setorial. Desta vez será na Regional Norte.

É a grande oportunidade dos moradores da Região Norte de Ubatuba levarem as reivindicações e os problemas para todos os vereadores de uma só vez.

Portanto, os representantes das comunidades devem comparecer à segunda plenária da Câmara Setorial, no dia 30 de maio, segunda-feira, às cinco horas da tarde no Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba, na praia da Fazenda, ao lado da Rodovia Federal - BR-101.

Os vereadores vão ouvir as reivindicações e encaminhar propostas de Emenda no Orçamento Municipal para atender as comunidades.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.